terça-feira, 31 de maio de 2016

Coro Capella Aegitaniensis

O Coro Capella Aegitaniensis apresentou-se no Domingo passado na Sé da Guarda com um reportório dedicado a Maria.
Tem já outros concertos agendados e recomendo a audição.
A direcção do Coro é do Padre Daniel Cordeiro e ao órgão é da responsabilidade do Padre José Luís Farinha.
Este concerto teve uma peça em estreia absoluta “Avé Maria” do músico e compositor da Guarda, Miguel Cordeiro

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Nova Crónica: “Infelizes da política”??

Leia aqui uma nova crónica de Cláudia Teixeira publicada no Jornal O Interior: Título “Infelizes da política”
http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=864&id=51215&idSeccao=12342&Action=noticia

domingo, 29 de maio de 2016

Simpósio de Arte da Guarda

Teve ontem abertura oficial o Simpósio Internacional de Arte Contemporânea da Guarda, organização da Camara Municipal e do Museu Municipal.
Abriu com a inauguração de uma exposição de um escultor espanhol, o escultor da ibéria, é anunciado.
Mais de 100 artistas, música, ateliers, parte na rua, arte urbano, foi anunciado.
O programa oficial ainda não foi difundido pelo que aguardamos as concretizações.
Para já três considerações retiradas do Facebook oficial da Câmara:
1 – Declarações do Escultor Coomomte:
“En Zamora no me conocen. En Portugal me tratan mejor”. “No estoy contento, ¡igual un día me hago portugués!
“Coomonte ha expuesto en Salzburgo, México o Nueva York, -entre otros destinos-, sin embargo, nunca ha expuesto en el Museo de Arte Contemporáneo (MUSAC) de León, circunstancia de la que se duele”.
Estranho que se declare desconhecido na sua terra. Em Portugal será mesmo conhecido, ou será só na Guarda?
2 – Custo do Simpósio
“O Simpósio de Arte vai custar 20 mil euros «e nem mais um cêntimo», garante Álvaro Amaro”. “Fez questão de sugerir, com ironia, que se essa meta tiver derrapagens caberá ao responsável da estrutura, João Mendes Rosa, como ao vereador da Cultura, Vítor Amaral, a divisão das despesas remanescentes”.
3 – Veremos se o Diretor do Museu e o Vereador não terão que trabalhar 6 meses de graça para pagar o que ultrapassa os 20 mil euros.
Se englobarem a logística de transporte de peças a exibir, os seguros, os alojamentos, pequenos-almoços, almoços e jantares para tanta gente, os conjuntos musicais, os materiais para as dezenas de obras, os alugueres, segurança e mão-de-obra será um milagre da multiplicação não ultrapassar o orçamento. 

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Ecos da Reunião do Executivo – Maio 23

Guarda vista do céu Google Maps
No passado dia 23 de Maio realizou-se mais uma reunião do Executivo Camarário.
O que se passou, o que se decidiu e o que constou na reunião:
1 – O Governo deve ter em conta as especificidades da Escola do Outeiro de S. Miguel. O Presidente quer analisar os critérios objetivos que levaram à decisão de não atribuir novas turmas aquelacola privada.
2 – O Presidente mostrou-se preocupado com o destino do Centro Educativo do Mondego (Centro de reabilitação de jovens) pois pode fechar (o Deputado Santinho Pacheco e o Presidente do CDS Distrital, também).
Eu ficaria satisfeito se o centro fechasse, pois era a prova que a delinquência e os jovens problemáticos estavam a diminuir e seria o sucesso das políticas de integração.
3 – O Vereadores do PS chamaram a atenção para as campas do cemitério novo que estão a ser colocadas de maneira anárquica sem alinhamento.
4 – Os Vereadores do PS defendem a construção de um Pavilhão Multiusos para a realização da FIT-Feira Ibérica de Turismo. Como se sabe este também é o grande sonho do Presidente.
Gastar 4 ou 5 milhões de Euros para a realização de uma feira e de mais meia dúzia de eventos é demasiado dinheiro. E é preciso contar com as despesas de manutenção quando for aberto. Mais vale alugar tendas. É ver as taxas de ocupação dos muitos multiusos espalhados pelo País, para se constatar que a maior parte foi negócio ruinoso.
E não se tendo sabido mais nada, se dá por terminada esta mensagem que, como sempre, é por mim assinada.
Nota: Ficámos a saber pelo Jornal Terras da Beira que o Presidente da Câmara da Guarda não autoriza que os Técnicos da Autarquia possam ser entrevistados, isto a propósito das novas escavações arqueológicas junto à Capela do Mileu, onde foram encontrados alguns artefactos relevantes
O jornal pediu uma entrevista com o arqueólogo da Câmara, tendo sido remetidos para o Vereador do pelouro cultural,  o jornal decidiu não entrevistar o Vereador.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Sinais de Trânsito

1 – Será que agora é obrigatório andar de fita métrica no carro para se poder estacionar? Talvez não, porque junto ao sinal há lá uns pinocos a fazer a separação, não sei se estão conforme o sinal, a 3 e 5 metros do poste. Acreditamos que é verdade
2 – A avenida tem uma faixa reservada para estacionamento da “Escola Secundária Afonso de Albuquerque”. Não especifica quem pode estacionar: Funcionários Docentes, Funcionários não docentes, Pais, Alunos e outros visitantes não especificados.
Resumindo, quem quiser pode estacionar?

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Mistura Perigosa

Esta mistura pode ser perigosa.
Resíduos (ou parecem ser) médicos e graffitis numa sala com a porta vandalizada.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Obras de remediação da cobertura da Gare de Transportes

Continuam, com algum caos e de forma intermitente, as obras de remediação da cobertura da gare do Centro Coordenador de Transportes.
As obras de fundo não resolveram as entradas de água no cais e nas lojas. Segundo os entendidos na matéria (curiosos e especialistas) dizem que as obras em curso poderão resolver até 80% dos problemas e não mais.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

domingo, 22 de maio de 2016

Sempre

Juízo Final - Capela Sistina - Miguel Ângelo
Ano bissexto, Ano Reverso
As Rosas tardam a abrir.
Apanhados em contramão
E o céu desabou sobre nós.
Viver a vida
Um dia de cada vez
Um dia após outro…
Para a Tila, Para todos
E principalmente para o Nuno
Ficaremos unidos
Lutaremos até ao fim.

Um dia em Maio de 2016

Deixou-nos hoje
22 de Maio de 2016

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Lixeira no Bairro

No Bairro 25 de Abril, ali num cantinho, bem à vista, está a nascer uma lixeira.
Julgo que o terreno é particular, se não limpam, um dia destes chega à rua.
Lixo atrai sempre lixo

quinta-feira, 19 de maio de 2016

PSD: Candidatos à Câmara de Coimbra

No Jornal Notícias de Coimbra está a decorrer um inquérito sobre quem será o candidato melhor posicionado para concorrer à Câmara de Coimbra como cabeça de lista.
Os resultados em 18 de Maio eram os que se mostram na fotografia.
Curiosidades:
O mais votado, nenhum dos propostos, é: Outro com 20%
Empatados no segundo lugar surgem três personalidades, Olinda Rio (Natural da Guarda), Nuno Freitas e Álvaro Amaro (Presidente da Câmara da Guarda) todos com 14 %.
Jaime Soares é o quinto com 11% dos votos
http://www.noticiasdecoimbra.pt/

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Do Blogue: Má despesa pública

“No portal Base também se encontram coisas boas, como este Guia de Boas Práticas no Combate ao Conluio na Contratação Pública, da autoria da Autoridade da Concorrência”
“O documento deve ser lido com atenção por parte dos decisores políticos. Publicamos aqui as formas mais comuns de conluio na contratação pública, segundo o referido guia:
1 - Propostas rotativas.
Os concorrentes combinam esquemas de rotatividade da proposta vencedora, alternando entre si o vencedor do procedimento. Estes esquemas são potenciados pelo envolvimento recorrente ao longo do tempo dos mesmos participantes nos procedimentos de contratação pública.
2 - Supressão de propostas.
Esquema pelo qual uma ou mais empresas, participantes no conluio, acordam em não submeter proposta ao procedimento ou em retirar uma proposta previamente apresentada, para que o contrato seja adjudicado à empresa que escolheram para vencer o procedimento.
3 - Propostas fictícias ou de cobertura.
Neste esquema de conluio, as empresas combinam submeter propostas com um preço mais elevado do que o da proposta da empresa previamente escolhida para vencer o procedimento, para que o contrato lhe seja adjudicado, ou com outras condições que se sabe serem inaceitáveis para a entidade adjudicante. Estas propostas servem apenas o propósito de criar uma ilusão de concorrência no procedimento.
4 - Subcontratação.
As empresas acordam facilitar o sucesso da proposta da empresa que escolhem para vencer o procedimento, em contrapartida da subcontratação de fornecimentos no âmbito do contrato em causa.
5 - Repartição de mercado.
As empresas combinam um esquema de apresentação de propostas com o objectivo de repartir o mercado entre si. Esta repartição pode incidir sobre a carteira de clientes, o tipo de produtos/serviços ou a zona geográfica.
“Nota: A pedido dos jornalistas que usam o Má Despesa como fonte para notícias sem nunca nos citar, voltamos ao activo. O aviso publicado na sexta-feira era apenas uma brincadeira de 1 de Abril. Infelizmente, o país não nos dá descanso”

terça-feira, 17 de maio de 2016

Rotunda Chinesa no Jardim José de Lemos

Então o Jardim José de Lemos não ficaria espectacular com esta fantástica rotunda Chinesa de Xangai?
Isto é que era uma grande atracção.
Anexo com origem na Rádio Altitude:
“Moradores da zona das rotundas a requalificar: já chega de estátuas”
“Mais de meio milhão de euros na requalificação e em obras de arte para duas rotundas da Avenida 25 de Abril, na zona do Rio Diz, e no cruzamento para o Alvendre. A proposta foi aprovada há uma semana pela maioria PSD/CDS, com vista ao embelezamento daquela zona. Para quem lá vive e trabalha, se é para dignificar aquela entrada da cidade é positivo. Mas já chega de gastar dinheiro em esculturas para colocar em soluções para organizar o trânsito, reclamam. Cidadãos ouvidos pela Rádio não concordam, principalmente, com os valores em causa. As atenções deviam era ficar viradas para mecanismos de captação de emprego”.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

PS: Listas de Delegados ao Congresso

Falhou o consenso na concelhia da Guarda do PS quanto à formação de listas de candidatos a delegados ao congresso nacional.
Sem acordo, duas listas vão a votos no próximo dia 20, sendo lideradas por Maria do Carmo Borges, antiga presidente da Câmara e da Federação guardense, e por Miguel Alves, presidente da Associação Comercial da Guarda.
A secção da capital de distrito elege seis delegados ao congresso de 3, 4 e 5 de Junho, em Lisboa.
Lista 1
Maria do Carmo Borges
Ricardo Pinto
Nuno Abrantes
Eduardo Matas
Joaquim Craveiro
Lista 2
Miguel Alves
António Saraiva
Marisa Santos,
António Monteirinho,
Nuno Laginhas,
Paulo Pissarra,
Matilde Cardoso
Quelhas Gaspar.
Duas listas algo confusas, não muito diferentes e alguns nomes só para encher. Julgo que serão todos apoiantes de Seguro e por questões táticas alguns apoiaram o Costa.
Se quem vai ao Congresso é para discutir o futuro do PS e do País, deveriam ir os melhores da Guarda e se é assim é normal supor que destes nomes todos sairá o futuro elenco candidato às eleições autárquicas.
Ou serão todos para cumprir um ritual de ir ao congresso como se fosse uma festa?

domingo, 15 de maio de 2016

Rotundas: Ovelhas ou Decorações?

Na última reunião do executivo camarário discutiu-se muito o amanhar, ornamentar ou relvar as rotundas.
O Presidente diz que é melhor ornamentar do que ter lá ovelhas a pastar.
Quem não está de acordo são os pastores que mandam para as rotundas as suas ovelhas.

E já agora, porque não um referendo Concelhio: Relva ou Ornamento?

sábado, 14 de maio de 2016

Visitas encenadas

Visita encenada de “Ritual de Oferendas aos Deuses” no Cabeço das Fráguas
Foto minha em Setembro de 2012
Organização Culturguarda/Câmara Municipal
Actores do Grupo de Teatro da Vela/Guarda
Em tempos passados e durante alguns anos, quando chegava o Verão, a Câmara e as suas estruturas culturais, organizavam o que se chamava “Passos à volta da memória - Visitas encenadas”.
A Sé, o Cabeço das Fráguas, a Judiaria, Augusto Gil, entre outros, foram os temas escolhidos, com muita qualidade de texto, de interpretação e de público.
Acabaram-se, suponho, porque o passado não se repete, nem se repesca e a Câmara mudou de presidente e de objectivos culturais.
 Leio um jornal de Coimbra e vejo que vão fazer qualquer coisa parecido com o tema: “Percurso pela Coimbra do tempo da Rainha Santa e terá visitas guiadas no Dia dos Museus”
“Paisagens que a Rainha Santa Isabel terá vivenciado em Coimbra vão ser reconstituídas através de um percurso pela cidade, a realizar no dia 18, no âmbito do Dia Internacional dos Museus, foi anunciado nesta quarta-feira”.
Turismo também é isto e chega de comentários.
Adenda: Afinal vai regressar uma “Visita Encenada”
No dia mundial dos museus, o Museu Regional da Guarda dedica o tema ao Cabeço das Fráguas, talvez repetindo o que já foi feito em tempos. Programa:
Dia 18 de Maio, Conferência seguida de reapresentação da réplica da inscrição do Cabeço das Fráguas promovido pelo Instituto Arqueológico Alemão
Dia 21 de Maio pelas 19h00, caminhada notirna, haverá um autocarro para levar, os inscritos, até à base do Cabeço, seguido de caminhada. Lá no alto haverá uma Conferência seguida de uma “Encenação de um Ritual”.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

A primeira entrevista do Presidente da Federação Distrital do PS

António Saraiva, novo Presidente da Federação Distrital do PS, em entrevista à Rádio Altitude:
“O Presidente reafirma que ganhar a Câmara da Guarda, já em 2017, é um objectivo”.
Não responde “à pergunta sobre a própria eventual candidatura” à Câmara da Guarda
Sublinha “que o PS tem deixado trabalhar o executivo da coligação PSD/CDS e por isso não pode ser acusado de "partido do não", como se lhe referiu Álvaro Amaro”.
“Admite convidar Eduardo Brito para a nova comissão política.
“Sobre a decisão do Conselho de Jurisdição de mandar repetir as eleições para os delegados ao congresso revela que vai pedir uma aclaração do acórdão”.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Associação de Jogos Tradicionais

Foto da Associação - Parque Urbano Rio Diz
“A Associação de Jogos Tradicionais da Guarda apresentou ontem (10 de maio) o programa das Jornadas Internacionais de Jogos que vai organizar entre agosto e outubro de 2016 com o apoio, entre outras entidades, do Município da Guarda e cujo programa inclui Exposições, Oficinas temáticas, Música, Teatro, Animação de Rua e as V Jornadas da História dos Jogos em Portugal”.
Aproveitando este grande evento das Jornadas Internacionais do Jogos, relembro que durante alguns anos, as direcções das Associação iam falando num” Museu de Jogos Tradicionais”.
Será que abandonaram a ideia ou cansaram-se de pedir?

Legislação sobre alheiras

Foto da Internet e não é publicidade
Quando há muitos anos se dizia “tu é uma alheira” isso só queria dizer que a pessoa não valia nada.
Agora isso passou de moda e a alheira passou a ser uma comida com grande representatividade nos restaurantes portugueses e muito bem quista.
Parece que algum iluminado Deputado resolveu legislar sobre a alheira e coisa nunca vista os nossos Deputados não conseguiram pôr-se de acordo sobre um diploma único e vão a votos dois.
Apetece dizer com Deputados “alheiras” que não conseguem chegar a acordo sobre as alheiras como podem chegar a acordo às coisas importantes que precisamos?

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Ecos da Reunião do Executivo – Maio 9

Rotunda das Piscinas com relva para ovelhas
No passado dia 9 de Maio realizou-se mais uma reunião do Executivo Camarário.
O que se passou, o que se decidiu e o que constou na reunião
1 – 1 Milhão de Euros em rotundas
Foram aprovados os concursos para a requalificação de duas rotundas (Alvendre e Rio Diz) e a construção de outra (Dorna).
Na chamada “Rotunda do Alvendre” que talvez se passe a chamar “Rotunda do Cubo Mágico”.
Na requalificação deverá acrescer os impostos legais mais as esculturas a colocar.
Na “Rotunda do Rio Diz” já foi entregue a escultura por 97 Mil Euros e será uma mão aberta em bronze.
Na nova “Rotunda da Dorna” será construída de novo integrará a requalificação do “Chafariz da Dorna” que esteve a ser votado no orçamento participativo. 600 Mil será o que poderá custar a obra.
A Oposição diz que é caro para amanhar rotundas, Em resposta, a Situação diz que é melhor ornamentar do que ter lá ovelhas a pastar.
2 – Entradas na FIT – Feira Ibérica de Turismo
Foram registadas 23 933 entradas na FIT, segundo o Município da Guarda e o contador de entradas. A chuva, ou outro motivo, não deixou que se atingisse o número de 35 Mil visitantes do ano passado.
3 – Promessa eleitoral cumprida
Aprovado “Projecto de Regulamento Municipal para Atribuição de Comparticipação em Medicamentos” para para os que têm menos recursos financeiros
O regulamento vei entrar em discussão pública durante 30 dias.
“Eu prometi e vou cumprir”
E não se tendo sabido mais nada, se dá por terminada esta mensagem que, como sempre, é por mim assinada.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Festivais de Cultura Popular na Guarda

O vereador da Cultura da Câmara da Guarda, apresentou no stand da CIMBSE, durante a FIT, o Ciclo de Festivais de Cultura Popular 2016.
Jornadas da Lã no dia 27 de maio na Corujeira e no dia 28 nos Trinta.
Feira Concurso do Jarmelo no dia 5 de junho.
Festa da Transumância nos dias 16 e 17 de julho em Fernão Joanes
Fanfarronada [Festival de Bandas de Rua) em Famalicão da Serra nos dias 22 e 23 de Julho.
Festival Pão Nosso em Videmonte nos dias 29, 30 e 31 de julho.
Aponte na sua Agenda

domingo, 8 de maio de 2016

Hotel Turismo – Novo capítulo - Reverter

Hotel Turismo - Capítulos principais, omitindo os secundários
1 – O Presidente da Câmara da Guarda vendeu o Hotel Turismo ao Turismo de Portugal para o transformar num hotel escola
2 - O Presidente da Câmara de Gouveia pediu com muita veemência ao futuro e ex-Primeiro-ministro para não pagar o hotel, com um grito que toda a Guarda ouviu.
3 – O Primeiro-ministro da altura, e agora ex-primeiro-ministro, pagou o hotel, mas meteu o projecto na gaveta e lá apodreceu tal como está a acontecer ao hotel.
4 – As finanças do Primeiro-ministro da altura, e agora ex-primeiro-ministro colocaram o hotel em hasta pública, um concorrente, depois dois concorrentes e nada acontece.
5 - O actual Presidente da Câmara da Guarda e antigo Presidente da Câmara de Gouveia vem dizer que se problema do Hotel Turismo da Guarda se prolongar por causa de querelas jurídicas, a Câmara Municipal da Guarda está disposta a entrar nessa querela jurídica na tentativa de reverter a venda,
6 – O actual Presidente da Câmara da Guarda e antigo Presidente da Câmara de Gouveia, aproveita a vinda à Guarda do actual Primeiro-ministro e pede-lhe para resolver o problema do hotel, porque ele já não é capaz de o fazer.
7 - O actual Presidente da Câmara da Guarda e antigo Presidente da Câmara de Gouveia dirigiu-se ao actual Primeiro-ministro porque estamos numa fase de reversões e quer aproveitar a onda.
8 – A promessa eleitoral está a esfumar-se porque o tempo se está a esgotar e do Hotel Turismo ficamos com as ruínas.

sábado, 7 de maio de 2016

PS Guarda – Federação e Delegados ao Congresso


1 – A Federação
António Saraiva é o novo Presidente da Federação Distrital da Guarda do PS. Tal como se esperava.
Eduardo Brito, embora experiente, cometeu um erro de palmatória, ao confundir eleições para a Federação e eleições para Delegados. Ao retirar a candidatura, sabe-se lá porquê, perdeu tudo.
2 – Os Delegados
Não são claras e coincidentes as informações prestadas pela comunicação social.
“Repetir eleições nas concelhias em que as listas de delegados ao congresso foram alvo de reclamação, mas isto caso as listas venham a ser validados pela Comissão Organizadora do Congresso”.
“Em causa estão as eleições para delegados nas concelhias de Almeida, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Guarda e Manteigas”.
Comentário 1 - Assim já estão criadas as condições para rapidamente se conhecer o candidato a Presidente da Câmara Municipal da Guarda nas eleições de Outubro de 2017. O trabalho a fazer não é pouco.
Pergunta 1 – O que se vai passar na Concelhia da Guarda do PS com esta decisão?

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Ecos da Assembleia Municipal – Abril 29 - Adenda

No passado dia 29 de Abril realizou-se mais uma reunião do Assembleia Municipal.
Adenda ao que se passou e tem passado despercebido, por ser irrelevante, e que são os gastos do “Gabinete da Presidência”
Adenda - O relatório e contas da Câmara da Guarda, relativo ao ano 2015, apresenta uma verba de quase 1 milhão de euros gasta com o gabinete da presidência.
Será o preço das assessorias.
E não se tendo sabido mais nada, se dá por terminada esta mensagem adenda que, como sempre, é por mim assinada
Rádio F
http://radiof.gmpress.pt/a-verba-de-quase-1-milhao-de-euros-inscrita-do-relatorio-de-contas-de-2015-do-municipio-da-guarda-destinada-ao-gabinete-da-presidencia-foi-um-dos-temas-no-ponto-por-ponto-desta-semana/

quinta-feira, 5 de maio de 2016

A FIT – Feira Ibérica de Turismo

Em dia de grande euforia para os Guardenses pela inauguração da FIT – Feira Ibérica de Turismo, “a maior feira de turismo da Península Ibérica” e sabendo-se que a FIT – Feira Ibérica de Turismo, pretende «promover os produtos endógenos da região; dar a conhecer o património natural e histórico; promover a gastronomia; atrair turistas/visitantes; atrair investidores que possam fixar-se na Guarda; promover a troca de experiências entre portugueses e espanhóis, abrindo as portas a novos mercados”, eu só queria três pequenas respostas: Quantos e quais os expositores de turismo ligados à Guarda e que lá vão ter um espaço e o que pretendem vender?

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Ecos da Assembleia Municipal – Abril 29

No passado dia 29 de Abril realizou-se mais uma reunião do Assembleia Municipal.
O que se passou, o que se decidiu e o que constou da reunião
1 – “A bancada do Partido Socialista na Assembleia Municipal deu conta, que o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Guarda poderá estar a pouco tempo de ser demitido.
2 – As contas 2015 do Executivo foram aprovadas com os seguintes votos: 52 deputados votaram a favor (os eleitos pelo PSD e pelo CDS e vários presidentes de junta) e 17 estiveram contra: 13 deputados do PS, os 2 da CDU e os 2 deputados do BE. (a Assembleia é constituída por 44 Deputados eleitos e 43 Presidentes de Junta). 19 Deputados não estiveram presentes, não votaram ou abstiveram-se.
3 – A assembleia decorreu com crispação e até houve troca de comentários sobre o tema, dizendo-se que é consequência das eleições em 2017.
4 – Moções aprovadas: Serviço de Radioterapia para ficar na Guarda. Criar melhores condições para a Repartição de Finanças da Guarda. Reabrir os postos dos CTT da Póvoa do Mileu e do Bonfim. Criar um tribunal Administrativo e Fiscal na Guarda. Criar uma via pedonal “cicloviável” na VICEG
5 – O PEDU Plano estratégico de desenvolvimento urbano) vai contemplar uma “pedovia” entre o Parque Industrial e a Plataforma Logística, para “aumentar o bem-estar das populações e para a promoção da saúde”
E não se tendo sabido mais nada, se dá por terminada esta mensagem que, como sempre, é por mim assinada

terça-feira, 3 de maio de 2016

Rotundas: Pontos de encontro e atracção

A Câmara decretou que as rotundas deverão ser pontos de encontro e atração para as gentes locais e para as que nos visitam.
Três rotundas já foram ornamentadas e podem ser pontos de encontro para diversas actividades.
As minhas sugestões
“Rotunda da Luz”, também conhecida pelo nome de Rotunda do ------ 2, preparada para os encontros.
“Rotunda da Ti’Jaquina”, também conhecida pelo nome de Rotunda do Efes, preparada para os encontros e a lembrar o “Quiosque da Ti’Jaquina”
“Rotunda do Anjo”, a Rotunda que S. Miguel não queria, e agora é para todos, crentes e não crentes. O “Anjo da Guarda” está cada vez mais a ser lembrado, nestes tempos difíceis.

domingo, 1 de maio de 2016

Conselhos a alguns Governantes

Hoje é dia 1º de Maio, um dia quase igual aos outros, pelo andar da carruagem, ainda será um dia igual. Hoje aproveito para dar uns conselhos a alguns Governantes. São de graça e não reivindico nada.
1 – Ao Presidente da República
Quando andar a visitar as 3 mil Freguesias Portuguesas, deveria fazer como o Papa Francisco fez com os refugiados.
Assim deveria pedir a 2% das pessoas que habitam nas freguesias do litoral que fossem para as freguesias do interior pois há paz, pão, habitação, saúde, educação e outras coisas mais. Pelas minhas contas seriam cerca de 100 mil pessoas que povoariam o interior.
2 – Ao Primeiro-Ministro
Para que a Segurança Social seja sustentável e os futuros reformados e aposentados tenham com que viver, poderia aplicar às reformas e aposentações o mesmo que se aplica aos funcionários públicos e em muitas empresas privados, isto é, 2 para 1.
Para um reformado ou aposentado se candidatar a aceder ao topo da carreira que é a reforma e ter direito a pensão, deveriam sair 2 aposentados ou reformados por cada nova entrada. Era quase isto que o anterior Primeiro-ministro queria quando lançou os novos contra os velhos e o nosso Deputado Grisalho apoiou com toda a sua alma.
3 – Ao Presidente da Câmara
Crie se faz favor uma nova página institucional na internet apenas com as informações que os Munícipes precisa. Navegar naquela propaganda só muito dificilmente encontramos as informações que precisamos.
4 – Ao Presidente da ULS
Diz que tem 2 mil funcionários para gerir e sabemos como é difícil de fazer, mas deve ter lá um que seja capaz de colocar na página de entrada, uma simples informação com o horário das visitas a doentes.
Ao fim de consultar duas ou três páginas, remetem-nos para outra que não funciona.
Enviei um correio electrónica a informar a situação e ainda não foi resolvido nem tive resposta. Terei que fazer uma reclamação por escrito?