terça-feira, 10 de novembro de 2020

Mais um anúncio, mais um Museu?

O Presidente da Câmara da Guarda anunciou que a câmara comprou a “Casa da antiga Legião” por 260 mil euros para até 2023 instalar a colecção de obra de arte da chamada colecção “António Piné” que este doou à Associação Nacional de Farmácia.
A casa encontra-se em ruinas e precisa de grande remodelação ou mesmo uma construção de raiz.
Optimismo não falta. Dois anos para projectar, construir e instalar tendo no meio umas eleições autárquicas.
Tudo bem. Espero que resulte. Só que o passado dos anúncios de museus na Guarda não é brilhante,
Resumindo:
1 – O Museu da Guarda que era Nacional passou a regional, e com algumas alterações lá se arrasta.
2 – O Quarterão das Artes com a construção do Museu de Arte Contemporâneas no pátio do museu não passou de uns rabiscos no “power point”
3 – O Museu de Arte Sacra deixou de ser notícia
4 – O Museu das Armas mais o Museu António Piné a instalar nas casas da Praça Velha adquiridas pela Câmara para o efeito, foram ultrapassados pelos acontecimentos
5 – O Museu Judaico a instalar numa casa adquirida pela Câmara, nas traseiras da antiga Câmara Municipal também deve ter ficado pelo anúncio pois não mais se ouviu falar.
Vamos ver se isto desencalha, já que estamos a um ano das eleições autárquicas e dinheiro não deve faltar.

3 comentários:

  1. Sinceramente, como Guardense estou farto do PSD e das suas promessas e anúncios mentirosos. Passámos estes dois últimos anos a ouvir ora o ex vice ora o presidente a anunciar obras que passado pouco tempo já não eram para fazer. Foram dezenas e dezenas de obras que eram para fazer no mandato, como referiu a rádio altitude "Em 2020 a Guarda vai ser um estaleiro". Ora um executivo, e um vereador que quer mandar, que anunciam esta quantidade estupida de obras e que depois apenas fazem 4 (passadiços, rua do encontro, requalificação das avenidas do liceu e o elevador) esperam agora agradeciemntos da população? Má gestão é o nome que me ocorre aliado a propaganda enganadora. Agora vem esta com o tradicional "só lá para 2023" Mas agora os autarcas fazem mandatos sem obras duarante o seu "reinado"? Estão à espera que sejam os próximos a fazer o que eles não conseguiram? Quantos projectos o PS tinha na câmara aquando da entrada de Alvaro Amaro? Quantos é que foram realizados sem que tenham gasto dinheiro em novos projectos para a mesma intervenção? Quem faz os projectos para o PSD da Guarda? Quanto é que já ganharam esses projectistas em 7 anos? Vejam o projecto da requalificação das avenidas do liceu. Foi feito um projecto inicial e depois de mais de um mês com as obras no terreno lá foi outra vez o projecto a revisão. Pagamos nós é claro. Esta guerra interna entre Monteiro e Costa já nos custou quanto? Assim não dá, não há condições para votar no PSD da Guarda. A câmara tem dinheiro mas para jogar no lixo como têm sido apanágio do PSD Guarda não.

    ResponderEliminar
  2. Como é que é? a câmara promete coisas para daqui a uns anos? Então mas o psd já sabe que vai ganhar as eleições para comprometer assim o próximo presidente? Isso já se passou com a iluminação, o sérgio costa já comprometeu pelos próximos 12 anos os guardenses com um contrato obscuro de iluminação de rua que vamos pagar 3 milhões em 12 anos. Tambem queriam fazer isso com o pavilhão multiusos. Começa a ver-se um padrão. O psd lança obras que os outros que virão terão de pagar. A política na Guarda está pelas ruas da amargura.

    ResponderEliminar
  3. E se o psd se coligar com o chega da Guarda? Teremos manteiga de laranja ou laranjada amanteigada?

    ResponderEliminar