segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Os debates: Técnica para fugir à discussão

Como se foge ao debate em apresentações públicas?
1 - Convida-se muita gente para debate.
2 – Volta-se a convidar os convidados para não se esquecerem
3 - Convidam-se vários oradores, tipo especialistas, para fazerem as apresentações
3 – Faz-se uma abertura longa.
4 – Deixa-se que os apresentadores se explanem sem interrupções
5 – Convidam-se algumas personalidades para fazerem perguntas genéricas e políticas.
7 – Responde-se com um discurso redondo à medida da pergunta
8 – Pede-se a palavra para dizer que o tempo se esgotou e alonga-se nas despedidas e agradecimentos
9 – Confirma-se que o debate foi proveitoso e esclarecedor deixando de boca fechado quem tinha questões pertinentes a apresentar
10 – Divulga-se o sucesso do debate pelos meios habituais.

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Septuagenário que criticou deputado Carlos Peixoto do PSD condenado a pagar 4.200 euros

Foto: Painel no interior da Câmara Municipal de Gouveia
Da Agência Lua: 27 de Outubro de 2016
A carta aberta dirigida ao parlamentar eleito pelo distrito da Guarda começa com uma citação de Oscar Wilde: "Os loucos por vezes curam-se, os imbecis nunca".
Um homem de 72 anos residente em Coimbra vai ter de pagar 4.200 euros por um crime de difamação contra o deputado do PSD Carlos Peixoto, segundo um acórdão do Tribunal da Relação de Coimbra (TRC).
O arguido tinha sido condenado pelo Tribunal de Gouveia ao pagamento de 1.200 euros de multa, além de uma indemnização de três mil euros ao deputado social-democrata, mas recorreu para o TRC que confirmou agora a decisão.
Em causa está uma carta aberta escrita pelo septuagenário, reformado, em resposta a um artigo de opinião do parlamentar, no qual este se referia ao envelhecimento da população portuguesa como a "peste grisalha".
Na missiva, o arguido dá a entender que Carlos Peixoto tem aversão aos idosos e usa expressões que, segundo os juízes desembargadores, são "insultuosas e suscetíveis de abalar a honra e a consideração pessoal, política e familiar do assistente".
Para os juízes desembargadores, a carta aberta, que foi publicada num jornal local em 2013, "nada tem a ver com o confronto de ideias e apenas pretende rebaixar o assistente".
"O arguido pode não gostar do artigo de opinião escrito pelo assistente e tem o direito de o criticar e atacá-lo de forma contundente. Porém, o direito da liberdade de expressão tem limites", refere o acórdão, datado de 12 de outubro e a que a Lusa teve hoje acesso.
"A dimensão do nome que o titula como cidadão deve ser inversamente proporcional à inteligência - se ela existe - que o faz blaterar descarada e ostensivamente composições sonoras que irritam os tímpanos do mais recatado português", lê-se num excerto da carta escrita pelo arguido.
Nota: Daqui por um ano o Estado Português vai receber a seguinte nota do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem: Os Vossos Tribunais continuam a impedir a liberdade de expressão por isso os contribuintes são penalizados e pagarão a indemnização devida ao septuagenário. E a todos os outros septuagenários que foram insultados por este "deputadinho". 

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Academia do Bacalhau – Guarda – Serra da Estrela

Na Guarda – Serra da Estrela formou-se a Academia do Bacalhau
Missão, Visão, Valores e Objectivos, sócios e sede social, não me foram facultados porque não sei a quem os pedir.
Só tive acesso à ementa do Restaurante Videira, variada e bem servida.
Foi também difundido o "Gavião de Penacho” ritual que serve para brindare acompanha os almoços e jantares da Academia.
Os “Academistas” (?) tiveram um bride em cerâmica, com íman para colocar no frigorífico (?) da autoria de um arquitecto Guardense.
Muitos anos de vida e boas patuscadas.
Que se passa com as Confrarias “Ovelhã” e “Morcela da Guarda”? Ou os órgãos ce comunicação social andam distraídos ou não se passa nada.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Bases para as esculturas Simposianas

Ficámos a saber pelo mapa de adjudicações directas do mês de Outubro que, por despacho de 6 do mesmo mês, as bases das esculturas, já montadas há mais de dois meses, foram agora adjudicadas.
Ficámos também a saber que as ditas bases para esculturas custaram a módica quantia de 9127,28 Euros, quase quarenta por cento do orçamento do Simpósio e de certeza muitíssimo mais que as designadas esculturas colocadas nas ruas.
Um dia ainda acham que as bases, pelo valor que têm, muito mais do que as esculturas, invertem as coisas e as esculturas ficarão a suportar as bases.
Recordar que o Simpósio tinha um orçamento de cerca de 25 mil Euros e custou mais de 30 mil Euros, bases não incluídas.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

O Jantar dos 3 anos de governação

Foto: Câmara Municipal da Guarda no Passeio dos Idosos
Álvaro Amaro comemorou os 3 anos de governação autárquica da Guarda com um jantar para cerca de 600 pessoas.
Num discurso de uma hora e um quarto disse:
Que poderá comprar o Hotel Turismo da Guarda se a terceira hasta pública de venda não tiver sucesso.
Quem estava à espera do anúncio de uma possível recandidatura, saiu frustrado, lá para março
Falou do Partido Socialista da Guarda e disse que gostava de ter mais oposição.
A propósito da providência cautelar para embargar o corte das árvores do Parque Municipal disse que alguma oposição se andava a esconder atrás dos arbustos.
E parece que mais não disse, pois nada mais foi relatado pela comunicação social. 

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Autárquicas na Guarda: Começou o surrealismo candidatável

Alguns órgãos de Comunicação Social entraram no chamado “Surrealismo candidatável”. Atiram nomes para a “Praça do Município” esperando, para mais tarde dizer, acertámos.
Coisas que se escreveram e disseram:
“Dezenas de novos militantes foram inscritos nos últimos meses, propostos por Joaquim Carreira”.
“Vários residentes na Guarda foram inquiridos na última semana para um estudo de opinião por uma empresa de sondagens”. “Tudo aponta para que tenha sido encomendada pelo PSD”
”Possibilidades eleitorais do PSD no caso da não recandidatura de Álvaro Amaro à Câmara da Guarda”
“Sondagem feita na Guarda (com três nomes possíveis pelo PSD e três pelo PS) evidenciará que Álvaro Amaro ganha em todos os cenários, João Prata pode ganhar e Carlos Chaves ainda é um ilustre desconhecido”.
“Pelo PS, Joaquim Carreira perderá em todos os cenários, António Saraiva e Virgílio Bento, são outros nomes lançados”
“E há quatro anos, por esta altura, o candidato do PSD era Manuel Rodrigues...”
Constatações:
Ainda decorria a sondagem e já havia resultados publicados
Estranha-se que Bento apareça nestas sondagens e não Rodrigues, mas fala-se
Jacinto Dias também não entra nas contas, nem José Gomes, no entanto os seus nomes aparecem.
Um tal de Diamantino tão badalado por uma Rádio também não entra nestas contas.
Álvaro Amaro só concorrerá a Coimbra se o PS se partir em três, o PSD se partir em quatro e os Independentes por Coimbra se transformarem em seis.
Eduardo Brito, Santinho Pacheco, Maria do Carmo, Abílio Curto, muito falados nos últimos tempos, também foram excluídos, para não falar de Joaquim Mourão, e dois militantes da velha Guarda que não digo o nome.
O Surrealismo Autárquico a que nos dedicamos diariamente vai continuar durante seis meses mais, até Março, dizem e depois ficará tudo na mesma.
Nota: O PSD só avança com os nomes dos candidatos em Março, para evitar surpresas, Viseu e Aveiro já avançaram e há recandidatura.

domingo, 23 de outubro de 2016

Os Mega litos do Parque Municipal e o resto

O projecto de requalificação do Parque Municipal está à espera da decisão do Tribunal Administrativo sobre o recurso da Câmara à providência cautelar colocada por alguns cidadãos da Guarda.
Do que já é conhecido do projecto podemos resumir:
A entrada do parque vai ser brindada com 5 ou 6 megálitos (pedra ou cimento?) com alturas entre os 6 e os 10 metros.
No interior do parque vão ser construídos muros com altura variável entre os 2 e os 4 metros, para nivelar terras e acabar com declives.
No interior do parque junto ao lago vão cortar 35 árvores com boa de saúde para criar um largo para a realização de eventos. (Na zona a vermelho)
No interior do parque também está prevista a demolição do edifício onde hoje está instalado um call center e que foi alvo de obras de melhoramentos em duas fases de quase 1 milhão de Euros. Também serão demolidos os sanitários públicos. (Na zona a vermelho)
O parque não terá vedação como até aqui e ficará todo aberto sendo contratada uma equipa de vigilância 24 horas por dia 365 ou 366 dias por ano. Custará quanto? Talvez 20 mil Euros ano?
A requalificação custará mais uma pipa de massa.
Recorde-se que em 1995 o Parque foi requalificado com um projecto coordenado por Nuno Martins tendo recebido o grande prémio de Arquitectura do Ministério do Planeamento e Administração do Território.
As duas Fotografias minhas, mais um esboço do projecto e uma fotografia aérea do Google podem mostrar o que vamos ter no parque com os Megálitos bem proporcionados em relação às árvores e a zona vermelha pintado por mim a mostrar a grande zona de eventos. Que bonito ficará.

sábado, 22 de outubro de 2016

Protocolo farmacêutico

Mais um convite, mais um protocolo, mais uma promessa comprida

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Semáforos inteligentes

Na Rua Álvaro Gil Cabral, quem vai do Bonfim para Alfarazes, encontra uns semáforos de limitação de velocidade, muito inteligentes.
No Verão, com muita gente na rua, estrada seca, propícia a velocidades, os semáforos percebem isso e funcionam, passando frequentemente de verde a vermelho.
No Inverno, com pouca gente na rua, chuva, nevoeiro, estrada molhada e perigosa, os condutores vão com muito cuidado pelo que não é necessário funcionarem as luzes.
Poupa-se energia e tempo aos automobilistas.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Passadeiras em falta

Não são passadeiras vermelhas nem a azuis, são passadeiras para peões.
Alguns Fregueses da nossa Freguesia da Guarda pediram-me para manifestar a necessidade de serem pintadas uma ou duas passadeiras para peões no cruzamento da Rua Duque de Bragança com a Rua Ribeiro Sanches, com movimento significativo na passagem para o mercado municipal e central de transportes e mesmo para a farmácia.
Não é preciso muito dinheiro e os Fregueses agradecem.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Requalificação do Jardim José de Lemos


Fotos do autor do projecto e copiadas do projecto
O “nosso, dele, da câmara” Jardim José de Lemos, também conhecido por “Jardim do Pirete” e “Jardim das pilas murchas” entrou em obras de requalificação.
290 dias a partir do início de outubro e 270 mil Euros.
Adeus sebes, adeus canteiros com bucho, adeus bancos com costas, adeus segurança das crianças, adeus quiosque, adeus pó, adeus lama, adeus memória e memórias.
Adeus Jardim Romântico, Viva o Jardim XXI “made” em Lisboa
Em seu lugar vai aparecer um jardim moderno com ruas tratadas, muita relva, algumas flores e bancos de pedra sem costas.
A manutenção parece ter sido um factor importante, dado que as sebes de bucho que davam muito trabalho permanente desaparecem todas, até o bucho do brasão da Guarda desaparece sem polémica, poderiam poupar ainda mais se colocassem relva artificial com muito menos manutenção e pouparia milhares de litros de água.
Quem escolheu os bancos de pedra deveria explicar-nos em que meses do ano podem ser utilizados, a não ser que criem um posto de trabalho, para aluguer de almofadas.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Centra de Camionageml, remendos não resultaram

Oiçam, oiçam
A chuva chegou
E a gare se inundou
Os remendos acabaram
Mas não resultaram
Vê-se a água a correr
Com o pouco chover
Quando a sério cair
Vai ser de fugir
Oiçam, oiçam
Os remendos não resultaram
E as inundações ficaram
Oiçam, oiçam

domingo, 16 de outubro de 2016

Câmara da Guarda torna-se fundadora de Serralves?

Foto obtida no sítio da Fundação Serralves
Notícia da Rádio Altitude:
“A Câmara da Guarda vai fazer parte do conselho de fundadores da Fundação de Serralves. A autarquia vai entrar como entidade fundadora, apesar de não ter feito parte do grupo inicial, e é o primeiro município do país, para além do Porto, a fazê-lo, sublinha Álvaro Amaro. A quota tem o valor de 100 mil euros a pagar em quatro anos mas o presidente da Câmara assinala a vantagem das parcerias que vão ser estabelecidas na área artística”.
No sítio da Fundação de Serralves pode ler-se:
“No desenvolvimento das suas atividades com a Comunidade, a Fundação de Serralves tem vindo a aprofundar novas formas de colaboração com Autarquias de todo o País, estabelecendo bem-sucedidas parcerias que têm permitido o alargamento da rede de acesso e de aproximação das populações locais à arte e à cultura.
Dentre as autarquias com as quais Serralves tem vindo a colaborar ao longo dos anos, há que destacar as nossas Câmaras Fundadoras:
Câmara Municipal do Porto
Câmara Municipal de Matosinhos
Câmara Municipal de Póvoa de Varzim
Câmara Municipal de S. João da Madeira
Câmara Municipal de Santa Maria da Feira
Câmara Municipal de Santo Tirso
Câmara Municipal de Vila do Conde
Câmara Municipal de Ovar
Câmara Municipal de Viseu
Câmara Municipal de Viana do Castelo
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Barcelos
Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
Câmara Municipal de Braga
Câmara Municipal da Maia
Relativamente às quais a Fundação assume o compromisso de realização de um conjunto de ações associadas a este Estatuto, mediante acordos individuais, específicos com cada uma das autarquias”. E mesmo no Conselho de Fundadores estão as Câmara de Braga e da Maia.
Há aqui qualquer coisa que não bate certo, o que será? Eu que não sei ler, nem interpretar, a Câmara que deu a informação, ou Serralves que não actualizou a página oficial?
Onde pode ser consultado o protocolo de 100 mil Euros?
Em tempos que já lá vão a Câmara da Guarda teve protocolos de colaboração na área das exposições itinerantes da Fundação Serralves, e que passaram pela galeria de arte do TMG.
E já agora, como estão os protocolos culturais A25, A23 e Transfronteiriço?

sábado, 15 de outubro de 2016

Salão de Outono: Regressou a “Armada Espanhola”

Está a decorrer o “I Salão de Outono” do Museu da Guarda – Aberto para Obras”.
Abre-se para mostrar o que já foi visto no I Simpósio, essencialmente serigrafias e meia dúzia de novidades.
E a “Armada Espanhola” que esteve o I Simpósio de Arte regressou em força.
Entre os artistas convidados estrangeiros, temos por nacionalidade: 27 espanhóis, 3 franceses, 1 alemão, 1 italiano, 1 polaco, 1 belga e 1 moçambicano, num total de 35 artistas.
Entre os Portugueses temos por origem 3 do Fundão, 1 de Lisboa, 1da Covilhã, 1 dos Açores, 1 de Valbom, 1 de Cascais e 1 da Guarda, total 9 artistas.
Todos estes 44 artistas têm direito a identificação e currículo individualizado
Temos ainda um “Forum Arte Guarda” constituído para o Simpósio e que integra 12 artistas da Guarda, com direito a identificação e sem currículo. (Ana Torres, Aníbal Monteiro, António Oliveira, António Barreiros, Artur Amaro, Arménio Dias, Carlos Adaixo, Daniel Martins, Gracinda Costa, Luís Rebelo, Simone dos Prazeres, Joaquim Meme).
De notar que o único artista da Guarda representado nas salas de exposições é simultaneamente Director do Museu, Curador e Organizador deste salão.
Do programa divulgado e além das exposições ainda consta, “Um percurso Unamuniano na Guarda”, “a apresentação de um livro de Poesia de Autora Espanhola”, “Um filme apresentado pelo cineclube da Guarda”, “Uma degustação de vinhos por Dina Aguiar”, “Um concerto de Romam Giza” e finalmente uma "finissage” com apresentação do catálogo 1º SIAC por um Professor Espanhol.
Y queridos Compañeros e caros Munícipes, estes Espanhóis gostam muito de nós, Guardenses, porque será?
(E será que a Direção Geral do Património Cultural e a Cultura do Centro foram consultados sobre a colocação daquela coisa por onde se entra?)



sexta-feira, 14 de outubro de 2016

A zona e passeio da paragem do autocarro

A zona onde está a paragem de autocarros urbanos, na Rotunda do Centro Coordenador de Transportes, tem sido fértil em obras e intervenções.
Muitas, dezena, digo eu.
A última, começou já há alguns meses e ficou incompleta.
Lá está a zona maltratada, esperando dias melhores, ou que venham as chuvas fortes e escavar por ali abaixo.
A Guarda Renasce

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Onde anda o cobertor-casaco de papa?

O “Moda Lisboa 2016” teve este ano, mais uma vez, nova edição. Contra o que era expectável o “Cobertor de papa” não teve honras de desfile.
Acabou-se o folgo, o dinheiro, o interesse ou já passou de moda?
Alguém se lembrará na Guarda e da Guarda por causa dos casacos de papa?
Mas ouve um grande acontecimento, segundo alguns jornais “Choveram rosas na despedida da 47ª Moda Lisboa”. Terá alguma coisa a ver com a Rainha Santa e com Coimbra?

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

A casa na Muralha

Como a Câmara da Guarda anda em maré de compras ou expropriações no Centro Histórico, porque não comprar aquela casa que se encontra muito acima da muralha e derrubar o andar superior?
Não ficaria tudo muito mais harmonioso?

terça-feira, 11 de outubro de 2016

“Muralha” Norte

A “Muralha” Norte da cidade vem pedir encarecidamente que derrubem aquelas árvores feias, secas e velhas, que desfeiam completamente aquela zona.
Por ser um espaço muito bonito, sem árvores poderíamos gozar da relva e o local, em anfiteatro, seria ideal para os endless summer, para os Sunset e para os Sunrise e outras festas assim
A “Muralha” agradece e os não “Muralha” ficarão furiosos.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Sem utilidade?

Na Avenida João de Ruão, Estação da Guarda, está uma casa que parece abandonada.
O que está abandonada é a “Boca-de-incêndio” que está adossada à casa
Ou será que está activa?

domingo, 9 de outubro de 2016

Comprar ou expropriar?

O Presidente da Câmara da Guarda anda de compras ou de expropriações
Quer comprar ou expropriar uma casa quase em ruínas na Praça Velha, que pega com a antiga câmara Municipal e também quer comprar ou expropriar um bar no centro histórico que pode ter sido a Sinagoga da Guarda.
Ou os proprietários aceitam o que a Câmara dá ou serão expropriados.
E Ponto final.
Se ajuda a economia e é obra para mostrar, não te nho nada com isso, mesmo sendo Munícipe da Guarda, não sendo da Guarda.

sábado, 8 de outubro de 2016

Segurança no trabalho

A história conta-se assim:
Estava um trabalhador a semear postes para segurar a vedação de protecção às obras no Jardim José de Lemos.
Trabalhava na estrada junto ao passeio.
Aproxima-se um elemento da GNR e diz-lhe: Está com muita sorte, está aí a trabalhar na estrada sem protecção, ainda vem um carro e leva-o. Vá colocar um triângulo para sinalizar o perigo. E foi-se embora o GNR.
Reúnem-se os trabalhadores com o chefe e não há triângulo, nem nos carros, julgo eu.
Colocam então uma grade e o trabalhador inicia o trabalho junto à grade, julgando que estava protegido.
Passados mais de 15 minutos lá aparece um triângulo e lá foi colocado.
Como se sabe, Portugal é o País da União Europeia com mais acidentes de trabalho na construção civil e é também dos Países da União Europeia que nesta área investe menos na formação dos trabalhadores, não admira por isso esta situação.
Muito bem o elemento da GNR na sua actuação formativa e não repressiva.

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Convivência pouco pacífica

Com a vedação total do Jardim José de Lemos criaram-se algumas situações pouco pacíficas com as passadeiras, os peões e os automóveis.
Algumas passadeiras dão para o nada e a relação peão/veículo não é pacífica.
Ali junto à Madrilena tem acontecido algumas situações de risco.
A rever ou deixar acontecer?

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

O Barateiro: 5 de Outubro na Guarda

“O Barateiro” é uma pequena loja no centro da cidade da Guarda.
Passou de Pai para Filho e deste para a Filha, o que os distingue de todos os outros é a República.
Todos os anos no dia 5 de Outubro, a montra da loja recebe os símbolos da República.
Devem ser dos poucos Guardenses que se recordam da importância deste dia, porque nada tem acontecido.
Este ano, excepção à regra, a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço organizou um passeio guiado pela cidade, lembrando figuras da Guarda ligadas à República.
Curiosidade: A Bandeira Portuguesa que é colocada na montra foi, durante muitos anos, a única bandeira nas mãos de civis que existia na Guarda e foi emprestada algumas vezes para cerimónias não oficiais.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Parque Infantil na estação

A Guarda está a renascer
Junto à Igreja da Estação está um Parque Infantil em adiantado estado de degradação.
Vem do passado e por isso não serve é para degradar até cair.
Ali bem ao lado estão a fazer-se umas obras para encher o olho.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Zona de Lazer na estação

A Guarda está a renascer
Bem perto das zonas que andam a requalificar na Estação da Guarda, há um parque de lazer que está em estado inqualificável.
Tem um polidesportivo, tem um “skatódromo”, tem um coreto, tem árvores e relva e ainda tem um “malhódromo”. Tudo isto vem do passado e o passado não conta. Por isso se abandona.
Nota: Malhódromo - local onde se joga a malha e também poderá ser um dos sítios onde o Presidente da Câmara gosta de estar pois, como referiu na última Assembleia, gosta muito de malhar.

domingo, 2 de outubro de 2016

Travessas da Rua de S. Pedro - Estação

A Guarda renasce, dizem os placares de publicidade.
Na estação, estão a recuperar algumas ruas, esqueceram-se desta zona que deveria se prioritária.
São as zonas de acesso às garagens, e não só, dos Munícipes que moram na Rua de S. Pedro, na Estação.
O alcatrão desapareceu e é só terra e gravilha que com as chuvas a virem muito breve, esperamos, vai tornar quase intransitável este acesso e vai também arrastar a terra e a gravilha para as garagens inundando-as.
A Guarda também queria renascer nesta zona que foi votada ao abandono e desleixada.