sexta-feira, 10 de setembro de 2021

A Assembleia Municipal de ontem

Ontem foi dia de Assembleia Municipal e dada a proximidade das eleições, serviu para fazer balanços, e cada grupo fez o seu
Mas a ordem de trabalhos também um ponto importante em votação:
O plano de ordenamento do Cabroeiro para viabilizar a construção da chamada “alameda dos 5Fs ou da ti´Jaquina” e por tabela a clinica privada e o lar de idosos.
Esperava-se que o plano fosse aprovado, mas um requerimento entrado na Assembleia pedindo que o ponto fosse retirado da ordem de trabalhos baralhou tudo.
E contra todas as espectativas o requerimento foi aceite e o ponto retirado, Votação: 29 votos a favor, 29 votos contra, algumas abstenções e o voto de qualidade a dar a vitória ao requerente.
Uma clara derrota do Presidente da Câmara e da bancada do PSD e uma vitória importante para o CDS que propôs o requerimento.
E agora?
Agora não sei se a Guarda ficou a perder ou a ganhar. O que vamos esperar são mais uns anos para que a famosa avenida avance. Já vai em 16 anos, pelo menos.
E o meu balanço?
Infelizmente e em final de mandato a grande esperança nas promessas de Amaro, falharam todas:
O multiusos, A avenida do 5Fs. A avenida do Bonfim. O Hotel Turismo. O saneamento financeiro (a dívida mantém em acima de 46 milhões. Dívida declarada de 16,3 milhões mais 30,1 milhões sem juros às Águas de Portugal) A reabilitação do Centro Histórico. A dinamização da Praça Velha. Os Museus. Os passadiços a que vai faltar os parques de estacionamento, os serviços e outros equipamentos. O Bairro da Fraternidade. A baixa de impostos que subiu. A ecovia. A despoluição dos rios.
O que deixou?
Dizem que o “estimómetro está em alta.
Ficaram as muitas festas e uns jardins requalificados e outros em requalificação e pouco mais.
Ficou uma candidatura a “Capital Europeia da Cultura”
E deixou por ornamentar a famosa rotunda do comboio.

16 comentários:

  1. Sou de esquerda mas justiça tem que ser feita, ontem Henrique Monteiro foi o melhor deputado na Assembleia Municipal. Não tivesse ele interposto o requerimento que impediu a votação do Plano Urbanistico do Cabroeiro e hoje estaria aprovado (pois haveria muita abstenção e não votos contra) e com isso uma empresa privada de saúde e uns quantos empreiteiros teriam uma borla enorme á custa dos cidadãos (pois o matadouro é nosso) e de alguns proprietários que seriam despojados dos seus terrenos sem haver reais contra partidas. Um processo construido á pressa e com falhas graves na consulta aos proprietários como evidenciou uma senhora no inicio da assembleia, a opacidade de todo este processo era notória. Na sua última prestação como deputado Henrique Monteiro transcendeu as trincheiras políticas e fez um bem á cidade. O meu muito obrigada ao deputado. Por outro lado a pior prestação de sempre, atrevo-me a dizer vergonhosa prestação, de Carlos Chaves Monteiro. Um discurso hostil e ofensivo para com os cidadãos que contribuiram na casa da democracia para a discussão importante de dois temas. Uma postura arrogante e autoritária para com os deputados que não se alinharam ás suas ideias. O presidente mostrou ontem realmente quem é politicamente. Já o disse um candidato, "um aprendiz de ditador"! Já nem a sua bancada o apoia, obrigado Arquitecto Aragão pela sua lucidez. O castelo de cartas que era a gestão do PSD caiu por terra ontem. Ficam os bajuladores, que assinam de cruz tudo o que vem das mãos do presidente admitindo que nada percebem do que se está a passar, com a imagem manchada. Que auditem trampa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está na moda construção de hospitais privados, a cidade vizinha da Covilhã também foi contemplada, eles nascem como cogumelos...

      Eliminar
  2. Tanto tempo que perderam em negociações com os proprietários, tanto trabalho dos arquitectos, tantas horas de trabalho, para ir o projeto para o lixo!? Não. Há que ser sensato e ver que essa obra é estruturante para a cidade se desenvolver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que tenha havido muito trabalho por parte dos técnicos mas sabe que não houve contacto com alguns proprietários e que outros foram contactados apenas uma vez e que não houve negociações nem respostas por parte da câmara? Ninguem na assembleia está contra a obra, estão sim contra os alegados atropelos á lei no processo e por isso é que a maioria, deputados de TODOS os partidos, decidiram adiar a ratificação do plano de urbanização, não vai nada para o lixo. Adiou-se para se sanarem essas alegadas ilegalidades e vicios que poderiam levar a câmara a tribunal e ter que pagar indeminizações e custos judiciais astronómicos. Mas quem pagaria isto não seria Chaves Monteiro, seriamos nós cidadãos por meio de um outro executivo talvez daqui a 10, 15, 20 anos. Ou seja os culpados de que esta promessa eleitoral do PSD não seja cumprida é do executivo camarário. Acha que é ser-se sensato avançar com um processo enquistado? Eu acho que não, o executivo, e acima de tudo o seu presidente, dado que é advogado, é o responsável ultimo por esta trapalhada. Não venham agora culpar quem quer que o estado de direito e os direitos das pessoas prevaleçam.

      Eliminar
    2. Não houve negociações com proprietários nenhuns!!

      Eliminar
  3. Sempre houve velhos do Restelo e forças de bloqueio que impedem o desenvolvimento. Não fazem bem deixam fazer.

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que o projecto foi adiado e o próximo executivo tenha a clareza de perceber que já chega de investimento em estradas.

    É necessário reduzir o trânsito automóvel e este dinheiro muito mais bem utilizado na melhoria dos transportes públicos urbanos e suburbanos, nas reparação e melhoria dos passeios e na criação de uma rede de bicicletas partilhadas.

    É incrível como em 2021 ainda há quem acredite que o a cidade se desenvolve com mais estradas. Se fosse verdade, a Guarda não estaria a perder população todos os anos e seria uma potência regional, tendo em conta o que tem sido desperdiçado em alcatrão nas últimas décadas.

    ResponderEliminar
  5. Parece estar aqui um relato fiel:

    https://futurodaguarda.pt/2021/09/cronica-parlamentar-dois-exercitos-empatados/

    Muito bom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão mas...

      Esta voz não é a do...?

      Futuro da Guarda?

      Que grande grande artista!

      Xeque mate e killer instinct.

      Verdade que já fazia falta esta maneira muito própria de contar o que por cá se passa.

      Morto, afinal, não está.

      Não deve ter voltado para fazê-la boa!

      Futuro da Guarda!

      Chapeau.

      Eliminar
  6. É o embrião da rádio da Fundação Raimundo ou só um tempo de espera para ficarem com a Altitude à borla quando desta não já sobrar pedra sobre pedra?

    ResponderEliminar
  7. A Altitude agora é mais isto:

    https://www.altitude.fm/?p=8069

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É publicidade sem o ssumir. A rádio altitude está desgaçada desde a mudança de diretor outra coisa que para isso contribui é ter estagiários em vez de jornalistas experientes. Tenho muita pena...

      Eliminar
    2. Não me parece! Os anónimos que vêm aqui destilar ódio não passam de anónimos alguns mal intensionados outros são apenas burros. A RA é uma instituição da maior grandeza para a Guarda.

      Eliminar
  8. A radio Altitude pelo menos tem mais dinheiro no cartão!!!!! este comentário pode ser publicado??? Sr. António Oliveira???

    ResponderEliminar
  9. Alguém sabe os reais motivos da saída do senhor Rui Isidro da Rádio Altitude?

    ResponderEliminar