segunda-feira, 11 de junho de 2018

O ‘petróleo português’ é lilás e vamos poder fazer turismo nas explorações

Foto Jornal Expresso – Vítor Andrade

Passou completamente despercebida esta notícia no Jornal Expresso Economia de Vítor Andrade.
Câmara e Comunicação Social nada dissera. Será que estão à espera de uma grande conferência de imprensa para anunciar o projecto?
“Se é adepto do turismo geológico está aí uma oportunidade única que não vai querer perder. As minas de lítio do concelho da Guarda vão abrir ao público até final deste ano. Portugal dá cartas na produção mundial do ‘petróleo’ do século XXI e tem potencial para décadas de exploração”
“Provavelmente já ouviu falar das baterias de iões de lítio, que servem de base à indústria crescente dos carros elétricos – mas também dos iphones e dos tablets -, que vão ganhando escala a nível global e, certamente, também já ouviu alguém dizer que Portugal é o quinto produtor mundial de lítio e tem reservas identificadas para várias dezenas de anos de exploração”.
“Pois bem, as principais explorações mineiras de lítio situam-se entre as localidades de Gonçalo e Seixo Amarelo, no concelho da Guarda, onde agora se trabalha na abertura das minas à população em geral. Ou seja, vai ser possível, caso queira, fazer passeios entre as explorações, que é como quem diz, começar a praticar turismo geológico naquela região. As minas são a céu aberto”.
“O projeto está a ser desenvolvido há mais de um ano pela professora e geóloga Ana Antão, do Instituto Politécnico da Guarda, em conjunto com a empresa Pegmatítica - Sociedade Mineira de Pegamatites e ainda em parceria com a Associação Portuguesa de Geólogos”.
“Para já, estamos a fazer a topografia e cadastro do terreno, para depois passarmos à elaboração dos percursos e à sua divulgação”, explica Ana Antão”.
“A geóloga refere que os trabalhos no terreno incidem agora sobre as vertentes ambiental, de análise dos solos, da água e do ar. “Essencialmente, a empresa mineira com quem estamos a trabalhar pretende mitigar, de certa forma, o efeito da sua atividade industrial, desmistificando e abrindo os espaços em que está a intervir à população em geral”.
“Ana Antão diz que o turismo geológico está num crescendo a nível mundial, e que há pessoas dispostas a atravessar o planeta de um lado ao outro só para poderem ver de perto uma determinada pedra”.
“Na prática, o que queremos fazer em Gonçalo é uma espécie de museu ao ar livre, que pode ser visitado mas, naturalmente, com as devidas precauções e com acompanhamento adequado”, sublinha a responsável pelo projeto”.

1 comentário:

  1. Já comprou hoje o seu frasquinho de pó de pedra de escultura? Vende-se na Guarda
    Já ninguém consegue estar nas salas de leitura/estudo da BMEL com o barulho das rebardadoras mas é bué cool. Estudassem antes

    ResponderEliminar