terça-feira, 9 de janeiro de 2024

E chegou a trovoada ou serão só relâmpagos?

Andava por aí a rolar, no escuro, e já há algum tempo. E agora, bum, rebentou na cabeça do candidato, ele que estava para ser cabeça.
Continuo a ter muitas dúvidas sobre os tempos escolhidos pelo MP – Ministério Público, para a libertação da informação sobre as investigações dos políticos.
E quando menos se espera, aí está, vamos ter eleições. É tempo de dar a conhecer.
Agora calhou ao Presidente da Câmara de Pinhel, em fim de mandato, mas proposto para cabeça de lista a deputado à Assembleia da República.
Acusado de alguns crimes habituais para os políticos, Penso até, que já há um catálogo onde se escolhem ou compram os crimes.
Mataram mais um candidato e por muito tempo, esperará sentado que vá a julgamento, se for, e talvez ilibado.
Quem o tramou? Dentro ou fora do seu partido? Quem o quis arrumar?
Em breve saberemos, por quem decide, o que se vai decidir.
Terá ainda condições para continuar na Câmara? Terá condições para ser deputado?
Dirá o partido e os companheiros, tem, tem. Dirão os jornais, com esses crimes todos, não tem hipóteses de continuar. Dirá o povo, os políticos são todos iguais.
Vamos continuar a votar.

67 comentários:

  1. Não sou das relações do Rui Ventura. O timing da notícia não ér do Ministério Público, mas dos colegas que ambicionam o seu lugar. Existem na Guarda 2 PSD: O Rui sempre pertenceu a um PSD que fez frente ao Amaro. Ultimamente por artes de magia fizeram as pazes. Foi a perdição do Rui. Hoje vai sair derrotado, e ultrapassado nas listas pelas hostes do sempre arguido Amaro. Este PSD para bem da Guarda tem de desaparecer. Queremos gente honrada , de qualidade e que lute pelas nossas causas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Ventura faz parte da Comissão Política Nacional do PSD. https://www.psd.pt/pt/cpn
      Eu não sabia, mas fui pesquisar. A CPN é o órgão de direção do partido e é constituída por 16 membros (presidente, vices 6, secretário geral e vogais 9).
      Rui Ventura faz parte desse restrito lote de 16 nomes e do leque dos 9 vogais.
      Como vogal, fica-lhe mal andar a pagar gambas al ajillo, sapateira e garrafas de branco no Ramiro, em Lisboa, com o dinheiro da Câmara de Pinhel.
      Ao menos fazia como o Isaltino e beneficiava a economia local com os desvarios gastronómicos.
      Voltando ao que importa:
      - nenhum órgão de CS mencionou estar "escolhido pela Distrital da Guarda para ser deputado".
      - nenhum órgão de CS mencionou o facto de pertencer à direção deste partido. Não é um nome qualquer. É um nome MUITO PRÓXIMO do capataz.
      - nenhum órgão de CS questionou ainda diretamente o presidente, secretário geral ou vices sobre o envolvimento de um vogal numa coisa destas.
      Fiquem atentos às próximas novidades.

      P.S em relação ao Sheraton, eu nunca fui, mas se um dia dormir no Sheraton não vai ser sozinho. Vou pegar no jornal, abri-lo a meio e ligar para o primeiro número que me aparecer. É claro que um autarca, ainda para mais de Pinhel, jamais faria uma coisa dessas.

      Eliminar
  2. Quando as escolhas de candidatos se faz sem transparência e a pedido....

    ResponderEliminar
  3. O partido Chega já está a gozar o prato nas redes sociais Facebook e instagram com milhares de reações. O chega existe por causa dos ruis venturas deste país.

    https://www.instagram.com/p/C14OOxiI6-8/?igsh=cHQ2emdnZDh1ZWk0

    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0eU2B71Uj9yHoRWLMsnwHETiCHodW7ShnquqQwFboVQUEiZENBCpo8wgmFokRPXTal&id=100044191881575

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Chega chama-lhe um figo.
      969 likes
      209 comentários
      251 partilhas

      Touriga nacional.

      «CHEGA
      11 h ·
      É esta a classe política que temos: além de inúteis, ainda usam o dinheiro dos contribuintes para despesas da vida privada. Já é tempo de dizer CHEGA a esta bandalheira 😡 # vergonha # chegadecorrupçao # estamosprontos # andreventura # ventura2024 # PorPortugalPelosPortugueses # VOTACHEGA»

      Eliminar
  4. ninguém devia votar AD com este cabeça ( couro cabeludo ) de lista. Também há na lista um cabelo onde já se insinua a peste grisalha ...

    ResponderEliminar
  5. Porquê não comentam a publicação sobre gastronomia e IA e passam logo à politiquice?

    ResponderEliminar
  6. Porque a IA fala de maranhos -Sertã !!! E feijoca - Manteigas ... não há fontes fidedignas de informação para o concelho da Guarda ????

    ResponderEliminar
  7. Está aqui uma boa oportunidade para limpar a lista "maravilha" cozinhada entre Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo.

    ResponderEliminar
  8. Já se comentou! Sobre a gastronomia. Agora estamos a falar do nosso país e do seu! O que sera mais importante?

    ResponderEliminar
  9. O PSD está contaminado. O amaro continua a comandar as tropas e os tempos. O Ventura mordeu a maça envenenada. Será que ainda antes das eleições virá a público um outro caso que envolve a influência de poder de amaro no favorecimento a outro elemento que por acaso consta nos três primeiros lugares da lista sugerida pelas concelhias? Será que não há ninguém que não fosse corrompido dentro do PSD? Se os há, porque não os escolhem?
    Este partido de amarices tem que se renovar e só vejo um caminho para isso acontecer - a Justiça funcionar efetivamente, pondo estes senhores no seu lugar e o PS reconquistar a Câmara com a Ministra e pessoas competentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O PSD está bem e recomenda-se
      Sarmento - 7 anos de prisão e obrigado a devolver 500 mil euros ao Estado
      Amaro- 3 anos e 6 meses de pena suspensa
      Tadeu - 3 anos e 6 meses de pena suspensa
      Ventura depois de ir à Turquia https://www.publico.pt/2022/01/21/politica/noticia/mp-acusa-autarca-pinhel-causa-viagem-istambul-1992401 foi finalmente caçado em todo o seu esplendor https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/autarca-de-pinhel-usava-carro-da-camara-para-ir-a-jogos-do-benfica e está a braços com 31 crimes de peculato
      O meu preferido, Amaro, pagou 40 mil euros de caução noutro processo para ficar em liberdade e aguarda um julgamento que eu pagaria o que fosse preciso para assistir.

      Força PSD ✌️✌️✌️

      Eliminar
  10. Com a desgraça alheia podemos nós bem. Como dizem no Brasil, com a pimenta no rabo dos outros podemos nós bem. Muita gente neste momento já está a esfregar as mãos de satisfação. Para o folguedo do povo mais casos virão ou não??

    ResponderEliminar
  11. O PS vai candidatar a Ministra Ana Mendes Godinho. A mulher é uma força da natureza e ganha. Quem for com ela, mesmo fraca figura, tem a eleição garantida graças a ela. Já assim foi.

    A AD que indique uma figura nacional forte e deixe de brincar aos pequeninos e às mulheres sem ocupação permanente dos pequeninos.
    Senão, o CHEGA tira-lhe o único deputado.
    Outra vergonha é a postura da concelhia da Guarda do PSD, seja lá isto que for.
    Em obediência ao agora acusado de 31 crimes, engolem a espinha, não reclamam um lugar elegível para a capital do distrito e ainda vêm em defesa do mandante.
    É muita falta de senso.

    Robalo e putos da JSD:
    Arranjem alguém do calibre da Lídia Pereira para vir de Lisboa ou à Guarda encabeçar a lista, corram com inúteis como os que têm alcunha cortante mas coluna flácida, e promovam uma limpeza que recupere o bom nome da Guarda.
    Nem velhos, nem anti-grisalhos, nem agarrados, nem acusados, nem condenados, nem reformados, nem esposas de DJs ou de médicos.

    ResponderEliminar
  12. António Oliveira, permita-me que lhe diga que não concordo em parte com o teor da sua publicação mais recente na qual comento.
    Da forma que isso vai, parece uma cabala. O processo já existe e já anda há muito tempo, não tinha é sido noticiado! Não foi o MP que noticiou!
    Por exemplo Batista Martins podia ter noticiado há um mês e nada!
    Se querem mal ao homem, normal, não tenho pena nenhuma dele, mas o tal homem já devia ter pensado nisso antes de querer ser deputado e andar por aí a pedir "assinaturas".
    Então um senhor que tem 31 crimes de peculato possíveis às costas dá-se ao luxo de querer ser deputado ? Deputado ? Está tudo louco. E depois não quer (ou admira-se) se alguém põe a boca no trombone? O principal interessado nisso é o seu partido! Era o que mais faltava agora um partido como o PSD apresentar arguidos às legislativas!

    O Oliveira diz aí que há crimes normais e que o povo dirá que os políticos são todos iguais. Nada mais errado e certo ao mesmo tempo. Os crimes são crimes e graves. Não há crimes iguais, há é tipos de crimes. Aqui há intenção criminosa até mais não (31 vezes foi o cântaro à fonte, fora o que não sabemos, mas imaginamos). Depois, os políticos não são todos iguais e pese embora o diga o povo, não é verdade. Não senhor. Há políticos que não dependem dos lugares para nada e são por norma aqueles que primeiramente são afastados das listas. O PSD exclui vários há muitos anos e aposta em caciques, arguidos, condenados, esposas, amigos e personalidades que nem arrojo tiveram para concluir uma licenciatura antes ou durante a vida política ativa.
    Agora reflitam. Se vivesse em Braga, Porto, Leiria, Coimbra, enfim, votaria facilmente na AD. No caso particular da Guarda, com um arguido por 31 crimes de peculato e uma esposa do presidente de distrital, que alternativas poderei eu ter ao voto no PS?
    Nunca me abstive. Nunca votei nulo.
    Não vou deitar votos ao lume.
    Bom ano a todos.

    ResponderEliminar
  13. Jornal de Notícias

    «Nesses dias, terá pago uma conta de 289 euros numa conhecida marisqueira de Lisboa, com o cartão de crédito da Câmara, que também serviu para pagar estadia para três pessoas no EPIC Sana por 707 euros. A 21 de fevereiro de 2019 veio ver o Benfica vs Galatasaray e pernoitou no Sheraton por 211 euros. Também terá aproveitado o cartão do Município para duas consultas médicas na capital. Todas as portagens e SCUTS ficaram também por conta da Câmara»

    ResponderEliminar
  14. Segundo a notícia do jornalista Alexandre Panda, o cartão da Câmara de "Pinheli" serviu para pagar estadias em Odemira, Duna Parque, Altis, Tivoli e D. Pedro. Apitou nos terminais de grandes restaurantes, fez grandes compras de aparelhos eletrónicos e bancou, entre muitas outras coisas, dois anos de mensalidades da Netflix. O BMW 530 iperformance que a Câmara adjudicou por ajuste direto, foi usado em inúmeras ocasiões para satisfação de interesses exclusivamente pessoais. Viva o PSD! Viva o Montenegro! Viva a Aliança Democrática! Viva Portugal!

    ResponderEliminar
  15. A concelhia da Guarda está finalmente a colher os frutos do apoio ao Rei Ventura e do coice a João Prata. Deve ter sido um dia animado na esplanada interior da Alameda e espero que tenham chamado a comunicação social.
    «Já não pode vir à Câmara, dirão uns.
    Às tantas ainda vai preso! dirão outros.
    Eu bem o avisei! Eu bem o avisei!
    Cala-te! Nem o Noddy vai preso, este também não vai. É dos nossos, temos que o defender»
    Pergunta quem não sabe e ouviu um dia em 2015: quem é o Noddy?

    ResponderEliminar
  16. Luís Baptista Martins (de acordo com o acordo ortográfico não uso hífen) é um visionário porque está a 45 dias de ficar sem água e luz nas suas instalações. Altura ideal para comprar geradores e cisternas, mas também repetir a dose de 1 de dezembro de 2022, quando escreveu um belo editorial com o título: "O caminho do PSD". A frase sonante, destacada, a meio do jornal, era então: "O próximo candidato do PSD à Câmara da Guarda será Álvaro Amaro ou Rui Ventura."
    O jornalista de Vila Franca das Naves disse mesmo que Rui Ventura pode ser o candidato preferido do partido à Câmara e que o vogal da CPN do PSD tem grande influência sobre as decisões de Montenegro. Passado ano e pouco, temos Amaro condenado e Ventura a caminhar para lá. Relógio mais certeiro e acertado, só mesmo o Big Ben. Tomara o Batista ter tanta influência sobre o João Barranca como Álvaro Amaro tem sobre os editoriais do Jornal O Interior.

    ResponderEliminar
  17. Coitado do Montenegro.
    Pensar que vai ser obrigado a aplicar as regras de não candidatura de arguidos e acusados (é isso que significa "ainda na fase de instrução", seus brincalhões do direito de resposta!) a um dos seus mais fiéis escudeiros.
    Tudo corre mal ao homem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O PSD não pode ter pessoas que tenham sido condenadas, presas preventivamente ou pronunciadas por crimes contra o Estado nas suas listas de candidatos a deputados para as legislativas de 10 de março "https://eco.sapo.pt/2023/12/04/montenegro-proibe-condenados-ou-suspeitos-de-crimes-nas-listas-de-deputados-do-psd-veja-os-criterios/

      Eliminar
  18. 31 crimes é muita fruta. Espero que haja por lá cavalos a relinchar. Há?É um 31. Imagino aqueles que o MP nunca consegue provar, mas como não quero problemas fico pela imaginação. Posso imaginar em democracia?

    ResponderEliminar
  19. Então será verdade que Dulcineia Moura é uma das testemunhas abonatórias de Rui Ventura no processo? Será o tribunal a primeira prova de fogo parlamentar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto está cada vez melhor. Vou buscar o balde das pipocas.

      Eliminar
    2. Se for verdade é bom para o Rui. Ela fala muito bem e é bom ter uma deputada como testemunha abonatória

      Eliminar
    3. Valha-nos deus. É demais.

      Eliminar
    4. E sabem quem trabalha/ é responsável na/da Associação da Raia em V. Formoso, onde o Rui Ventura é presidente? Binnnngo: a Dulcineia.

      Eliminar
  20. Ditado popular: quem cabritos tem e cabras não tem, de algum lado lhe vem-é verdade o povo é tramado.

    ResponderEliminar
  21. A certa altura o Senhor Oliveira pergunta quem o tramou? Quem? Dulcineia, Peixoto e, claro, Álvaro Amaro. Qual a dúvida? Rebenta a bolha!! Primeiro iludem, depois desiludem. A ala de Pinhel deve estar desesperada.

    ResponderEliminar
  22. O grande vencedor da noite é Sérgio Costa que não está a ser visado e cujas atenções está a conseguir dispersar. Com eleições legislativas e casos na justiça, o presidente de Câmara está a montar na sombra a sua agenda de vitimização e de emprego público. Duas empresas a rolar (águas e habitação) muitas novidades que escaparão ao escrutínio e algumas que serão anunciadas na reunião geral de trabalhadores da câmara de quinta feira. O que dirá aos funcionários o Senhor da Guarda? Contamos com os comentários de todos aqui no confessionário habitual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vencedor? Esse está como as pernas dos banqueiros alemães estavam no discurso do outro. Só de ouvir que o MP e a PJ andam a investigar este tipo de possíveis delitos já não dorme descansado.

      Eliminar
    2. Desse senhor espero o pior. Querem saber uma nova? Anda agora a falar com o responsável do grupo Terra Quente. Primeiro foi terra queimada,mas agora já é Terra Quente? Se eu fosse o investidor nem a porta lhe abria. Vergonhoso.

      Eliminar
  23. Todas essas notícias sobre o Rui aventura são falsas. O nosso presidente é um homem sério e honesto, humilde e muito trabalhador. Eu ponho as mãos no lume sobre a sua seriedade. Ele não frequenta hotéis caros, nem utiliza o carro da câmara fora do serviço. É só inveja. Com ele a frente dos deputados vai ser 3 a 0.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ceguinho...abre os olhos

      Eliminar
    2. Eu também acho..... não imagino o Rui de Pinheli a entrar no Sheraton

      Eliminar
  24. Se forem só relâmpagos mudamos todos de Distritinho. Que valente 31. Espero que a trovoada leve de enxurrada o lixo todo ( é um aterro sanitário)de vez. É a Câmara de pnhelim com o dinheiro dos munícipes que paga a defesa do Sr Ventura? E esclarece o que significa não estar ainda efetuada pronúncia? Sobre Catarina Condesso creio que renunciará a integrar listas neste temporal de raios e coriscada

    ResponderEliminar
  25. Este espaço é muito bom para compreender a" apagada e vil tristeza da Guarda". Em vez de noite branca sugiro a noite negra das nódoas. E já agora no Carnaval o enterro dos galarós e videirinhos

    ResponderEliminar
  26. A comunicação social da Guarda é uma coisa tão pobre, tão fraca, tão triste. O abafo é mais que óbvio a uma notícia que todos já sabiam e comentavam há largas semanas. Até aqui no Sol da Guarda se falava á boca cheia,mas nem uma pista souberam seguir. Isto são jornalistas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E só deram a notícia para não parecer mal...

      Eliminar
  27. O que não surpreende é os argumentos dos arguidos, " estou de consciência tranquila, é uma cabala, é tudo mentira..,etc

    ResponderEliminar
  28. Não há trovoada nem relâmpagos, mas sim foguetes e potentes morteiros estrategicamente acionados! Não será decerto coincidência a data cirúrgica em que aparece a notícia.

    A dúvida que o A. Oliveira muito bem coloca leva-nos a pensar nos dois gumes: por um lado Rui Ventura faz parte da velha máquina, tem sido tenaz na erradicação do socialismo e cuja frontalidade afronta e faz tremer os seus opositores. Pinhel que outrora foi um bastião socialista e onde o socialismo ficou quase extinto graças ao trabalho do adjunto, do chefe de gabinete, do vice-presidente e ao agora presidente da câmara. O PS conhece bem as dificuldades de arranjar candidatos e fazer listas por aqueles lados recordando que nas últimas eleições autárquicas o PSD fez o pleno não havendo nenhuma freguesia de outro partido. Apos 2013 Pinhel afirmou-se no mundo empresarial, ampliou com taxa de ocupação a 100% o seu parque industrial e neste momento pode considerar-se uma referência para os concelhos do distrito. Nenhum outro concelho tem opera no seu programa cultural e a Feira das Tradições conseguiu afirmar-se e ser hoje referencia nacional e a maior do distrito. Foi também o primeiro autarca a contestar a exploração de lítio por parte do Galamba e a levantar uma providencia cautelar para que tal não acontecesse no seu concelho. Por tudo isto há fortes razoes para o PS o querer afastar.

    Do lado do PSD pode ser visto por muitos como uma sombra incomodativa, depois de vencer 3 mandatos com maiorias arrebatadoras, sai vitoriosamente do seu recanto de conforto, chega a membro do CN e aspira a voar mais alto. Afasta candidatos a deputados: relegando para um terceiro lugar Carlos Peixoto, deixando uma ala descontente, para um quarto ou quinto lugar para Prata, deixando mais alguns com as garras de fora. No âmbito da política distrital e sem nada ter demonstrado, o seu nome surge constantemente como o candidato desejado para a autarquia da Guarda o que afasta e colide com as aspirações de alguns pretendentes ao lugar e seus apaniguados. Uma sombra que consegue abafar nalguns casos Amaro e de outros que estão ao longo dos anos habituados a ser os donos e senhores do partido e que agora brilham menos. Estas também são fortes razoes para que os bombardeamentos tenham saído do PSD.

    Todos sabemos que 99% deste gênero de questiúnculas jurídicas não dão em nada, nem esta seria alvo de notícia se não se aproximassem eleições legislativas. Obviamente que não se livra do julgamento publico nem da maledicência pelas costas. Sabemos também que daqui a 4 ou 5 anos e isto se houver seguimento do caso por parte da justiça, vamos ver que a montanha pariu um rato e que não passou de um fait divers.

    Outra questão pertinente a ser analisada será a posição de Luís Montenegro: se vai manter ou não o cabeça de lista pelo distrito da Guarda, e esta será uma prova de fogo para a sua capacidade de liderança, como demonstração ou não da sua autoconfiança, determinação e da sua solidariedade e espírito de equipa. Já falta pouco para sabermos que fibra tem o candidato a primeiro ministro do PSD, em que não levar Rui Ventura demonstra medo, falta de certeza na vitória e falta de solidariedade para com as suas equipas, o que pode ser prejudicial para ele por demonstrar fraqueza e porque todos os que o seguem temerão ser deixados para trás por qualquer rumor, boato ou onda de maledicência que surja. Corre o risco também de ser acusado de cúmplice ou encobridor de prevaricadores.

    Vamos assistir recostados no sofá ao desenrolar de mais uma novela mexicana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que comentário assustador. Nem sei se ria ou se chore.

      Eliminar
    2. Tenham juízo. Erradicação do socialismo é exaltação da maçonaria?
      Não há razão alguma para o PS querer afastar este Ventura, aliás seria fantástico para o PS que o Montenegro o mantivesse como número 1 na lista, só provaria a falta de honestidade política do PSD, pois o que se diz não se escreve. "Não queremos condenados nem suspeitos nas listas", mas se forem suspeitos amigos ou condenados amigos não há problema algum.
      Meu caro, quem não deve não teme. Se este senhor Ventura tinha tão altas pretensões, teria de se portar bem. Não são 3 suspeitas de crimes, são 31!
      E, sejamos claros, 2 mandatos e meio para quem não investiu num curso superior é uma sorte grande nos tempos modernos. Não queiramos aquilo que não é para nós.

      Eliminar
    3. Esta é a visão da Concelhia do PSD da Guarda e este é o problema do PSD na Guarda. A cegueira é tanta que apoiam indivíduos que pagam lagostas e dormidas em hotéis de luxo com o dinheiro deles.

      Não esquecer que, quando Álvaro Amaro foi condenado, em Abril, o PSD Distrital fez o mesmo com o seu protegido, com um comunicado a exaltar o facto de se ter demitido, procurando relativizar e menorizar a condenação.

      Foi condenado, mas demitiu-se do PE, por isso muitos parabéns pela postura. O princípio é agora o mesmo. O MP acusa, o arguido está entalado, as provas são por demais evidentes, mas é o PS que quer conquistar Pinhel. Uma cabala. Veja-se o ridículo do desespero a que se chega. Por esta lógica, o PS quer Pinhel e o Ministério Público quer roubar a autarquia ao PSD e dar lugares elegíveis aos inimigos políticos. Como é possível ler uma coisa destas sem rebentar a rir? Vou emoldurar esta posta.

      Pinhel?!! O que é Pinhel? Onde fica? Quem é Rui Ventura? Estas pessoas vivem num mundo de fantasia caciqueira.

      Rui Ventura está acusado e não, o fim da história não vai ser daqui a 5 anos. Rui Ventura terá o mesmo tratamento que tiveram outros autarcas do país, mais recentemente o de Gaia (do Partido Socialista): perda de mandato.

      Rui Ventura será pronunciado e julgado por vários crimes de peculato. É um mar de provas. Não há como fugir.

      A verdade é que os bebés ficaram sem brinquedos e terão mais tarde de mudar o discurso e a postura, mas antes há que fazer birra e defender o plano A até à condenação.

      A vida política de Rui Ventura acabou porque, por um lado, existe Estado de Direito e, por outro, porque não tem qualificações superiores para voos maiores. Não quis queimar as pestanas. É legítimo. Resta-lhe voltar a ser técnico de arquivo.

      Eliminar
    4. Questiúnculas jurídicas? Ah!Ah!Ah!

      Eliminar
    5. "Perda de mandato"? A 2 anos de concluir um ciclo de 3 mandatos e da forma como corre a justiça em Portugal, acaba o mandato, expiram os prazos, reforma-se e ainda fica com a NetFlix.

      Eliminar
  29. Não há mortes políticas nem enforcamentos públicos que perdurem. Os influencers (caciques ou como lhe queiram chamar) vão-se alterando com o passar do tempo na esfera partidária, enquanto uns deixam de ter tanta predominância e poder, outros crescem exponencialmente o que faz com que os partidos se adaptem e que haja algum barulho como este durante no decorrer das mudanças. Bombas e estalinhos de carnaval não passam de ruído temporário, que afeta, mas na hora da verdade o que conta são os votos e quem os detém. Não há nenhum candidato que prescinda deles sob pena de ficar sem tapete ou de sofrer uma derrota estrondosa. E contra factos não há argumentos, dentro de todos os partidos há líderes de militância que são preponderantes nas escolhas e nos direcionamentos políticos. “Sargentos”, “capitães” e “generais” que alinham as hostes com uma agilidade surpreendente e com conhecimentos dentro das bases dos concelhos e do distrito que lhes permite orientar as estratégias que queiram; homens e mulheres que estão há muito dentro dos partidos, conhecedores das manhas e que sabem como gerir campanhas e fazer ganhar. Rui Ventura tem um longo historial dentro do PSD e objetivamente conhece e domina a máquina do partido conjuntamente com mais meia dúzia no distrito que aprenderam desde tenra idade com Álvaro Amaro, Ana Manso, com presidentes de junta e presidentes de camara. Muita campanha, estratégia e tática lhes passaram pela mão, aliado a isso as manhas que apanharam. A experiência de terreno no campo político somada aos cargos que conseguiu a pulso faz dele um general imbatível. Somando a isso as alianças de longa data que sempre manteve com uma lealdade recíproca (em Figueira, em Aguiar da Beira, na Guarda, em Almeida, na Meda e recentemente no Sabugal) fazem dele uma figura única no PSD distrital. A titulo de exemplo contam-se pelos dedos de uma mão aqueles que conseguem façanhas como a de angariar 200 novos militantes no partido, como fez recentemente Rui Ventura em Pinhel, mesmo não precisando continua a trabalhar em prol do partido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cavaco Silva disse um dia em 1994, mas podia dizê-lo aqui e agora no Sol da Guarda:

      “Era com sacrifício que participava nas reuniões dos órgãos de direção do partido e escutava os discursos dos chamados ‘barões’ ou de certos dirigentes, em relação aos quais eu me interrogava como tinham conseguido ascender na hierarquia partidária. Fui ao ponto de, discursando em Faro, na festa de verão do partido, em 13 de agosto de 1994, ter afirmado: “no PSD, tal como nos partidos da oposição, também existem alguns ‘barões’ que vêem nos partidos trampolins para alcançarem benesses partidárias”.”

      Eliminar
    2. Um general imbatível? Nunca ganhou a distrital e nunca vai ganhar. Se viesse à Guarda levava a malha da vida dele. O que é que o Rui Ventura já fez pelo distrito a não ser dar emprego público para ganhar votos? Por amor de deus. Pelos vistos o PSD padece todo do mesmo mal terrível. Festas e andanças de vinhos e tradições não são obra nenhuma, muito menos andar vestido de Rei em cima dum cavalo lusitano numa qualquer feira medieval.
      Dá pena este PSD. Confundem obra com pão e circo. O que dizer de quem critica Sérgio Costa e defende Ventura?? É pior a emenda que o condesso.

      Eliminar
    3. Meros caciques políticos, nada mais. Não deixam nada às gerações vindouras a não ser um péssimo exemplo de gestão pública
      Já dizia José Régio "não sei por onde vou, mas sei que não vou por aí"

      Eliminar
    4. o escrito em cima é uma grande verdade em todos os partidos todos desde 1974 não fica nenhum de fora são todos iguais igualinhos são uma selva mas com franqueza quem tiver mais cruzes nos papelinhos é que ganha ou ajuda a ganhar eleições nos clubes nos partidos nas associações nas juntas nas câmaras em todo o lado e esses chefetes costumam ser finos e retortos quanto mais velhos piores são e só deixam passar alguns na frente se tiverem mais estudos porque eles normalmente não costumam ter quase nenhuns ou por fala dos mais velhinhos a quem guardem respeito

      Eliminar
  30. E o Sérgio Costa a chorar porque não é tido nem achado no hotel turismo? "Alguém se está a pôr em bicos de pés" diz ele. É tão engraçado. E, mais do que isso, diz que está farto de promessas. Hahahahahahaha essa é que me partiu todo. Espelho meu, espelho meu...há alguém com mais lata do que eu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei quando li "em bicos de pés". Adorei. Pelos vistos o Pai Natal voltou a esquecer-se de lhe deixar no sapatinho uma dose de noção.

      Eliminar
  31. Claro que isto é tudo encomendado (para esta altura) pelo PS. O PSD achava que ninguem via, e o PS calado esperou pela altura certa.
    E é bom que aproveitem agora para apontar os dedos todos ao PSD. Porque em breve será o PS a cair. E nessa altura os pequenos vão ganhar a força que nunca imaginaram.

    ResponderEliminar
  32. Isto ainda dá alguma força ao Sérgio Costa e ao facto de ter deixado o PSP.

    ResponderEliminar
  33. Para quem se impressiona e solidariza justamente com a situação vivida no grupo Global Media, recomenda-se a leitura deste texto na página do Bloco de Esquerda:

    https://www.esquerda.net/opiniao/na-altitude-temos-um-panorama/87111

    O Bloco de Esquerda a defender a nacionalização da Rádio Altitude, como forma de absorver as práticas ilegais e abusivas da empresa proprietária em relação ao erário e património público.

    É isso que a Geringonça se prepara para congeminar na Guarda.

    O prazo já só de um mês e meio para a ULS cortar energia e água ilegalmente fornecidas vai-se resolver até lá por decisão política.

    ResponderEliminar
  34. Há muito se esperava este tipo de desfecho. Em meios pequenos, onde todos se conhecem, sempre se foi estranhando o “ modus vivendi” do Sr. Rui Ventura, após ter tomado as rédeas do Município. Muitas outras situações, bem mais graves do que as agora elencadas existirão… que se cuidem os que o rodeiam na governação, não ficaria muito descansado…

    ResponderEliminar
  35. Para 31, ainda faltam algum ...s

    ResponderEliminar
  36. No campo do peculato de uso e do uso indevido há uma linha muito ténue. Se formos com o carro do Estado a uma reunião e se depois formos fazer umas compras está tudo bem, se formos exclusivamente fazer compras é crime! Se um autarca pagar um jantar a empresários está tudo bem, se for a amigos é crime!

    Muitas empresas e entidades fazem questão de marcar reuniões quando há eventos grandiosos nas suas terras por forma a avolumar o numero de VIPs nos eventos, e agora? Ir a uma reunião e depois a um jogo ou a uma festa?

    Pagar um jantar, ok! E a quem? Pagar dormidas, e a quem?

    Considera-se crime quando edis pagam dormidas a empresários que querem investir nos seus concelhos?

    Quando há gente que preza a maledicência ao invés de pensar racionalmente e que atira pedras ao ar sem ver que estao rodeados por gente com telhados de vidro...

    Façam o seguinte exercício: pensem rápido e respondam a vos mesmos: onde estavam, o que fizeram e com quem estiveram no dia 11 de janeiro de 2018?

    Pois...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada comentário cada vez mais triste que o outro e aposto que todos da mesma proveniência. Anda aí alguém com um pano de cozinha a tentar limpar este vidro, mas o vidro está tão sujo que não há maneiraOlhe meu caro amigo ou amiga, não sei que é, mas olhe, tenha vergonha. Não confunda a barra dos tribunais com o café onde escreve os comentários.
      Ninguém se lembra o que fez, mas garanto. lhe que ninguém aqui usou dinheiros públicos para proveito próprio no dia 11 de Janeiro de 2018. Ninguém aqui está a ser acusado de peculato. Não faça das pessoas parvas.

      Eliminar
  37. Meu Deus! Como pode ser possível haver tanto juiz de bancada e tanto político de café? Espero bem que gente assim não seja ninguém ou que nunca consiga nada na vida política porque a maneira como escrevem denota uma falta de chá enorme. Sejam mais comedidos porque assim não se vai longe na vida e mesmo a lei do retorno atua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Deus! Como pode ser possível haver tanta falta de exigência e tanto cidadão desinformado e desonesto intelectual e moralmente? Espero bem que gente assim não seja ninguém ou que nunca consiga nada na vida política porque a maneira como escrevem denota uma vontade enorme de defender políticos incompetentes e/ou acusados de corrupção. Sejam mais comedidos a defender o peculato de uso porque assim não se vai longe na vida e mesmo a lei do retorno atua.

      Eliminar
    2. Realmente, muita falta de sensatez. Cada vez mais as pessoas intelectualmente exigentes,capazes e honestas se afastam da política devido a tantos "casos e casinhos" e da promiscuidade, ou melhor do lamaçal a que as lides políticas se resumem. Se a lei do retorno funcionar, esta gente está arrumada!

      Eliminar
  38. É do interesse da Guarda que o PS não ganhe as eleições nacionais, só assim poderemos sonhar com esta ministra que lá está para que venha á Guarda candidatar-se

    ResponderEliminar
  39. Vim aqui e não compreendo como é que Montenegro se contenta com esses critérios para as listas.Não haverá ninguém que não esteja a ser investigado e tenha capacidade formativa para nos representar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há, mas os srs. feudais não querem, nem dão valor a quem poderia estar a crescer sem anticorpos. E os guardenses quando também só olham para os "maus", vão perdendo os bons pelo caminho. Sim, porque sempre que aparece alguém diferente (com ideias e discurso) dizem logo deve ser mais um.... temos todos culpa nisso.

      Eliminar