sábado, 31 de dezembro de 2016

Fim de ano: Vídeo mapping e fogo-de-artifício virtual

Guardaluz, espectáculo, da autoria de “O Cubo”, será apresentado às 00:00 e às 01:30, do dia 1 de Janeiro de 2017, repetindo-se também no primeiro dia do ano em três sessões, a realizar às 18:00, às 20:00 e às 21:30, adianta a autarquia.
GuardaLuz aborda temas como a natureza (enaltece o rio Mondego e as montanhas), a história (homenageia o rei Dom Sancho I e os ícones históricos do concelho), a cultura (tradicional cestaria e azulejos) e o futuro (apresenta a Guarda como uma cidade moderna e em constante evolução).
O espectáculo "culmina com um ambiente de festa e a projecção de fogo-de-artifício virtual, deixando um convite à celebração do novo ano", refere a nota.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Habitação ou rotundas?

Parte da entrevista do Presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, ao jornal “Público”. Pode ler completa em:
https://www.publico.pt/2016/12/29/sociedade/noticia/temos-acordos-para-alcancar-os-1200-postos-de-trabalho-nos-proximos-dois-anos-1755540
Já há falta de casas?
Esse é um indicador que mostra que alguma coisa mudou. Nós não tínhamos T1 e T2. Nós não tínhamos mercado de arrendamento. Hoje, temos mercado de arrendamento e estamos com carência de casas por causa da atracção de jovens e não só que trabalham aqui. Nem tudo é simples em muitos aspectos numa terra de cerejas que de repente também é terra de tecnologias de informação e comunicação. Já estamos a fazer a ligação entre a parte agrícola e a tecnologia. Ajuda termos cá estas empresas, porque trazem muita massa crítica. Isto não é só postos de trabalho directos, não é só riqueza, é uma coisa que é intangível mas que faz a diferença, que é a democratização da inovação. Ter acesso a inovação é importante para o que pode ser a regeneração do território.
E a habitação?
Pois isso é um problema. Já estamos a mobilizar e a sensibilizar [construtores civis], pelo menos há dois anos a esta parte. Estamos a ganhar notoriedade e as pessoas começam a acreditar. Começa a haver muito mais investimento também na componente imobiliária para o mercado de arrendamento, coisa muito difícil porque no interior do país houve muitas falências, muitas mesmo. Alguns lotes, na zona consolidada da cidade, ficaram a meio com a crise. Vamos dar um impulso para facilitar a regeneração das casas e alguma construção na zona consolidada. Vamos precisar de 350 a 400 fogos nos próximos dois anos e meio.
Quanto é que a câmara gasta por ano com este programa?
À volta de 140 mil euros. Isto tem um payback de cinco anos e meio, ou seja, em cinco anos e meio eu recebo todo o dinheiro público que investi. Isto é sensivelmente tanto quanto pode custar a requalificação de uma rotunda, para falar em algo que se associa muito aos autarcas.
Eu tenho muitas rotundas que não estão requalificadas, que não têm nada lá em cima. Fazer uma obra é a coisa mais simples para um autarca. Às vezes, o difícil é pagá-la. É diferente atrair uma empresa ou fazer com que as empresas do concelho se internacionalizem ou que start-ups vejam aqui um bom ecossistema para se desenvolverem. São valências novas. Já temos acordo com a base tecnológica, criámos o primeiro co-working e o primeiro fab-lab, temos um centro de biotecnologia na área vegetal. Há uma mudança de paradigma relativamente ao que fazem os presidentes de câmara. Eu digo que este vai ser o caminho, sobretudo, em regiões como a nossa.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Mão-de-obra qualificada na Guarda?

Agora que tanto se fala da possibilidade da instalação da fábrica de automóveis em Portugal e as forças vivas da cidade se mobilizam para que ela se instale na Guarda, por ter tudo, sobretudo mão-de-obra qualificada, estranha-se que as adjudicações directas privilegiem o litoral em vez da Guarda e do Interior.
Este é mais um caso de adjudicação directa que vai para Gaia, serviços de consultoria na área da engenharia.
Se a Guarda não tem Engenheiros como querem cativar a TESLA?

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

A Campanha chega a Coimbra

Aí está, a campanha chega a Coimbra, via Diário das Beiras

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Aplausos em projectos para daqui a três anos

Fotos: Blogue Crónicas do Noéme, sem autorização. Poluição no Rio Noéme
Foi com alguma admiração que li que o PS da Guarda, ou os seus Deputados na Assembleia Municipal, aplaudiram e até elogiaram dois projectos na área ambiental, para serem concretizados talvez, daqui a três ou quatro anos.
Para quem já se esqueceu, lembro os dois projectos de cerca de 3 milhões de euros. Os passadiços no rio Mondego que levará a grande fatia do investimento sendo o outro projecto a despoluição dos rios Diz e Noéme, que não se sabe muito bem o que é.
Algumas conclusões:
1 – O Presidente da Câmara ao anunciar um investimento para o final do seu hipotético segundo mandato, quer dizer que tem intenções de se recandidatar e Coimbra é ser um sonho.
2 – O PS ao aplaudir e elogiar ou está ironizar ou não sabe muito bem o que elogia e aplaude, sobretudo no que diz respeito à despoluição dos rios, pois não há nada a não ser um contacto com um professor universitário.
3 – O poder político já desistiu da activação da ETAR da Fábrica poluidora e a sua ligação à ETAR da Estação.
4 – O PS tem engolido todos os projectos da câmara como sendo importantes e nem sequer se interessa por tentar saber e divulgar os famosos projectos da zona central da Guarda (Rua do Comércio, Torre dos Ferreiros, Largo João de Almeida, Torre de Menagem, jardim José de Lemos, Parque da Cidade e outras remodelações, rotundas e coisas assim
6 - Gostava que me explicassem, sobretudo o PS, por que razão que estes dois projectos são estruturantes para o Concelho da Guarda.
7 – Em tempo de cantar as Janeiras gostaria que o PS viesse cantar para a rua e desmontasse estas coisas. Reconheço que isto não é possível porque também estão de acordo no desfigurar a face da cidade, e é demasiado passado para o actual PS.

sábado, 24 de dezembro de 2016

Boas festas

Para todos um Bom Natal
Para todos um Bom Ano de 2017

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Previsão para 2017: Candidato a Coimbra

“A disputa eleitoral autárquica em Coimbra pode vir a tornar-se num dos combates mais mediáticos das eleições locais do próximo ano”. Dizem alguns órgãos de Comunicação Social nacionais
Independentes, dissidentes, partidários, apartidários, direita, esquerda, centro. Pode ser de tudo um pouco. As gentes de Coimbra andam muito agitadas, ou dizem que andam agitadas.
Quem se mantém calmo é Álvaro Amaro que já decidiu o que vai fazer.
E então é assim:
Álvaro Amaro candidata-se a Coimbra:
1 – Se PSD e CDS se coligarem
2 – Se os putativos candidatos independentes da área do PSD, não se candidatarem.
3 – Se a coligação “Juntos por Coimbra” voltar a candidatar-se
4 – Se Manuel Machado for o candidato do PS
5 – Se o PCP apresentar lista
6 – Se o BE apresentar lista
Álvaro Amaro não se candidata a Coimbra:
1 – Se PSD e CDS não se coligarem
2 – Se os putativos candidatos independentes, da área do PSD, se candidatarem
3 – Se Manuel Machado for o candidato do PS
4 – Se o PCP apresentar lista
5 – Se o BE apresentar lista
Nota de última hora: Há um órgão de Comunicação Social que avança com o Bastonário da Ordem dos Médicos, como candidato do PSD.  

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

A História escreve-se à nossa medida

História 1
Capítulo 1 - Eu não quis ser Presidente da CIM, eu escolhi ter a sede da CIM.
Capítulo 2 – Foi por causa dos vossos camaradas (do PS) que eu não fui Presidente da CIM. Eu não perdoarei.
História 2
Capítulo 1 – Guterres não quis construir a A14 lançada pelo Governo de Cavaco Silva, de Albergaria a Viseu, Vila Franca das Naves, Vilar Formoso e que desenvolveria a Guarda
Capítulo 2 – A A23, lançada por Guterres prejudicou muito a Guarda e só beneficiou a Covilhã e Castelo Branco.
História 3
Capítulo 1 - Nesta Assembleia Municipal, antes era só pateadas, apitos e apupos, agora é tudo sereno
História 4
Capítulo 1 – Deve ser construída a nova linha de caminho-de-ferro Aveiro, Viseu Vila Franca das Naves, Vilar Formoso.
Capítulo 2 – A Estação da Guarda deve transformar-se numa grande plataforma de ligação entre a Linha da Beira Alta e a Linha da Beira Baixa.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Proposta de embelezamento da futura rotunda da Dorna

Foto das vacas: Cattle drive, Dalas, Texas EUA
Baseado na transmissão oral de conhecimentos, o gado dirigia-se do Vale do Mondego para o mercado quinzenal e passava naquela zona para ser transacionado.
Aqui está um bom motivo para a decoração da Rotunda da Dorna

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

As fugas na ULS

Parece que a ULS – Unidade Local de Saúde da Guarda está a especializar-se em fugas.
Constou-se que em tempos ouve fuga de doentes
Consta-se que volta e meia há fugas de informação, sobretudo sobre concursos para admissões de pessoal.
Falou-se em fugas de informação na remodelação do velho edifício.
Já tivemos a grande fuga do hélio da máquina onde estava encarcerado e que pode ter custado mais de um milhão.
Agora, chegou à Comunicação Social, e já tinha chegado a este blogue em muitos comentários anónimos, uma nova fuga. Pode ser mais grave que todas as anteriores. A “Radiação” fugiu de um máquina a que chamam TAC e pode ter atingido os funcionários que espreitavam pelo vidro de separação entre a zona da máquina e a zona de trabalho dos funcionários. Há quanto tempo, nunca se saberá.
Estão suspensos os “TAC”, excepto em casos muitíssimo urgentes.
É provável que haja novas fugas brevemente. A fuga da Administração pode acontecer lá mais para o meio do ano de 2017.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

As viagens, e os almoços e os jantares, para idosos

Já é prática comum em Portugal os Presidentes de Câmara convidarem os idosos, por intermédio das IPSS, dos Centros de Dia e dos Centros de Noite e levam-nos o passear pelo País, ilhas incluídas.
Os Presidentes de Câmara convidam os idosos dos Centros de Dia e de Noite das IPSS para almoço e/ou jantares de Natal mesmo que não tenham necessidade.
Isto também quer dizer que as IPPS, além de financiadas pela Segurança Social, também estão a ser financiadas pelos Munícipes, pois como nesses dias não fazem despesa nas IIPSS, têm um subsídio extra.
E é claro que se ganham muitos votos, diretos dos idosos e indirectos das IPSS.
Será por isso que os nossos políticos gostam muito de visitar essas casas, acompanhados da Comunicação Social, que nunca se esquecem do convocar?

domingo, 18 de dezembro de 2016

Inquéritos da Comunicação Social

Os jornais gostam de fazer inquéritos, os blogues também e um dia destes vou fazer, e alguns são bastante interessantes, com perguntas muito pertinentes.
Estes que abaixo se apresentam fora feitos pelo Jornal O Interior
Quem é o melhor candidato do PS à Câmara da Guarda?
António Saraiva - 33,12%
Maria do Carmo Borges - 0,87%
Joaquim Carreira - 58,31%
João Pedro Borges - 0,47%
Virgílio Bento - 3,44%
Não sabe/não responde - 3,79%
Onde vai concorrer Álvaro Amaro nas próximas autárquicas?
Guarda - 50,6%
Coimbra - 42,77%
Não sabe/ Não responde - 6,63%
Qual será a melhor prenda de Natal para a Guarda?
Mais festas - 8,99%
Mais empresas - 17,98%
Mais emprego - 40,45%
Mais rotundas - 32,58%
Não sabe/ Não responde - 0%

sábado, 17 de dezembro de 2016

A louca corrida em busca da TESLA

308 Municípios Portugueses estão empenhados na louca corrida procurando conquistar a TESLA.
Não será um D. Sebastião, que resolve todos os males do mundo, mas que resolvia alguns problemas de emprego e investimento lá isso resolvia.
Unam-se e conquistem a TESLA. Pode ser que repartam trabalho pelo País e não para um só Concelho.
E, na minha opinião, não há nenhum concelho do interior do País, que tenha capacidade por si só, de receber toda a TESLA.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Cobertura da Rua do Comércio falhou. Projecto não era realizável

Foto da antevisão da Rua do Comércio. Do projecto
O grande projecto de cobertura da Rua do Comércio foi abandonado. Felizmente.
A empresa responsável pela obra alegou que o projecto não era tecnicamente realizável, a vários níveis.
Esta obra custaria 640 mil Euros mais IVA e já estava em obra.
Um novo projecto irá lavar a cara à rua por 160 Mil Euros mais IVA.
Mas afinal o que alegou a empresa que ganhou o concurso de realização?
Não se sabia qual o comportamento da estrutura. Problemas nas fundações. Problemas com os pilares. Problemas com os perfis de suspensão das placas de policarbonato. Problemas com os tirantes e escoras de suspensão. Problemas com o policarbonato e finalmente problemas com a protecção e montagem da estrutura metálica.
E ainda,problemas gerais de estabilidade das estruturas, não havia garantis de estanquicidade à chuva, e o barulho da chuva a cair nas placas de policarbonato durante a noite poderia ser insuportável.
Isto tudo, com a obra entregue, em realização e sem mais acaba-se o projecto e não há perguntas.
Como se chegou a este ponto e como foi possível aprovar um projecto com todas estas deficiências?
 Podemos perguntar, o que se passa com outros projectos, como são feitos e como são aprovados?

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Guarda: Alta passagem de ano 2016/2017 = 100 mil

Festa é festa e diz o povo, não se olha a gastos, aqui estão as primeiras adjudicações directas, Se incluirmos o IVA são mais de 100 mil Euros
Aquisição de serviços para o espetáculo dos Amor Electro 35.000,00 €. Diferentes Ritmos - Produtores Associados, Ld.ª, mais IVA
Aluguer de estruturas para o espetáculo dos Amor Electro 52.980,00 €. Globaltendas, Ldª, mais IVA
“Tickets” de 20 Euros, oferecidos a quem se apresentar no concerto. Esperam-se 5 mil pessoas.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

As águas do Zêzere, Mondego e Tejo

Os acionistas das Águas de Lisboa e Vale do Tejo, Autarquias e Águas de Portugal, aprovaram a dissolução da empresa e decidiram criar duas novas empresas.
Uma mais Lisboa e Litoral e a outra mais Interior Centro.
A sede de uma delas ficará na Guarda, não se sabendo se vai ter a importância que teve no passado, antes da unificação.
Uma coisa é certa, a próxima assembleia geral não terá tantos automóveis à porta da sede da Empresa

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Associação pouco pacífica

Parece que tudo está mal neste pequeno troço da Rua Augusto Gil: lixo, caixa do gás, não estacionar e o carro estacionado.
É só para lembrar, até porque a cidade Natal é ali ao lado.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

“ULS corta um milhão em outsourcing”. Perder ou Ganhar?

O título do jornal Interior é claro e pode ser verdadeiro “ULS corta um milhão em outsourcing” e acrescenta “Cerca de 160 trabalhadores com vínculos precários contratados através de empresas de recursos humanos serão integrados no quadro”
Sem as afirmações verdadeiras e acreditamos que sim pois foram proferidas pelo Presidente do Conselho de Administração da ULS, será que vão poupar 1 milhão de Euros?
Sim, vão poupar 1 milhão de Euros pela via de contratar pessoas a empresas especializadas.
E a ULS e os contribuintes ficam a perder ou a ganhar?
Segundo os números apresentados a ULS vai agravar os seus custos em mais de 700 mil Euros.
As contas que fiz foram as seguintes:
160 Trabalhadores
130 São Assistentes Operacionais que podem ganhar por mês 600 Euros
Então 130 x 600 € x 14 meses = 1 092 000 €
Os 30 restantes são técnicos superiores, assistentes técnicos, que podem ganhar 1500 Euros
Então 30 x 1500 x 14 meses = 630 000 €
Por isso o Total seriam 1 722 000 Euros.
Se estavam a gastar com esses 160 trabalhadores 1 milhão de Euros então e acabando a conta passam a gastar 1 milhão 722 mil Euros, um agravamento de custos de 722 mil Euros.
E o subsídio de refeição não está incluído

sábado, 10 de dezembro de 2016

Ainda o protocolo com Serralves

Foto de carta da Casa Serralves aos Presidentes de Câmara
Depois de anunciado com pompa o protocolo de cooperação entre a Casa de Serralves e a Câmara Municipal da Guarda, afirmando-se que era único no País, e sem que ninguém questionasse o protocolo, começam a saber-se, o que é isto e o que significa:
Do Jornal Público:
“A Fundação de Serralves vai contar, a partir do próximo ano, com 23 novos fundadores, e entre eles estará, com a categoria de “fundador honorário”, o ex-primeiro-ministro e ex-Presidente Cavaco Silva”.
Esta é “a maior operação de refundação da instituição, desde que ela foi constituída em 1989, com um número inicial de 50 fundadores”, disse Ana Pinho, presidente da administração de Serralves, no final da reunião anual do Conselho de Fundadores realizada ao final da tarde desta terça-feira, no Porto.
“Entre os novos fundadores estão 13 câmaras municipais de todo o país – de Faro (onde Serralves inaugura esta quarta-feira a exposição de pintura e escultura O regresso do objecto: Arte dos anos 1980) a Caminha; de Chaves a Beja; da Guarda à Figueira da Foz –, e empresas como a RTP ou a Águas do Porto”.
“A adesão de todos estes municípios vem confirmar Serralves como um projecto também e verdadeiramente nacional”

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Já lá vai o tempo em que pregar um prego era uma odisseia

Conta-se que nos tempos das vacas gordas, havia um departamento governamental em que tudo era problema para os outros na defesa do património construído
Conta-se um episódio notável na defesa intransigente de imóveis classificados.
Um dia alguém quis pregar um prego de aço na parede exterior de um imóvel sujeito às regras da classificação, tendo para isso enviado um requerimento.
Na resposta foi-lhe dito que era necessário um projecto. Que sim senhor. Lá foi enviado o projecto, contudo descrito ao pormenor.
Mas, havia sempre um mas, nestas questões da defesa do património. O projecto seria devolvido por insuficiência de dados.
Um técnico pedia as características do prego de aço, um outro técnico pedia as características do martelo para pregar o prego, um terceiro queria saber qual a força que aplicaria o pregador de pregos, um quarto queria saber o lugar exacto onde ficaria o prego, um quinto queria saber qual a tinta a aplicar para disfarçar o prego na parede, um sexto queria saber se o buraco a abrir pelo prego teria relevância para o historial do edifício e por último um sétimo pedia a data e hora em que iria ser pregado o prego para ser enviado um técnico para acompanhar a operação.
Depois de tudo enviado, o prejecto seria chumbado porque não foi indicado o aparelho com que se iria medir a força do pregador de pregos.
Concluindo, o prego não foi pregado porque o pendão que iria ser pendurado no prego já estava desactualizado e o edifício já tinha mudado de dono.
Felizmente que agora as coisas estão muito melhores, pode-se pregar, aparafusar, encostar, pendurar, tapar o que se quiser nos edifícios classificados sem que apareçam os técnicos chatos e nos obriguem a desmanchar tudo e pagar uma coima.

Guarda Cidade Natal: Duas notícias em Português e Espanhol e uma pergunta

Rádio Altitude:
Do jardim Frei Pedro à Sé, a Cidade Natal foi bem recebida em várias línguas
Cidadãos espanhóis e uma polaca (a estudar na Covilhã), pelo menos, andaram neste primeiro de Dezembro pela Cidade Natal. E na última edição antes das próximas eleições autárquicas, o presidente da Câmara da Guarda abriu os festejos com o neto ao colo - um retoque de imagem para passar uma dimensão afectiva ao eleitorado?
Agência EFE
Guarda, "Capital Natal" de Portugal, espera a miles de turistas españoles
La ciudad lusa de Guarda, convertida desde hoy y hasta el 25 de diciembre en la "Capital Natal" de Portugal, espera la llegada de miles de salmantinos y cacereños para que contemplen el ambiente navideño que han recreado en su casco histórico.
En el día de hoy, el alcalde de Guarda, Álvaro Amaro, ha inaugurado todas las actividades navideñas, convertidas en un reclamo turístico para portugueses y españoles, ya que está a 35 kilómetros de la frontera salmantina.
En la plaza de la Catedral de Guarda se ha colocado una pista de hielo para que todos los que lo deseen, mayores y niños, puedan practicar este deporte.
La iluminación de la Catedral se complementa, además, con un carrusel de caballos y numerosas figuras populares de la televisión, que agasajan a los más pequeños, rodeados de motivos natales.
El numeroso público presente en el día de hoy se vio sorprendido durante la inauguración con la bajada en "tirolina" de Papá Noel desde lo alto de la Catedral.
Además, también han recreado el entorno histórico guardense con nieve artificial, para dar más vistosidad al ambiente navideño.
En esta ciudad, la capital más alta de Portugal, a 1.050 metros de altitud, también han engalanado uno de sus jardines históricos con una muestra popular de belenes, que busca la originalidad y los motivos naturales para llamar la atención.
El regidor de Guarda ha reconocido a Efe que en los últimos años la apuesta por dar un ambiente navideño especial ha llamado la atención de miles de turistas españoles que se acercan a pasar el día hasta esta localidad de la Región Centro de Portugal.
Pergunta:
O que é que a “Cidade Natal” oferece a um casal com filhos com mais de 12 anos ou à gente da “terceira idade?

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

O Grande Projecto do Cobertor de papa acabou?

Afinal o grande projecto de dinamização e relançamento do “Cobertor de papa” não só como cobertor mas também como matéria-prima para a “alta-costura”, dependia de dois funcionários pagos pelo IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional, e sem futuro para nova contração.
Então é assim:
“Escola de Artes e Ofícios de Maçainhas suspende actividade durante este mês porque terminou o contrato - financiado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional - a dois trabalhadores da Escola e vai suspender a actividade neste mês de Dezembro. Sem mão-de-obra qualificada não há outra alternativa senão a suspensão temporária da actividade e a prepararação do regresso em 2017”.
Em tempo de festa foi assim:
“O cobertor de papa típico da região da Guarda vai ser divulgado nas próximas edições dos eventos Moda Lisboa e Portugal Fashion através da estilista Alexandra Moura, anunciou hoje o presidente da Câmara Municipal”.
“A ideia da autarquia é “projetar o cobertor de papa e dinamizar a sua produção através da recriação”, tendo como objetivo salvaguardar o futuro deste produto artesanal que atualmente apenas é produzido na Escola de Artes e Ofícios de Maçainhas, também envolvida no projeto hoje apresentado”.
Alguns projectos como se constata, desmoronam-se por falta de bases sólidas, serviu para se fazerem umas festas e passagem pelas “passerelles” da moda.
Como é que um projeto desta envergadura depende de trabalhadores recebidos à peça do IEFP?

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Caminho de Santiago no Concelho da Guarda

No “Dia da Cidade” foi aberto o caminho que supostamente os peregrinos devotos de Santiago percorriam pelo interior do País, vindos do Sul, até chegar a Santiago de Compostela, onde repousam os restos mortais do S. Tiago.
O Caminho de Santiago no Concelho da Guarda, para quem vem do Sul, começa no limite do Concelho de Belmonte, seguindo para Valhelas, Famalicão, Fernão Joanes, Meios, Trinta, Corujeira, Maçainhas, Guarda, Ramalhosa, Aldeia Viçosa, seguindo para o Concelho de Celorico da Beira.
A inauguração teve direito a cajado, vieira, botelha, passaporte e ademais adereços, além dos promotores da iniciativa, Câmara e Museu da Guarda, também, marcou presença o Ministro do Ambiente. Quem me pareceu que não marcou presença, foi a Diocese, pelo menos nas fotografias postas à disposição, não reconheci ninguém.
Da validade ou não da iniciativa, não me cabe a mim avaliar, mas parece-me pouco lógico que após a inauguração não haja documentação eletrónicas disponível nos sítios oficiais da Câmara e Museu Também se esgotaram na inauguração os documentos em papel.
Louvo a rapidez com que alteraram a posição de uma indicação do caminho, o que levava a que os peregrinos se perdessem logo a seguir à oficina do peregrino.

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

A protecção dos Ecopontos na Rua Capitão Pessoa

No ecoponto da Rua Capitão Pessoa alguém mandou colocar uns ferros espetados no chão, unidos por uma fita de plástico vermelha e branca.
Não apresentam em explicações.
Será que aquilo está a bater? Será para proteger o ecoponto dos carros que por vezes ali estacionam? Será para que os Munícipes não coloquem o lixo naqueles ecopontos?
Mistério. Por quanto tempo ficarão as fitas e os ferros, aparentemente sem utilidade? 

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

O estranho caso das condecorações de personalidades no Dia da Cidade

Independentemente dos méritos ou deméritos dos condecorados no Dia da Cidade, aconteceram uns desencontros, a que ninguém deu importância.
Com base nas notícias publicadas na comunicação social, referente às condecorações de personalidades na cerimónia solene do Dia da Cidade, podemos escrever:
1 – Em reunião do Executivo Camarário foram aprovadas por unanimidade as dez personalidades a condecorar no Dia da Cidade
2 – Toda ou quase toda a Comunicação Social da Guarda fez referência aos agraciados publicando os seus nomes.
3 – Na sessão solene os agraciados foram chamados pelos nomes , uns presentes, outros que se fizeram representar e outros ausentes.
4 – Na lista de chamada e publicada na Comunicação social faltava uma personalidade que tinha sido proposta e aprovada por unanimidade para receber a condecoração
5 – Na lista de chamada e publicada na Comunicação social constava um nome que não constava da lista aprovada por unanimidade em reunião do Executivo.
Se o que está escrito é verdade, pergunta-se:
1 – Em que reunião do Executivo foi aprovada a nova lista, retirando uma personalidade e colocando outra?
2 – Por que razão a Comunicação social não deu importância a esta alteração?
3 – A pessoa que foi substituída, José Neves, actor do Teatro Nacional D. Maria II teria recusado a condecoração e por isso fio substituído por outra personalidade?
4 – Será que a lista aprovada tinha condecorados efectivos e condecorados suplentes?
5 – É estranho que a Comunicação Social não se tivesse interessado pelo caso para saber o que se passou.

domingo, 4 de dezembro de 2016

Carta de um médico da Guarda a D. Sancho I

Um médico da Guarda, escreveu uma “carta a D. Sancho I” e publicada no jornal “O Interior”.
(Sobre a localização da estátua do Rei, diz a determinado passo: “Se de vizinhança e local estamos conversados, de visitas (imperiosidades urinárias), não devemos falar. Isto tem que mudar! Como alternativa não aceites cantos ou pracetas nem sequer rotundas. Só é digno de fundador uma praça central, e com nome próprio”.
(E sobre um Simpósio que andou a espalhar estatuetas pela cidade, escreve): “Assistimos ao 1º Simpósio Internacional de Arte Contemporânea. Dezenas de artistas a troco de pouco, disponibilizaram o seu empenho e criatividade. Ficou arte de que todos usufruímos graciosamente. A cidade e a comunicação social, parafraseando Fernando Pessoa, primeiro estranhou, depois (que remédio), entranhou. Eu, por mim, conto os dias para o 2º!”
Ora, sendo o médico também Delegado de Saúde, e que tem poderes para encerrado o “urinol D. Sancho” por ser claramente um atentado à saúde pública dos habitantes da cidade e ainda não o fez por falta de meios.
Ora, o Simpósio, ao espalhar pela cidade meia dúzia de estatuetas, veio disseminar o problema urinário por vários locais da cidade, resolvendo o problema dos guardenses, quando estão à rasca.
É claro que esta situação cria mais um problema ao Delegado de Saúde que assim vê proliferar os focos de insalubridade e continuará a não ter meios para resolver a situação.
E então se houver um segundo simpósio temos “pandemia urinária” ao nível da cidade.
Nota fora do contexto mas dentro do texto: Ao dizer que vieram “Dezenas de artistas a troco de pouco”, não diz quanto é o pouco, aceitando como bom o número avançado pela Câmara. Se tiver um pouco de tempo disponível some as despesas de alojamento, comida, transportes dessas dezenas de artistas e mais materiais e outros (quanto custa 1 metro cúbico de mármore?) e verá que o dinheiro não chega.
E mais uma nota à margem e que é regra: Quando os da Guarda vão a Espanha pagam os Guarda e quando os de Espanha vêm a Portugal pagam os da Guarda. Regras da boa vizinhança.

sábado, 3 de dezembro de 2016

A fábrica TESLA em Portugal?

Planta da Renault/Delphi
Anda no ar a possibilidade de Portugal ser escolhido para a instalação da fábrica de automóveis eléctricos TESLA e também baterias de iões de lítio.
“Por cá, pela Guarda, Álvaro Amaro já assumiu que também está na corrida, mas «com os pés bem assentes no chão». No final da reunião do executivo, o presidente da Câmara sublinha que a Guarda tem «condições e bons argumentos» para acolher esse investimento da Tesla: «Temos um “cluster” importante na indústria automóvel no concelho, infraestruturas fabris, recursos humanos qualificados, a proximidade com Espanha e um argumento maior, o de termos uma das maiores jazidas de lítio da Península Ibérica, o que é importante para Tesla»,”
Alguns números para mostrar a dimensão disto:
Sobre a TESLA
Em Sparks, no estado norte-americano do Nevada, onde foi instalada a primeira Gigafactory, foram investidos mais de 5.000 milhões de dólares com a previsão de criar 6.500 postos de trabalho directos e 11 mil indirectos, avança a imprensa americana. Números impressionantes, mas que deverão adquirir ainda maior expressividade no caso da Gigafactory 2, já que esta unidade industrial não irá produzir apenas baterias de iões de lítio, mas também os modelos da marca.
Sobre a AUTOEUROPA
Áreas em metros quadrados
Área de produção: 1 milhão e 100 mil. Parque industrial: 900 mil. Área total: 2 milhões
Inauguração    26 de Abril de 1995
Investimento inicial (em milhões de EUR)
Implementação da fábrica: 1 282. Desenvolvimento do produto: 479, Formação e lançamento: 209. Total: 1 970. Actualmente tem 3600 trabalhadores directos e tem capacidade instalada de 250 automóveis por dia e por turno.
Sobre a RENAULT/DELPHI
A área total da Renault/Delphi era de 50 mil metros quadrados
A Renault teve um máximo de 500 trabalhadores para produzirem 45 carros dia e a Delphi teve um pico de dois ou três meses com 2800 trabalhadores, recrutados em todo o distrito.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Adjudicações directas do mês de Novembro 2016

Factos mas relevantes das adjudicações diretas do mês de Novembro de 2016
1 - Aquisição de serviços para o espetáculo de videomapping do evento, 67.500,00 €, Ocubo Criativo - Actividades Artisticas e Literarias, Ld
2 - Concessão do Direito de Exploração para Fins Publicitários de Espaços...       135.000,00 €, RED Portuguesa-Publicidade Exterior, Ld. Quando se consulta este contrato somos remetidos para o contrato de prestação de serviços de Design, abaixo
3 - Prestação de Serviços na Área do Design de Comunicação, 8.304,00, João Carlos Martins Pires      
4 - Aquisição de serviços para a "Requalificação Urbana do Eixo Central, 149.900,00 €, Barbosa & Guimarães, Lda. As obras já estão a decorrer mas só agora aparece o contrato dos projectos.
5 - Aquisição de serviços para o espetáculo dos GNR no TMG, 10.500,00 €, Nova Ação Agenciamento Gestão de Carreiras e Produção de Eventos Unipessoal, Ldª
6 - Aquisição de serviços para o espetáculo de rua "Anjo, 6.250,00 €, Animationspirit II Events, Ldª
7 - Organização da Meia Maratona da Guarda "Corrida mais alta, 74.950,00 €, Paulo Costa - Organização de Eventos e Animação Turismo, Unipessoal, Ldª
8 - Aquisição de Serviços para a Iluminação de Natal, 20.000,00 €, Bernardino Castro Serviços Festivos, Lda
9 - Aquisição de Serviços para a Comunicação, Divulgação e Promoção do Natal, 74.800,00 €, Estudinvest - Publicidade e Marketing, Ldª           
10 - Aquisição de Serviços para o Aluguer de Estruturas Especificas para Natal, 74.750,00, Sigmaconstellation, Unipessoal Lda
11 - Aquisição de Serviços para a Conceção, Organização e Produção do Natal, 74.780,00 €, Timecapsule, Unipessoal Ldª

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Hosana, Hosana Despoluição do Noéme e Passadiços no Mondego

Foto do vídeo de apresentação dos passadiços 
“Como qualquer aniversariante, também a “mais alta” teve direito a presentes em dia de Aniversário (27 de novembro). O presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro anunciou na sessão solene, presidida pelo ministro do ambiente, dois Estudos Prévios: a Requalificação ambiental e a despoluição dos rios Noéme e Diz e a Construção dos Passadiços do Mondego.
Assim reza a página oficial da Câmara da Guarda sobre duas ideias ambientais apresentadas no doa da cidade e para serem realizados daqui a quatro ou cinco anos.
Blogue “Crónicas do Noéme”, Terça-feira, 29 de novembro de 2016
“Descarga poluente no rio Noéme - 26/11/2016”
“Enquanto não chegam os estudos prévios, mais uma descarga poluente no rio Noéme”
O que nos oferece dizer sobre o tema:
1 – Passadiços
Tirando os passadiços de praia que já são quase vinte, já existem espalhados pelo País mais sete passadiços e os gabinetes de arquitectura, que fazem isto, encontraram a galinha de ovos de ouro junto dos autarcas. Daqui a 4 ou 5 anos poderão ser algumas dúzias de passadiços espalhados por esses rios fora.
2 – Despoluição do Noéme
Quem segue o Blogue “Crónicas do Noéme” está a par do que se passa com este rio e as descargas que são feitas directamente para o rio, sem passar pela ETAR.
As descargas atribuídas a uma unidade industrial vai-se arrastando sem interesse das partes em resolver o problema.
É convicção que se as descargas industriais acabassem, os Invernos chuvosos encarregar-se-iam de despoluir o rio, assim vamos aguardar mais 4 ou 5 anos por este projecto.
Serão efectivamente projectos reformistas e estruturantes?