quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Caminho de Santiago no Concelho da Guarda

No “Dia da Cidade” foi aberto o caminho que supostamente os peregrinos devotos de Santiago percorriam pelo interior do País, vindos do Sul, até chegar a Santiago de Compostela, onde repousam os restos mortais do S. Tiago.
O Caminho de Santiago no Concelho da Guarda, para quem vem do Sul, começa no limite do Concelho de Belmonte, seguindo para Valhelas, Famalicão, Fernão Joanes, Meios, Trinta, Corujeira, Maçainhas, Guarda, Ramalhosa, Aldeia Viçosa, seguindo para o Concelho de Celorico da Beira.
A inauguração teve direito a cajado, vieira, botelha, passaporte e ademais adereços, além dos promotores da iniciativa, Câmara e Museu da Guarda, também, marcou presença o Ministro do Ambiente. Quem me pareceu que não marcou presença, foi a Diocese, pelo menos nas fotografias postas à disposição, não reconheci ninguém.
Da validade ou não da iniciativa, não me cabe a mim avaliar, mas parece-me pouco lógico que após a inauguração não haja documentação eletrónicas disponível nos sítios oficiais da Câmara e Museu Também se esgotaram na inauguração os documentos em papel.
Louvo a rapidez com que alteraram a posição de uma indicação do caminho, o que levava a que os peregrinos se perdessem logo a seguir à oficina do peregrino.

3 comentários:

  1. Seria recomendável que limpassem, porventura, os trilhos existentes, se é que, ainda, existem. Aquilo não é mais que um traçado imaginário e que percorre os caminhos dos romanos. Caminhos das legiões romanas,e dos negociantes...Talvez, na Idade Média, servissem para os peregrinos. Mas a Idade Média cultivou o Maravilhoso,o sobrenatural!Hoje,abrem carreiros os carreiristas do Turismo religioso(?).É mercado. Isto é para levar a sério? A hierarquia eclesiástica não quis entrar em mais equívocos de natureza religiosa. Já chegam as dúvidas sobre a existência verdadeira do túmulo do santo e as incertezas históricas da vinda deste Apóstolo à Península.

    ResponderEliminar
  2. Saindo da Guarda e entrando em Celorico, qual o traçado?
    Vai para Trancoso?
    Vai para Viseu?
    O que faz um peregrino que neste momento venha de Belmonte, atravesse a Guarda e entra em Celorico? Desiste?

    ResponderEliminar