segunda-feira, 31 de maio de 2010

Guarda: Cruz Vermelha - Feira de Produtos Regionais

Portugal Parou

12H00: Portugal parado
13h00: Portugal parado
12h00: Rádio F, Rádio Altitude, TSF, Antena 1, Rádio Renascença
13h00: RTP1, SIC, TVI, SIC Notícias, RTPN
Portugal parado. É dos camiões? Não
É o José Mourinho que assinou contrato com o Real Madrid e vai dar conferência de Imprensa

“Discurso Politiquês”

O Museu do Côa é de “Grande Interesse Estratégico” é um “Projecto Âncora” capaz de “Alavancar” o turismo nas Regiões da Estrela e do Douro e se se fizerem boas “Parcerias” vai”Potenciar” o “Turismo Enológico” o “Turismo Judaico” e também o “Turismo Religioso”. Pode ainda dar vida às “Aldeias Históricas”.
Em nome da excelência e da insolência.

Liberdade de escolher onde viver

D. Sancho deu Foral a esta cidade da Guarda.
Não nos deu a liberdade de escolher onde viver. Também não transformou a cidade numa prisão, mas quase, porque os Castelhanos não davam passaportes.
A liberdade de escolher onde viver apareceu muito mais tarde, com cartas de chamada.
A liberdade de livre circulação e escolher onde viver apareceu ainda mais tarde.
Agora toda a gente é livre de escolher onde viver, não percebo por isso que tanta gente diga que está farto de viver na cidade da Guarda.
Eu não sou da Guarda e escolhi viver na Guarda.
As auto-estradas estão abertas e ainda não se paga portagem. De comboio é a pagar.
Chegará o comodismo e o deixa andar a tanto?

sábado, 29 de maio de 2010

Generosidade do Dr. Álvaro Amaro

Do Blogue “O Vilanovense” de Vila Nova de Tazem, transcrevo, com a devida vénia, o post que mostra a generosidade do Dr. Álvaro Amaro

“Prenda 250.000 € para "Os Vilanovenses"
Propósito das Comemorações do 75º Aniversário do Clube Futebol "Os Vilanovenses", o Dr. Álvaro Amaro, Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, em reunião realizada para o efeito, na sede da Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem, anunciou que até ao final do seu mandato, em 2013, disponibiliza através de protocolo, uma verba de 250.000 euros, para a requalificação do actual "ringue", ou, para outra estrutura desportiva que "Os Vilanovenses" desejem.
A requalificação do actual ringue em pavilhão desportivo coberto, será efectuada por fases, sendo esta verba destinada à primeira fase.
Como alternativa, poderá ser construído um sintético para futebol de 7 ou ainda outra infra-estrutura.
A decisão sobre a infra-estrutura a construir ou requalificar, será tomada na reunião dos corpos sociais do próximo dia 26 de Maio.
É sem dúvida uma "rica prenda", para um dos clubes mais representativos e ganhadores, do concelho de Gouveia e do distrito da Guarda.
O protocolo entre a Câmara Municipal de Gouveia e o Clube Futebol "Os Vilanovenses" para a nova infra-estrutura, será assinado, no dia 20 de Junho de 2010, dia do 75º Aniversário do Clube Futebol "Os Vilanovenses".

Efemérides da semana

Dia 31 de Maio, Dia Mundial do Não Fumador
Dia 31 de Maio, Dia Mundial sem Tabaco
Dia 4 de Junho, Dia Internacional das Crianças Inocentes
Dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Guarda: Vandalismo ou insinuações?

As duas “pichagens” que abaixo transcrevo e que apareceram em dois edifícios da cidade, foram tratadas pela comunicação social e outros como “vandalismo” e “falta de civismo”.
Não me parece que seja isso, não se inserem naquele tipo de “graffiti” que por aí vão aparecendo.
Mais parecem aquelas insinuações anónimas que proliferam nos blogues.
Creio que não são nada inocentes, apesar de eu não entender as mensagens e poderem ter sido escritas pela(s) mesma(s) pessoa(s)
1
Polícias frustrados andam
A ser bem enganados pela (restante, não consegui ler na fotografia do jornal)
Medo aos planos falhados dos polícias
Querem uma detenção (restante, não consegui ler na fotografia do jornal)
2
Oh Valente!
Diz Santinho
Já ouviste falar na revolução que aí anda?
Ya meu, então não?
São strong eles, ninguém os cala, e ninguém os para …
Pois é, são eles q governam a cidade; ninguém sabe quem eles são, mas as letras deles são das mais puras que andam aí nas ruas

Frase Plagiada

“Uma classe política incompetente e corrupta canibalizou literalmente a “democracia”, isto é, os recursos do Estado, e já nos levou duas vezes em 30 e poucos anos à beira da bancarrota”.
Manuel Villaverde Cabral, Historiador, Comentador, Cronista

Vários elementos de classes profissionais, como por exemplo Historiadores, Economistas, Advogados, Engenheiros, Politólogos, Professores, Médicos, Banqueiros, Bancários, Cronistas, Jornalistas, incompetentes e corruptos canibalizaram literalmente a “democracia”, isto é, os recursos do Estado e já nos levou duas vezes em 30 e poucos anos à beira da bancarrota”
António Oliveira, Bloguer nas horas vagas

Soltaram as paredes

No Verão passado a SIC tinha um concurso de grande audiência em que soltavam paredes (de esferovite) e os concorrentes tinha que passar por ela sem as estragar.

Tantas paredes soltaram que ainda andam por aí à deriva, mas que algumas já foram apanhadas pelos Senhores da Alta Finança, sobretudo Fernando Ulritch e Pedro Ferraz da Costa que não se cansam de dizer que Portugal e os Portugueses estão quase a bater nelas. Não dizem se o material das paredes é pedra, betão ou esferovite. Acreditamos ou desvalorizamos?

“Corremos um sério risco de batermos na parede. Já não depende de nós. O comboio já arrancou há bastante tempo, a parede está lá e a sensação é que os maquinistas não a estão a ver”.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Elisabete Jacinto, Madrinha do Vale Glaciar do Zêzere

Segundo a “última-hora do” do jornal “O Interior” on-line:
“A piloto Elisabete Jacinto é a "madrinha" da candidatura do Vale Glaciar do Zêzere ao concurso das Sete Maravilhas Naturais de Portugal”.
“O nome dos "padrinhos" dos sítios finalistas foi divulgado ontem, em Lisboa”.

Como só ouvi falar desta Senhora por ser condutora de camiões todo terreno nos desertos africanos quem me responde:
Quem a escolheu?
Que ligações tem a Manteigas? E ao Vale Glaciar do Zêzere?
É ela uma defensora da defesa dos “Parques Naturais” e da preservação da Natureza?
Será ela a pessoa mais indicada? Então os nossos montanheiros, sobretudo João Garcia?

Petição FENPROF

“A FENPROF entregou no Parlamento uma petição a exigir que o calendário do ensino pré-escolar seja idêntico ao do básico. Desta forma, segundo Mário Nogueira os Educadores de Infância podem participar em actividades de avaliação e reuniões de agrupamentos. As actividades lectivas do pré-escolar terminam entre 5 e 9 de Julho e as do básico, a 18 de Junho. A petição já tem 5 mil assinaturas”.

Há coisas que não compreendo:
1 – As actividades de avaliação entendem-se como sendo os Educadores a avaliar os meninos?
2 – Porque é que a petição não pede que as aulas do Ensino Básico se prolonguem até 9 de Julho?
3 – Qual o trabalho desenvolvido pelos Educadores no período que não estão em férias de lei?

Curandeiros, bruxos e outros “dotores”

Deixaram-me dois bilhetes no para brisas do carro:

1 - Professor MAMADU (ou talvez mamado?)
“Não à vida sem problema, não à problema sem solução”
“Resultados de casos amorosos e impotência sexual em 8 dias”
Resolve problemas de … “amarração”, “invejas e mau-olhado”, “doenças espirituais”, “fenómenos estranhos”. “Facilidade de pagamentos”. Ainda não faz saldos

2 – Professor “DADA” (ou talvez Tira Tira)
“Espiritualista”, “Com super magia negra e branca mais forte”, ajuda a resolver: “Prender e Desviar, Afastar e Aproximar pessoas amadas”, “Doenças Espirituais”, “Impotência Sexual”, “Maus-Olhados” etc. “Faz trabalho à distância”, “Contacte o grande mestre”, “Marcação pessoalmente; carta ou”.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

O Professor e o Aprendiz

O “Professor”, também Jornalista, Comentador e Afins, nos seus tempos áureos era conhecido por ser maquiavélico, inventor de factos políticos, pronto a manipular a informação e a fazer leituras enviesadas, perito em meter veneno. Não fundou nenhuma escola mas fez escola e deixou discípulos.
Na Guarda há quem lhe siga as pisadas e queira fazer escola, discípulos ainda não tem, mas segue o mestre na sua arte de bem cozinhar em jornalismo.
Julga que faz e desfaz, promove e despromove sente-se único no meio mas começa a ser demasiado primário e terá que pedir explicações ao mestre antes que seja engolido.
Pelo que se lê nos anónimos blogues não vai nada bem.

Itália, Berlusconi e a “Lei da Mordaça”

“Jornalistas, magistrados e partidos da oposição italianos voltam a encontrar-se do mesmo lado da barricada em protesto contra o Governo de Sílvio Berlusconi. A causa é um projecto de lei para limitar o uso das escutas telefónicas em processos judiciais e punir, com multas e penas de prisão, quem as divulgar sem autorização”.
“10 mil euros é o valor da multa a que os jornalistas podem ser condenados se divulgarem as escutas antes do julgamento. Para as empresas a multa sobe para os 500 mil euros”

Os Senhores Deputados José Pacheco Pereira e Paulo Rangel que pertencem à mesma família política do Sr. Berlusconi terão alguma coisa a dizer. JPP esteve, e PR está, lado a lado com os Deputados italianos já lhe teriam dado algum recado?

terça-feira, 25 de maio de 2010

“Futeboladas”

Gosto de futebol, fui dirigente de futebol, vejo futebol mas fico descrente quando:

1 – Oiço dizer ao dono da Beira Interior, Carlos Pinto, que 20 ou 25 Euros por um bilhete para ver um jogo treino da Selecção com os Camarões não é caro. O povo é que está habituado a ter tudo de graça.
O que é isso comparado com os 7 Euros que se pagam para ir ver uma fita ou os 5 Euros por uma bebida?

2 – Oiço dizer a um dos donos do futebol português, José Guilherme Aguiar, que os jogadores vão à selecção porque é uma montra para o mundo e as primeiras coisas com que se preocupam são: os prémios de presença, os prémios de vitória e os impostos que vão pagar.

Arriba selecção.

Oportunidade em política

O Porta-voz de Economia do Partido Popular Espanhol (C. Montoro) propõe em nome do Partido uma lei para proibir o défice público no Estado, nas Comunidades Autónomas e Municípios, diz ainda que os Governantes precisam de ser disciplinados por lei.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros Português, Luís Amado, propôs uma coisa parecida para Portugal mas integrada na Constituição da República Portuguesa.

Reacções em Espanha, eu não li ainda nenhuma.
Em Portugal, os Partidos irmãos do PP que são o CDS e o PSD não pouparam críticas.
Conclusão: As propostas são boas ou más dependendo de quem as apresenta e o interesse político do momento.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Verdade do século XVIII, actual

“É um erro muito comum acreditar que aqueles que fazem mais barulho a lamentarem-se a favor do público sejam os mais preocupados com o seu bem-estar”
Edmund Burke, Filósofo e Político, (1729 – 1797)

Em Portugal está a passar-se algo parecido: Ouvimos e vemos muita gente, bem na vida e/ou a ganhar bem, a defender os pobrezinhos, porque, dizem eles, não têm ninguém que os defenda.
E fazem-se jantaradas com canapés, consommés, marisco, caviar, posta mirandesa, para arranjar fundos para comprar uns quilos de arroz, batata e massa e uns litros de óleo de girassol, que é o que os pobres gostam, (esta é do Quino).

Produtividade e feriados

Duas senhoras Deputadas do PS, tiraram um coelho da cartola para salvar Portugal.
Acabem-se com quatro feriados, acabem-se as pontes e por consequência aumenta a produtividade.
Duvido que elas algum dia tenham trabalhado e saibam o que é produtividade.
Mais tempo no posto de trabalho não implica mais trabalho, mas elas não sabem disso
Quanto a feriados Portugal tem mais 0,5 dias do que a média Europeia.
Quanto a horas trabalhadas, Portugal está na casa das 1750 horas ano, a média da OCDE é na casa das 1760 e por exemplo Alemanha e França rondam as 1500 horas ano (que grandes calões).
Partem de pressupostos completamente errados.
Deveriam propor é que todos os organismos fizessem um calendário de trabalho anual em que entrariam as férias, as pontes e os feriados e todos saberiam com que contar.
Podem começar pela Assembleia que até agora não tem sido exemplo de produtividade.

domingo, 23 de maio de 2010

O Hospital Central da Covilhã e o Hospital Lateral da Guarda, toc toc toc

(toc, toc, toc, som que se ouve na Rádio quando se discursa. É o orador a bater na mesa para pararem as gargalhadas e começarem as palmas)
Alguns políticos e a Rádio Altitude, toc toc toc andam entretidos com as declarações de Carlos Pinto toc toc toc. Carlos Pinto reivindica para o Hospital da Covilhã (Será da Covilhã?) toc toc toc o estatuto de hospital Central toc toc toc.
Entretêm-se a discutir toc toc toc os ditos uns dos outros sem consequências práticas toc toc toc.

Eu, deste meu sítio toc toc toc reivindico para o hospital da Guarda toc toc toc o Estatuto de Hospital Lateral toc toc toc,.
Hospital Lateral é o hospital actual e mais o hospital renovado, com as valências actuais mais as valênvias que faltam à Covilhã e a Viseu para serem Hospitais Centrais toc toc toc toc toc toc porque como se sabe o Hospital de Viseu é Central só de papel e pelos vistos é o que quer a Covilhã o certificado de Central mas valências para ser central nem vê-las toc toc toc
Os políticos da Guarda, esses que bláblábláblá é o que deveriam reivindicar. Toc toc toc toc

Efemérides da semana

Dia 24 de Maio, Dia Europeu dos Parques Naturais
Dia 25 de Maio, Dia Mundial de África
Dia 25 de Maio, Dia Internacional das Crianças Desaparecidas
Dia 25 de Maio, Dia Europeu dos Vizinhos
Dia 26 de Maio, Dia Nacional do Bombeiro
Dia 29 de Maio, Dia Internacional das Forças de Manutenção de Paz da ONU
Dia 29 de Maio, Dia Nacional da Energia
Dia 30 de Maio, Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Pele

sábado, 22 de maio de 2010

TMG: Um Concerto e uma Récita

O TMG apresentou na última semana (15 e 21 de Maio) dois espectáculos de características completamente diferentes a que assisti e faço alguns comentários.

1 – Deolinda, Concerto ao lado
Conhecia os Deolinda da Rádio e do CD e criei algumas expectativas em relação a eles.
A sala estava esgotada com muitos fãs, alguns quase em delírio.
Para mim foi ma grande decepção, duas violas estridentes, uma cantora aos berros a comer quase todas as palavras e uma encenação engraçadinha da Ana Bacalhau, fizeram os espectáculo. Não sai antes do fim porque não houve intervalo mas aproveitei o “encore” para sair, porque não mereciam e porque já me doíam os ouvidos.

2 – Rigoleto de Verdi pela Companhia Estúdio Lírico de Madrid
Foi um muito bom espectáculo, boas vozes e bons músicos a que assistiram cerca de trezentas pessoas, não gostei muito da encenação, cenários e guarda-roupa, so século XIX, gostava de ter visto mais século XX e esperava isso pela fotografia do cartaz anunciante e pelo nome da companhia, mas valeu a pena com o público informal e roupa informal.

Em relação à pouca participação do público gostaria de colocar algumas questões:
Porque razão as récitas de ópera no TMG tinham lotação esgotada?
O público da região fartou-se de Verdi em particular e da ópera em geral?
Será a crise e não há dinheiro? Sempre ouvi dizer que a ópera em Portugal era para melómanos e para gente da “Alta” que não está em crise.
É da estação do ano que não permite o uso das peles e dos fatos de gala?
Já toda a gente se viu e foi visto na ópera e já não é preciso mais?
Ainda será “chic” ir à ópera?
Responsa se alguém souber, porque a verdade é que a ópera já não esgota o TMG.

Nota 1: Para quando Richard Wagner, será possível?
Nota 2: O espectáculo dos Cossacos de Don era muito caro e esgotou

Teia molhada

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Pausa

Jornadas de convívio, antigos qualquer coisa

Cada vez mais se lê nos jornais, notícia e ou anúncio, a convocar os “Antigos Qualquer Coisa” para um encontro convívio a realizar na cidade X, no Restaurante Y.
O programa é mais ou menos assim:
10H Concentração, 11H Romagem ao cemitério, 12H Missa, 13H Almoço convívio, 16H Jogos e Música, 18H Fim do convívio.
E então temos os convívios do 6º Pelotão, da Companhia 2727 e do Batalhão Nº 32. São os convívio da Turma F do 6º Ano de 1949, dos Lobitos do Jardim de Infância de 1973, dos alunos internos do lar no ano de 1977, os antigos alunos do Rocha e os antigos pensionistas do “Lar Boa Vida” do ano de 2010.
Não sei que febre deu aos jornais para fazerem “disto” notícia.
Lá que anunciem ainda vá que não vá, mas fazer notícia de relevo não se compreende a não ser para encher.
Nota: Informem o número de participantes

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Lula da Silva: Um Presidente

O Presidente Brasileiro Lula da Silva, está em fim de mandato.
Onde estão aqueles que logo após a tomada de posse diziam no poder está agora:
“Um Basista”, “Um Operário sem Cultura”, “Um Comunista”, “Um Metalúrgico Absentista”, “Um Gaffista”, “O Brasil agora é que vai ao fundo” e outras coisas mais
Onde estão agora?
A carpir o seu desgosto, porque Lula da Silva foi um grande Presidente. O Brasil e o Mundo devem-lhe muito, porque deu muitas lições.

Professores são trabalhadores?

A FENPROF, Sindicato dos Professores, Convoca assim os professores para uma manifestação:
“Manifestação Nacional de Professores e de todos os trabalhadores portugueses”
Porque distingue? Não se querem misturar?

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Audiências: Jornais regionais

Notícia de 1ª página “Nova Guarda é o maior e o mais lido”. “Líder em todos os segmentos”
“O estudo da Marktest” mostra que só dois semanários do Distrito da Guarda têm suficiente audiência para constarem do importante instrumento de trabalho colocado à disposição das empresas …” “… os jornais são Nova Guarda e Terras da Beira … o primeiro é líder com 13,3% e o segundo com 10,4%”
Nenhuma referência aos outros jornais “Interior” e “ A Guarda”.
Mais nenhum outro jornal faz menção a este “Bareme Imprensa Regional 2010”

Manteigas: Termas varridas do Distrito

O jornal “Interior” trás um artigo “Termas do Distrito à espera de mais aquistas este ano”
Notícia de primeira página com fotografia.
Não sei porque carga de água eliminam as termas de Manteigas.
Falam de Longroiva na Meda, Cavaca em Aguiar, Fonte Santa em Almeida e Cró no Sabugal.
De Manteigas nem cheiro.
Será por serem da INATEL? Fecharam e eu não sei? Ou porque Manteigas se passou para Castelo Branco absorvida pela Covilhã?
Um deslize inexplicável.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Manipulação

Toda a Comunicação Social diz nos seus títulos que o Senhor Presidente da República, Cavaco Silva, vetou a lei do casamento entre homossexuais devido à grave crise económica que atravessamos.
Não é verdade. O Senhor Presidente disse que não vetou a lei porque as forças políticas que aprovaram a lei são as mesmas que estão no Parlamento e nova aprovação obrigaria o Presidente a votar a lei.
Primeiro a verdade depois a manipulação.

Portugueses analfabetos

“Deixa lá, filho, não te apoquentes, quanto mais tempo ficares no colégio mais pessoas importantes conheces, o mundo é mais dos conhecidos que dos sabidos”
Inês Pedrosa, Nas Tuas Mãos

Esperar sentados …

D. Sebastião vai regressar num dia de nevoeiro.
O Sporting acerta na escolha do treinador.
O mundo vai ser abastecido só de energias renováveis.
O petróleo volta aos 20 dólares.
Vamos aprender a viver só com o dinheiro que temos.
O teatro vive sem os subsídios estatais
Pinto da Costa passa a pasta a outro.
Os desfiles de moda têm algo que se consiga vestir
A justiça vai ser célere e, por isso, justa.
“In Única, Expresso de 15 de Maio de 2010”

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Comentadores e cronistas

Não sei o que se anda a passar com os cronistas regionais e nacionais.
Não sei se não sabem ler, não sei se escrevem de ouvido, não sei se são preguiçosos ou que não têm tempo disponível para ler os jornais e só têm para escrever e comentar não sei o que se passa.
Vem isto a propósito de, cada ver mais, ouvir e ler crónicas a partir de títulos de jornais que como se sabe são preparadas para atrair os incautos que se regem pelos títulos para comprar os ditos.
Só que os títulos são o chamariz e mesmo em jornais de referência o que se escreve em título de primeira página não corresponde, depois, ao corpo da notícia.
Mas comentadores e cronistas não se importam. Ninguém lhe pede responsabilidades e mesmo depois de saber que comentaram e “cronicaram” sobre assuntos que depois não se confirmam, nunca pedem desculpa nem nunca corrigem o seu erro. Infelizmente começa a haver muita gente assim mas os Órgão de Comunicação “pelam-se” e às vezes digladiam-se por obter a sua colaboração e depois dá nisto.
Ainda pensei em apresentar alguns exemplos, mas não o faço, mas deixo à consideração dos leitores e ouvintes a triagem de quem é honesto e de quem o não é.

Nota. Dois cronistas do Público, Mário Nogueira (da Fenprof e ocasional cronista) e Santana Castilho, dois heróis dos Professores zangaram-se e o Castilho desafiou Nogueira para um duelo a realizar num qualquer auditório e com obrigatoriedade de acta. Espero os próximos capítulos.

domingo, 16 de maio de 2010

Saber Ser dos Políticos

No dia 14 de Março de 2010 enviei um correio electrónico ao Sr. Deputado do PS, José Marques. Nem por cortesia acusou a recepção do meu correio.

No dia 14 de Abril de 2010 enviei a mesma informação ao Sr. Governador Civil. Não sei se recebeu ou não.

No dia 13 de Maio de 2010 enviei a informação à Sra. Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social.
No dia a seguir, 14 de Maio, recebi do Chefe de Gabinete, por correio electrónico, a informação que o assunto foi encaminhado para o Gabinete do Sr. Secretário de Estado da Solidariedade Social.

Não sei se o tema vai ter seguimento mas pelo menos sei que neste sector há respeito por quem contacta.

Já não é a primeira vez que isto me sucede em que as figuras de primeira linha não ligam nada e as figuras de topo darem resposta.
É tempo de mudar até porque se ouve dizer que todo o correio tem resposta.
Pode não ter seguimento e o assunto não ser pertinente, mas isso é outra questão.

Eh Morcon

sábado, 15 de maio de 2010

Efemérides da semana

Dia 15 de Maio, Dia Internacional das Famílias
Dia 17 de Maio, Dia Mundial das Telecomunicações
Dia 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus
Dia 29 de Maio, Dia Europeu do Mar
Dia 21 de Maio, Dia Mundial para o Desenvolvimento Cultural
Dia 22 de Maio, Dia Internacional da Biodiversidade

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Câmara da Guarda - Continua o mau perder

Ouvi hoje na RA, no programa “meias palavras” que se constava, que a vitória do PS e de Maria do Carmo nas eleições Autárquicas de 2001 teriam sido ganhas na secretaria.
Quem disse: Ana Manso. Os dois outros presentes, Fernando Cabral e Rui Isidro, não comentaram e deixaram passar em claro estas afirmações.
Porque raios se desenterram resultados com 9 anos? Porque só agora? Será que eu andei distraído?

Benfica, o clube do regime

Alguns Patacôncios do Norte, encabeçados por Pinto da Costa andam a propalar pelo mundo português que o Benfica é o clube do regime (Não dizem que regime).
Hoje um dos secretários, crítico de televisão vem num jornal de referência mandar mais umas atoardas. Nem lhe escrevo o nome pela inutilidade.
O Pinto ainda fez o Apito mas este tipo só diz asneiras e fervilha ódio.
Regionalistas de terceira não entenderam que com este procedimento o Futebol Clube do Porto nunca será um clube de todo o País, como é o Benfica e o Sporting

Nota: Patacôncio é um rival do Tio Patinhas nos desenhos da Disney Possui um secretário, que frequentemente o ajuda em seus planos diabólicos contra Patinhas.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Ligações entre Agências de Rating e Bancos

O Procurador de Nova Iorque está a investigar a relação entre bancos e agências de 'rating', abrindo nova frente entre a Justiça e o sector financeiro norte-americano, noticia hoje o New York Times.

Guarda: Passado e Presente - Praça Velha

quarta-feira, 12 de maio de 2010

A mais reaccionária do ano

Anda por aí muito boa gente a fazer contas. Quanto pode custar a tolerância de ponto do dia 13 de Maio.
Eu digo que é só lucro. 700 Mil funcionários públicos ficam em casa. Qualquer estado aguenta pelo menos um dia sem os serviços públicos.
O que o Estado vai ganhar é o subsídio de refeição. Como não trabalham não têm direito a comer por isso O Ministro das Finanças pode encaixar mais de 3 milhões de Euros.
Venham mais tolerâncias

Guarda: Passado e Presente - Hotel e Jardim

Benfica campeão

Segundo Domingos Paciência o Benfica jogou contra 10 em um terço do campeonato (900 minutos). Segundo o jornal público foram 400 minutos (15 por cento, um sexto).
Nas contas deste “Sol” que é do Benfica, o Domingos jogou sempre com pelo menos 13 jogadores, quando não era o árbitro, era o P. da Costa, quando não era este era o outro Costa e mais ainda, os mais de sessenta jogadores que o dito Costa vai espalhando pelos clubes satélite.
Este Domingos também pertence ao “clã” do Costa.

terça-feira, 11 de maio de 2010

A capela do Mileu e as bombas de gasolina

Fórum Altitude

Ainda não percebi este programa das terças-feiras da Rádio Altitude.
Não sei se existe para dar voz aos políticos regionais ou se são os políticos regionais que se servem do programa.
Também não sei se são os políticos que se oferecem ou se é o Altitude que convida
São sempre os mesmos a dizer sempre a mesma coisa.
Já tentei entrar duas ou três vezes no programa e ainda não consegui

Bolsas a descer

Acabou-se a euforia do Benfica e das Bolsas.
Já começaram a descer e tudo voltou à terra. A Grécia mantém-se e a Merkel perdeu umas eleições.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

As bolsas a subir por causa do Benfica

Os analistas dizem que a subia brutal, hoje, das bolsas mundiais se deve ao acordo Europeu para criar um fundo de emergência aos países necessitados.
Mais uma vez e enganaram
A subida deve-se à conquista do Campeonato Português pelo Benfica. O campeão, Benfica, tal como o Porto e o Sporting, estão falidos e esta injecção de capital no Benfica, vinda da Europa, via UEFA, fez acreditar os Mercados que os milagres são possíveis e a possibilidade de o Benfica cair na bancarrota foi afastado, pelo que ficou tudo muito animado.
Declaração de interesses: Eu sou do Benfica

Casa de repouso de Belém

domingo, 9 de maio de 2010

Efemérides da Semana

Dia 13 de Maio, Dia Mundial da Hipertensão
Dia 15 de Maio, Dia Internacional das Famílias

Novas Notações das agências

As Agências de “Ratting” criaram novas notações especialmente dirigidas aos Portugueses. Parece que chegaram à conclusão que assim era uma linguagem mais directa e apelativa

AA - Mas são verdes
AAA - Minha machadinha
OHOHOH – Tenham cuidado
HIHIHI – Isto começa a ter piada
AIAIAI – Já estão à rasca
UIUIUI – Já estão F … tramados
F da P – Acabar com férias no Algarve e Caraíbas
PORRA – Retirar 13º e 14º
FOFOFO … - Acabou-se, vem aí o FMI

sábado, 8 de maio de 2010

Quartéis da GNR e da PSP

Ontem esteve na Guarda o Sr. Ministro da Administração Interna para informar que as obras do quartel da GNR vão começar no segundo semestre de 2010, tem um prazo de construção de um ano e portanto será inaugurado antes do final de 2011.
O quartel da G NR vai ficar junto à rotunda do Parque Industrial, VICEG, sendo um terreno de 20 mil metros quadrados e uma área coberta de 9 mil metros quadrados.
O quartel da PSP será construído nos terrenos que hoje são ocupados pela GNR, no terreno envolvente do antigo Convento de S. Francisco e o projecto está a ser executado.
Vamos acreditar que seja desta vez

Andar em círculo no TGV/Novo Aeroporto

A polémica em torno da construção do TGV e do Novo Aeroporto recomeça.
Não sei se está na estaca zero ou na estaca vinte e quatro.
Precisamos de voltar a responder: Este investimento é preciso?
Parece que toda a gente já está de acordo que é preciso. Muito poucos contestam a sua necessidade.

Então se é preciso deve construir-se. Não há alternativa.

Nota: Parece que Vítor Constâncio é a favor do adiamento destas obras, quem há pouco tempo dizia que era incompetente já mudou de opinião agora é o melhor do Mundo

sexta-feira, 7 de maio de 2010

PSD e a Câmara da Guarda

Porque é que o PSD nunca conquistou a Câmara da Guarda?
Álvaro Amaro: É preciso ter calma porque “Cadelas apressadas têm filhos cegos”
Miguel Relvas: Porque os candidatos do PSD não foram os melhores

Duas teclas comandam o Mundo

Já sabíamos que no gabinete do Presidente dos EUA havia uma tecla vermelha que quando accionada despoletaria a guerra nuclear.
Ontem com o “CRASH” da Bolsa de Nova Iorque há mais uma tecla que comanda o mundo financeiro e faz rebentar a guerra.
A explicação para o que aconteceu ontem foi que alguém, não se sabe quem, em vez de carregar na tecla “M” de milhões carregou na tecla “B” de biliões e assim deu ordem de venda de biliões de acções e a América entrou em pânico.
Eu não acredito nesta história por ser demasiado simplória mas tudo é possível.

AVISO: Filmes 3D engravidam

“Depois de um ano numa base militar no Iraque, XX, chegou a casa e teve a surpresa da sua vida: a mulher, YY, deu à luz um bebé durante a sua ausência. Mas o insólito não termina aqui. O casal de raça branca deu à luz um bebé negro. Mas YY rapidamente encontrou uma explicação para o sucedido. A mulher de 38 anos garantiu ao marido que a criança foi concebida enquanto assistia a um filme pornográfico em três dimensões.
“Não vejo porque desconfiar dela. Os filmes em 3D são muito reais. Com a tecnologia de hoje tudo é possível”, disse XX, que assumiu a criança.
YY explicou que foi ver um filme porno em 3D com as amigas. “Um mês depois de ver o filme comecei a sentir enjoos e o resultado está aí. Vou processar o cinema e os produtores”, afirmou. “Ainda bem que o meu marido acredita em mim e sabe que eu sou fiel”, acrescentou.
Jornal on-line “I” de 06 de Maio

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Guerrinha ULS / Bombeiros

A guerrinha entre a Unidade Local de Saúde e a Federação dos Bombeiros acabou com a assinatura do tratado de paz e com a supervisão do Governador Civil da Guarda.
Afinal parece que não havia grandes divergências, apenas foram feitos pequenos acertos de terminologia.
Conclusão: Todos se pelam por uma boa discussão e uma boa reunião, mesmo que as conclusões sejam nulas.

Hospital Central de Celorico

Exmo. Senhor Dono dos Hospitais
Considerando que Celorico está na confluência das Auto-estradas de Portugal
Considerando que Celorico está na confluência das linhas de caminho de ferro, actuais e futuras.
Considerando que os Hospitais Centrais da Europa estão localizados fora dos aglomerados urbanos.
Considerando que o talvez futuro Hospital Central da Covilhã vá servir o Pinhal sul.
A Assembleia Municipal de Celorico vem exigir a V. Exa. que de imediato mande construir o Hospital Central de Celorico para servir o Pinhal norte.
Votos contra: Zero
Abstenções: Zero
Votos a favor: Todos os presentes
O Presidente da Assembleia Municipal

Nota: A moção não foi bem assim, foi quase, mas podia ter sido.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Comissão de inquérito TVI

Por agora a maior e mais importante descoberta foi descrita pelo Deputado Semedo do BE e Relator, diz assim:
O dia 17 de Maio, último dia do prazo para acabar o relatório, é segunda-feira. Antes temos o dia 16 que é Domingo, o dia 15 que é sábado e o dia 14 que é sexta-feira e que temos de ouvir o Polanco.
E esqueceu-se de dizer que no dia 13 fecham as escolas e há tolerância de ponto.

Decreto-lei 01/10 de 01/05/10, Pontes e Tolerância de ponto

Considerando que a República Portuguesa é uma república laica
Considerando que há uma separação entre a república e as igrejas
Considerando que uma grande parte dos Portugueses são republicanos
Considerando que há Portugueses que professam diversas religiões

Decreto que todas as tolerâncias de ponto e pontes ligados a datas religiosas sejam imediatamente abolidas.
Assim deixará de haver tolerância de ponto no Natal, na Páscoa e no Carnaval.

Quanto aos feriados exclusivamente religiosos vai a proceder-se a uma análise detalhada e deverão ser abolidos dentro de 3 anos e definidos por portaria

A bem da Nação
O Presidente Republico
AA OO

terça-feira, 4 de maio de 2010

Cultura para elites, cultura para o povo

Os Deputados Municipais do BE, sempre que podem, escrevem e dizem que a cultura programada pelo TMG é só para elites.
Eu estou de acordo com eles, porque o povo da Guarda é um povo de elite.
Se não o fosse e quisesse a cultura que o BE quer, teria acudido em massa à conferência/colóquio organizada na Guarda por aquele partido.
Segundo as informações que me chegaram só havia duas pessoas sala. A conferencista e mais uma. Dirigentes do BE nem um. Isto sim é que é cultura/colóquio para elites.

A História vai quase repetir-se?

No próximo dia 10 de Maio uma delegação de ex-ministros das Finanças vai ser recebida pelo Sr. Presidente da República.
Será a versão Financeira da famosa “Brigada do Reumático” militar?

segunda-feira, 3 de maio de 2010

domingo, 2 de maio de 2010

Os Provincianos da Beira

Na crónica semanal de ontem, sábado, no jornal “Público” escreve Vasco Pulido Valente:

“Sócrates gostava de nos legar um Portugal fantástico, como essa América que ele viu na Beira em séries de televisão para provincianos”

Completamente errado.

Os provincianos da Beira viam os filmes provincianos que a TVE (Televisão de Espanha) nos transmitia, com os cumprimentos de Franco.
Na Lisboa cosmopolita de VPV, via-se e aprendia-se com todos os gloriosos filmes americanos que Salazar queria e deixava que se vissem e com isso VPV aprendeu e se tornou cosmopolita.

Guarda - Cidade 5 EFES

Li na Comunicação Social e gostei: As vocações intemporais da Guarda

FIEL - Cidade Histórica – Fiel
FARTA - Cidade de Comércio – Farta
FORTE - Cidade de Cultura – Forte
FRIA - Cidade de Montanha – Fria
FORMOSA - Cidade Compacta – Formosa

Não sei se isto tem a ver com alguma estratégia de promoção da Guarda mas que é uma boa base e é bonito, lá isso é.

sábado, 1 de maio de 2010

Efemérides da Semana

Dia 3 de Maio, Dia Mundial do Sol
Dia 3 de Maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
Dia 4 de Maio, Dia Internacional do Bombeiro
Dia 9 de Maio, Dia Mundial das Aves

Não se ganha. É alguém que perde

Nas eleições concelhias do PSD o Manuel ganhou as eleições ao João por 160 a 151
Mas para o candidato perdedor há uma nova teoria, quem ganha não ganha, quem perde é que não ganha.
Na hora da derrota disse: “É uma derrota do João Prata e uma vitória do Partido. Não é uma vitória de Manuel Rodrigues”.