segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Casas de Sócrates

Mamarrachos e roteiros turísticos

Vai sair em breve o relatório sobre as casas projectadas e assinadas pelo Engenheiro José Sócrates.
Esta divulgação poderá ser mais uma oportunidade de o Pelouro do Turismo relançar a Guarda nesta área.

Como sabemos em todas as épocas se construíram “Mamarrachos” e também sabemos que hoje são edifícios emblemáticos e classificados.
Relembro o caso o Hotel Estoríl-Sol que na altura foi considerado o maior atentado em Portugal. Quando foi aprovada a demolição, a Arquitecta Helena Roseta esteve à frente de uma comissão para organizar a classificação do edifico como sendo de interesse Municipal não o conseguindo.
Na Guarda há dois edifícios que vozes “abalizadas” chamam de “mamarrachos”, refiro-me ao edifício do Hotel Vanguarda e ao edifício do VIVACI que, estou convencido que no futuro serão classificados de interesse municipal.

Voltando às casas “Sócrates” o Pelouro do Turismo” deveria fazer um roteiro com todas as casas existentes no Conselho, devidamente catalogadas e identificadas com as suas características.
As casas, são características de uma determinada época da história de Portugal.
As escolas de arquitectura do País, por certo, agradecerão este grande campo de estudo.

Os donos dos edifícios deveriam colaborar na iniciativa pois ter uma casa com projecto assinado por um Primeiro-ministro, é como agora se diz “uma mais-valia” e o prédio ficará muito mais valorizado.

Não sei se deveriam meter nesta engrenagem a Associação “Não Apaguem a Memória”

Sem comentários:

Enviar um comentário