quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

A mirabolante história da locomotiva que virá adornar a rotunda do Parque Urbano

Transcrição do “Jornal o Interior”
Durante a entrevista que o “Jornal O Interior” fez ao Presidente da Câmara, este conta-nos uma “história” sobre a locomotiva que um dia ornamentará a “Rotunda do Parque Urbano”
Pergunta:
“Uma das situações que começa já a tornar-se embaraçosa para o presidente da Câmara é a instalação da locomotiva na rotunda junto ao parque urbano do Rio Diz. Ela vem ou não?”
Resposta:
“É um processo que se complicou porque deixámos de poder ter uma locomotiva a vapor e depois passou-se para uma locomotiva a diesel dos anos 60, de cor azul”.
“Já na qualidade de presidente fui novamente confrontado com a possibilidade de recuperar uma locomotiva a vapor e, há cerca de seis meses, assumi que abdicava da máquina a diesel e colocaria a locomotiva a vapor, identificada por técnicos da Câmara num parque da CP e que estava em estado razoável”.
“A pandemia meteu-se pelo meio e atrasou a reabilitação da máquina nas oficinas da REFER”.
“A verdade é que não aconteceu, o que levou a Câmara a decidir recentemente a contratação de uma empresa para a transportar para a Guarda, onde será reabilitada numa empresa local.”
“Nessa altura foi-nos dito que, por ser uma locomotiva mais antiga, tinha de ter o parecer favorável da Fundação da CP”
“Essa autorização foi dada na semana passada e, portanto, temos tudo para a trazer para a Guarda”
“Creio que isso pode ser feito ainda antes do final do ano para que a locomotiva possa ser instalada na rotunda em 2021”
Esperemos que nessa altura “o COVID” já tenha desaparecido para termos a grande festa de inauguração da primeira estação do mundo com piscina incluída.
Ou será que ali começará o troço da linha que ligará a “Nova Central de Transportes da Estação” ao Jardim José de Lemos?

9 comentários:

  1. Será que o presidente disse mesmo REFER na entrevista?
    A REFER já não existe e quando existia, era a empresa responsável pelas linhas. Muito estranho...

    ResponderEliminar
  2. Amigo Rui
    O que está escrito é a transcrição do que publicou o "Jornal Interior. Tanto pode ser erro do Presidente como erro do jornalista.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Oliveira

      Não, não parece ser erro do jornalista.

      Carlos Chaves Monteiro, em transmissão da ‘Rádio F’, fala de “oficinas da Refer” :

      https://radiof.gmpress.pt/podcast/jornal-f-05112019/


      Carlos Pissarra - Guarda

      Eliminar
  3. Continua a novela da Maquina, vem ! não vem! vem outra! já não vem a outra! vem afinal uma mais velha! não agora é uma mais nova! há de vir? quando? vamos chegar à conclusão que aquelas obras foram desnecessárias, e que uma Rotunda com umas árvores tipo oliveira tinham sido bem melhor e bem mais barata, só não davam era conversa para tanto jornal e tanta entrevista!

    Show off e este Presidente apesar de gerir uma Câmara com os recursos financeiros altamente condicionados não se consegue livrar das festarolas e desta forma circular de ir empurrando com a barriga!

    ResponderEliminar
  4. Quando os jornalistas tentam ajudar os náufragos é o que acontece

    ResponderEliminar
  5. Mais uma locomotiva para apodrecer à chuva e ao sol, como outras espalhadas pelo país? Deixem-na ficar onde está.

    ResponderEliminar
  6. Quanto à referencia ...oficinas da Refer", não corresponde "a realidade...deveria constar ..."oficinas da CP, uma vez que a antiga EMEF (empresa de manutenção de equipamento ferroviário) foi integrada na CP.

    ResponderEliminar
  7. Quanto à referencia ...oficinas da Refer", não corresponde "a realidade...deveria constar ..."oficinas da CP, uma vez que a antiga EMEF (empresa de manutenção de equipamento ferroviário) foi integrada na CP.

    ResponderEliminar
  8. Ponham um daqueles comboios turísticos com pneus a adornar...

    ResponderEliminar