quarta-feira, 6 de junho de 2018

Torre dos Ferreiros. Largo João de Almeida e zona envolvente


Pela 25ª vez foram anunciados os projectos de requalificação da Torre dos Ferreiros, Largo João de Almeida e zonas envolventes.
E até inventaram uma Praceta: Praceta Torre dos Ferreiros. Onde fica?
Foram anunciados 1,2 milhões de Euros e não ficou claro se é para os 3 projectos se para 2, uma vez que a Torre dos Ferreiros já foi adjudicada por mais de 700 mil Euros.
A requalificação do Largo João de Almeida vai entrar em sugestão pública, pois os Munícipes vão poder dar sugestões para melhorar e não para alterar o projecto.
Pelas recriações mostradas vamos ter um auditório municipal ao ar livre.
O Arquitecto projectista demonstra um conhecimento conhecimento das noites da Guarda.
Noites “calenttes”, com muita gente, muita cultura, pois criar bancos de granito iluminados, num grande escadório tipo “Escadas Monumentais de Coimbra” apela ao lazer, ao descanso, à leitura e a tudo o que se pode imaginar, com gente jovem divertida e alegre com as suas garrafas na mão a comemorar.
Vamos ter noites inolvidáveis. Os dias não porque os bancos de granito são impróprios para uso corrente, devido às condições meteorológicas durante o dia.
Estou também curioso de saber como vai ser o trânsito de peões e viaturas e ainda o local onde colocarão o “Cruzeiro do Bonfim”
Já sabemos o sucesso de outras grandes obras da Guarda como a Rua do Comércio, o Jardim José de Lemos, o Parque Municipal depois de entregue à cidade e que a cidade ainda não conhece e outras que não vale a pena referir.
Pergunta 1: Qual o primeiro e último dia da consulta.
Pergunta 2: Segundo um órgão de Comunicação Social a consulta só está disponível na Câmara. Isto obriga os munícipes a perder tempo a ir à Câmara e provavelmente andar de lado em lado procurando os p0lanos. Porque não publicam na página oficial e as sugestões poderem ser colocadas directamente “on-line”?
Aguardemos com paciência.

4 comentários:

  1. A memória da cidade não pode estar sujeita aos caprichos de um qualquer arquiteto, ou ao egocentrismo camarário.
    Além de pouco funcional, não acrescenta nada de positivo á cidade, alegremente continua-se a delapidar o património e memória da cidade. Claro está, que quem não nasceu cá, não viveu, não estudou ou trabalhou cá, terá muita dificuldade em perceber isto!

    ResponderEliminar
  2. Não entendo porque não se seguem os bons exemplos de requalificação sem descaracterizar os espaços

    ResponderEliminar
  3. Mais uma ideia que Amaro vai buscar a gaveta dos outros e estarga com um projeto que não requalifica mas descaracteriza.
    Esbanjar dinheiro.
    O estranho é que me lembro que na altura as escavações no largo foram interrompidas por causa de uns vestígios arqueológicos. E agora já não estão lá?
    Gostava de ver o parecer da Direção Regional da Cultura sobre esta obra no Centro Histórico.
    http://www.acg.pt/images/stories/pdf/regenerao_urbana.pdf

    ResponderEliminar
  4. Amaro nem nos projetos consegue ser criativo. Ideias tiradas das intervenções da Praça Velha com blocos em cimento e intervenção tirada dos projetos por concluir de outros tempos.

    "Finalmente, o espaço entre as Portas do Sol e as passadeiras da Igreja da Misericórdia, no Largo João de Almeida, também vai ser intervencionado em termos de piso e de requalificação urbana (160 mil euros). Todos os projectos foram elaborados pelos serviços técnicos da autarquia e a sua execução vai agora ser posta a concurso. Recorde-se que a Guarda tem aprovada uma candidatura de mais de 9,2 milhões de euros ao Programa de Parcerias para a Regeneração Urbana, um investimento comparticipado pelo FEDER em quase seis milhões de euros. Todos os projectos apresentados – 18 no total – devem estar prontos até 2013."

    Mas na altura ficava tudo muito mais em conta.
    http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=576&id=28975&idSeccao=6973&Action=noticia


    Projecto: Programa de Intervenção Urbana da Cidade da Guarda

    "Dar coesão a uma «cidade de bairros» é o grande objectivo do Programa Estratégico de Regeneração Urbana da Guarda, apresentado na passada sexta-feira pela autarquia. A intervenção vai decorrer no centro histórico e nos bairros limítrofes da Luz, Bonfim e Nª Sra. dos Remédios, para onde estão previstos 18 projectos de intervenção social, cultural, económica e ambiental. (...) "Trata-se de conseguir «uma cidade compacta», acrescentou Sérgio Barroso, do CEDRU (Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano), que elaborou o plano de acção da candidatura, já aprovada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e que será comparticipada em seis milhões de euros do FEDER."
    http://www.cedru.com/pt/noticias/46-camara-anuncia-mais-de-9-milhoes-para-regeneracao-urbana-da-guarda-24-abril-2009

    Amaro quis apagar o passado para agora parecer que tudo é dele. Mas dele só são projetos que descaraterizam e retirada identidade. Ideias mal aproveitadas.
    Amaro tem muita falta de vergonha, mas há quem tenha memória.

    ResponderEliminar