quarta-feira, 9 de julho de 2025

4 - Intervalo político – Inaugurações

1 – À sombra deste plátano centenário, aqui esquecido, que há mais de 20 anos espera uma placa de inauguração, aqui estamos nós, sempre atentos.
Esta será a primeira, do milhão de árvores, que um dia nascerá no grande bosque da cidade.
2 – Com vinho e água engarrafada, inauguro a chegada de água canalizada a este chafariz.
É fresca e boa.
 
Um desabafo sem evidência científica:
 Nos países ricos do centro e norte da europa, os caminhos agrícolas são de terra e ou gravilha, muito pouco alcatrão, por lá passa muito transito de bicicletas, motas, tratores, automóveis e até grandes provas de ciclismo
Em Portugal, dizem que é um país pobre, alcatroamos caminhas agrícolas onde poderão passar por mês, 3 bicicletas, 12 motas, 20 tratores e cinco carros. Eventualmente, no verão passarão, veículos de bombeiros e por vezes veículos todo terreno.

35 comentários:

  1. Isto é uma patologia grave. É um transtorno obsessivo compulsivo. Este senhor está numa cruzada interior e não olha a meios para atingir fins. O poder cega-o, está cego, transtornado, não consegue pensar noutra coisa que não seja o dia das eleições e quem vai votar nele.

    ResponderEliminar
  2. Somos uns atrasadinhos. Governados por atrasadinhos eleitos por atrasadinhos. Não poderíamos não ficar atrasadinhos.

    ResponderEliminar
  3. Os caminhos agrícolas deveriam ser sempre de terra. Mas de quatro em quatro anos lá vem a maldição do alcatrão. Muitas vezes melhor do que a grande maioria das ruas da cidade.
    Um péssimo hábito que se iniciou no último mandato de Joaquim Valente e que tem tido muitos seguidores. O amigo que tem uma casa, o apoiante que tem lá um terreno e juntas que não percebem nada da verdadeira essência da ruralidade.

    ResponderEliminar
  4. E podem passar veículos de emergência de figadeira

    ResponderEliminar
  5. Aqui chegados a culpa só pode ser das pessoas. Se quiserem ser enganados outra vez é ir lá e votar

    ResponderEliminar
  6. O próximo passo é inaugurar uma carrada de lenha de azinho, 30 sacas de batata, 20 ou 30 estacadas de feijão verde
    Se puser placas de inauguração nos feijões também serve de estacada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica a ideia para a Feira que já Farta.

      Eliminar
  7. As fotos representam a estação da Via Sacra, “O Cireneu ajuda-o a levar a cruz”.

    ResponderEliminar
  8. Eu fui convidada e agora extendo o convite a toda a Guarda

    Caro(a) Companheiro(a):

    A Comissão Política da Secção da Guarda do PSD manifesta o seu profundo regozijo por ver acolhida, com todo o empenho, pela Comissão Política Nacional, a proposta por nós apresentada, e simultaneamente sente-se honrada com a adesão e disponibilidade do Prof. João Prata, que aceitou, com elevado sentido de responsabilidade, este novo desafio em representação do nosso PPD/PSD.

    O Prof. João Prata, candidato sólido e comprometido, encarna os valores do PSD e coloca-se ao serviço do desenvolvimento, da coesão social e do bem-estar no nosso concelho. Esta sessão representa uma oportunidade única para:

    Ouvir directamente as suas prioridades e visão estratégica para a Guarda;
    Apresentar propostas, sugestões e destacar preocupações locais;
    Reforçar a nossa união e determinação rumo às próximas eleições autárquicas.
    Acreditamos firmemente que a sua participação activa será decisiva para dar voz ao projecto e edificar uma candidatura vencedora. Esperamos contar consigo para uma sessão envolvente, participada e inspiradora!

    📅 Data: 14 de Julho de 2025

    🕖 Hora: 21h00m

    📍 Local: Auditório Centro Social e Cultural de São Miguel - Avenida da Igreja, Guarda‐Gare



    Saudações Social Democratas,



    O Presidente da CPS/PSD Guarda:



    Júlio M. P. Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso vai dar umas belas fotografias para a cidade inteira gozar. O Prata é que tem a culpa de os deixar meter as mãos na candidatura e colher louros. Não fizeram nada para este desfecho.

      Eliminar
    2. Não fizeram nada e querem parabéns? Pataratas autênticos

      Eliminar
  9. Presidente ridículo. E na Assembleia Municipal da gritos de meia noite

    ResponderEliminar
  10. 200 metros de estrada arranjados em julho de 2024, inaugurados em junho de 2025 e claro está com uma placa. Isto é mau demais.

    ResponderEliminar
  11. Vamos ao vinho. Está a chegar esse produto de campanha do PG . É já sexta

    ResponderEliminar
  12. Senhor Oliveira. Fiz a 4 classe antiga, no espaço que e hoje o centro cultural. Tive bom no exame o que era uma nota muito boa. Como os meus pais não tinham posses não continuei os meus estudos para médico e fiquei me por aqui. Ainda andei embarcado e hoje tenho uma reforma da casa do povo. Amigo Oliveira: nessa altura a professora da 4 classe tinha uma régua com 5 olhinhos que utilizava com frequência. Ela obrigou -nos aprender e a decorar esta frase em latim: Quidquid latet apparebit, nil inultum remanebit", ou seja, tudo o que está oculto aparecerá, nada ficará impune. Perceberam? Se não perceberam eu tenho muito jeito para fazer desenho.

    ResponderEliminar
  13. Pelos vistos o PSD não aprendeu nada com 2021. Ainda não perceberam que a maior força do PG é a falta de qualidade dos representantes do próprio PSD que afastam as pessoas, principalmente as das freguesias.
    Não há um presidente de junta ou assembleia de freguesia que fale bem desse tal MP3 Santos
    Desde 2017 que o PSD não tinham um bom candidato, mas a continuar assim o bom candidato vai acabar conspurcado e ultrapassado pelo Sérgio Costa.

    ResponderEliminar
  14. Como diz o nosso povo: vale mais cair em graça do que ser engraçado. É verdade senhor Oliveira. O senhor caiu em graça. É bom ser bom.

    ResponderEliminar
  15. Alguem me diz quando é que o Sergio Costa inaugura alguma coisa de palpavel para a cidade. Só o vejo assinar papeis e os eleitores que esperem que ele ganhe. Caso contrario nao tem obra. Triste executivo.

    ResponderEliminar
  16. Sergio Costa um homem sem obras mas cheio de power points. Gostei de ver todos staff da camara na antiga residencia ao pé do escocês a olhar para a televisão. Nova forma de fazer politica. Só falta porem lá uma placa” aqui foi vista em 3D a obra que um dia o Sr presidente pensa fazer aqui”

    ResponderEliminar
  17. Algum amigo do presidente lhe peça por todos os santos da Guarda que dantes eram do bairro para parar de inaugurar cem metros de caminho de quinta. Pela Guarda.

    ResponderEliminar
  18. Oliveira, faltou um provérbio
    https://www.facebook.com/share/1RXptcxy3S/?mibextid=WC7FNe
    Os militantes da JSD falsificadores foram suspensos 18 meses
    "De pequenino se torce o pipino"

    ResponderEliminar
  19. Quanto é que este presidente já gastou em placas? Seria útil perguntar-lhe na última Assembleia Municipal o valor. Diga lá quanto gasta em placas. Se calhar gasta mais nas placas das aldeias do que em material de estudo para as escolas ou equipamentos para o teatro. Mas é um senhor! Não se lhe pode dizer nada que é logo, não me interrompa!

    ResponderEliminar
  20. É hora de pensar
    "Fomos enganados"
    É hora de agir
    "Votar contra o engano"

    ResponderEliminar
  21. A revolta popular da Guarda pode ser "A placada" . Se acharem que devem continuar nesta azáfama de inaugurações, bailaricos e jogos na erva não venham responsabilizar o Sr Oliveira. quem vos avisa vosso amigo é

    ResponderEliminar
  22. Gosta dos muros de pedra? Coisa linda pá- este homem é um ponto.

    ResponderEliminar
  23. Monteirinho e Prata vão meter a viola no saco no dia em que aparecerem umas máquinas a começar os trabalhos na rotunda da ti jaquina. É nesse dia que Sérgio Costa garante a maioria absoluta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que máquinas? As expropriações vão demorar anos

      Eliminar
    2. Absoluta? Sérgio Costa tem é que pensar em voltar ao emprego no dia 13 de outubro.

      Eliminar
  24. Só se, entretanto, lá colocarem as máquinas só para inglês ver, a abrir e a fechas as mesmas valas, enquanto não se derem as eleições. Quem fez este comentário não percebe nada de obra pública. Tem noção de quanto tempo se demora a fazer as expropriações? nl

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 2 palavras: posse administrativa.
      E um conselho grátis: ler o código do processo administrativo antes de escrever em blogs

      Eliminar
    2. Mas qual posse administrativa? Desde quando é que a mera posse administrativa permite construir sem expropriações? Esta tudo doido
      A propriedade só se transfere pela expropriação! Quem lhe disse isso enganou-o bem mas digo-lhe mais a posse administrativa caduca ao fim de 90 dias! Vá ler o código! 90 dias
      Eu pergunto : não terão já passado os 90 dias? Não vão passar antes de serem feitas as expropriações ?
      Esta cartilha do PG não é amadora, apenas tem segundas intenções.

      Eliminar
    3. Esta rapaziada ainda não percebeu que se o município evocar o manifesto interesse público, a expropriação é quase instantânea

      Eliminar
    4. Evocar? Ou invocar?
      A expropriação é instantânea onde? Só se for no seu mundo
      Rapaziada é a sua

      Eliminar