quinta-feira, 31 de março de 2016

Requalificação de estradas municipais

Em Janeiro deste ano foi aprovado o lançamento de um concurso público de 1,5 milhões de Euros para a requalificação de 5 estradas municipal. Na última reunião da Câmara foi aprovado o cancelamento deste concurso e fazer 5 concursos públicos, um por cada estrada:
1 – Porque demonstraram que é tecnicamente mais barato fazer as estradas em 5 concursos que em 1 concurso.
2 – Porque há razões financeiras, metade destas obras são feitas em 2016 e a outra metade em 2017. Metade do valor está no orçamento de 2016 e a outra metade no orçamento de 2017.
3 - Porque se uma empresa ganhasse o concurso dec1,5 milhões de Euros dificilmente teria 5 frentes de obra ainda este ano.
4 – Porque havendo 5 concursos abaixo de 350 mil euros o Tribunal de Contas não tem nada que meter o bedelho.
5 – Estas são obras que já deviam estar feitas há 8 anos porque nessa altura custavam 200 mil Euros.
6 – Continua a estranhar-se que os Vereadores da oposição continuem sem a fazer oposição e aproveitar estas coisas para se fazerem ouvir.

quarta-feira, 30 de março de 2016

Ecos da Reunião do Executivo – Março 29

Câmara Municipal vista da Torre de Menagem
Realizou-se no passado dia 29 a Reunião do Executivo Municipal, aberta ao público
1 – Esta reunião poderá entrar para o livro de recordes mundiais, mesmo sendo aberta ao público e à comunicação social fez-se em meia hora.
2 – A artista Dora Tracana, conhecida do “Anjo da Guarda” foi escolhida para embelezar a “Rotunda do Rio Diz” que irá chamar-se “Rio Diz: Portas da Cidade”.
3 – Os Vereadores do PS votaram contra, mas estiveram mal, ao serem a favor deste embelezamento monumental ao dizer: “deveria ser feito um procedimento mais abrangente e mais amplo, dando possibilidade a todos os artistas do país. A aprovação é recuar 30 anos no “tempo Rotundeiro Português”
4 – Não consegui confirmar se foi decidido ornamentar mais uma rotunda e qual, mas parece que o objectivo é ornamentar 7 até ao fim do mandato.
E não se tendo sabido mais nada, se dá por terminada esta mensagem que, como sempre, é por mim assinada.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Mais uma crónica embaraçadora

No último número do Jornal Interior vem mais uma crónica de Cláudia Teixeira.
Mais uma vez muito embaraçadora para o poder político
http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=855&id=50591&idSeccao=12185&Action=noticia
http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=855&id=50591&idSeccao=12185&Action=noticia
Adenda 1:
Andam a circular nas redes sociais uns vídeos bem interessantes. Um deles no Youtube que o autor apelidou de “Cedros Razia”, outro a circular no Facebook “P… de Vida” que podem merecer uma olhada.


Adenda :
A crónica de Cláudia Teixeira teve um direito de resposta pelo Vice-presidente da Câmara Chaves Monteiro.
Pode ler em:

sábado, 26 de março de 2016

A cobertura da Rua do Comércio

As fotografias apresentam o que eu irei ver ao passear na Rua do Comércio, durante uma tarde de Primavera, depois de colocadas as placas de policarbonato (Que são assim umas placas de plástico transparentes e que às vezes mudam de cor)
O texto que se segue foi publicado no Jornal Terras da Beira de 24/03
No debate de opinião sobre o projecto da cobertura para a Rua do Comércio, não devemos cair em maniqueísmos, ou no pobre argumentário de que haverá sempre quem goste e quem não goste, mas antes equacionar uma série de questões abrangentes e desapaixonadas, que poderão servir de reflexão para decisões futuras.
A valorização visual daquele espaço urbano deverá ter um efeito atrativo, positivo e convergente, daí que qualquer intervenção urbanística deverá ser bem ponderada.
Será que a cobertura que o projecto apresenta, valoriza ou desvaloriza o espaço?
Aquela rua e toda a envolvente têm um património construído e imaterial, inserido na malha urbana do Centro Histórico cuja leitura arquitectónica se conjuga com o largo anterior, o da Igreja da Misericórdia e posterior, o da Sé, património com alto valor artístico.
Quando o transeunte faz o percurso da Rua do Comércio, fica surpreendido com o que encontra na términus da mesma: a Catedral e o espaço envolvente. Por isso qualquer elemento urbanístico a introduzir não poderá descaracterizar e despersonalizar aquele núcleo urbano, nem cortar a visão da Praça.
A cidade é uma criação do Homem e ela existe por uma necessidade histórica, representa imagens, símbolos, onde o cidadão se reconhece como parte integrante do ambiente urbano. Assim os elementos arquitectónicos a introduzir devem ter ligações com os espaços circundantes numa perspetiva global daquilo que se projecta desenvolver.
A posição dos eixos comerciais dos centros históricos aparecem muitas vezes como ponto de partida para incentivar políticas de desenvolvimento e de redefinição do papel das cidades no contexto nacional, e por isso a intervenção nesta zona poderá ser uma oportunidade um desafio para a reorientação da política de desenvolvimento da cultura urbana, mobilizando as atenções dos poderes instituídos.
Estes projectos com a respectiva mobilização de recursos, são ocasião para repensar a cidade obrigando a exercícios de imaginação com especialistas nas várias áreas e implicam que a questão não seja abordada pontualmente, com meras composições de colagens, mas sim procurando políticas dotadas de um significado global.
A dinamização comercial e turística da zona está dependente daquela cobertura? Irão por isso acorrer ao Centro Histórico mais pessoas? E este terá mais vida?
Um dos factores que têm desmobilizado o comércio no centro histórico, tem sido o problema da falta de estacionamento num raio mais ou menos próximo. Desde que acabou e bem, o estacionamento na Praça Velha, têm sido feitas várias tentativas de encontrar soluções.
Por outro lado há que mostrar e diversificar a atividade comercial a já existente, e outras a criar, quer a nível de a tornar mais visível e apelativa, quer a nível de ir ao encontro das necessidades dos seus consumidores.
O centro histórico padece também de desertificação e de movimentos humanos muito pendulares, por isso há que tentar inverter tal tendência com políticas diversificadas que sejam polarizadoras e catalisadoras para a população urbana como por exemplo a instalação de serviços.
Assim o dinamismo comercial terá de ser cruzado com uma série de outros factores, nomeadamente os turísticos e a intervenção urbana a fazer-se, deverá ser muito discreta, não funcionando como barreira visual ou técnica, descaracterizando todo aquele espaço.

quinta-feira, 24 de março de 2016

As Árvores ainda darão muito que falar? Pois sim.

O tema do corte e plantação tem pano para mangas e muito para falar.
1 – “O Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR levantou três autos de contraordenação à Câmara da Guarda, à empresa que procedeu ao corte de 40 cedros na Avenida Cidade de Salamanca e à empresa encarregue do transporte dos sobrantes”.
Saiba mais na edição desta semana de O INTERIOR.
2 – Na Avenida de Salamanca plantaram árvores na faixa de rodagem de automóveis e não colocaram protecções e avisos para automobilistas
Foto de Joaquim Nércio
3 – Ao longo da Avenida de Salamanca ainda não tivera tempo de recolher todos os destroços do abate e plantação de árvores. Terra, cimento, blocos, ramos. Lixo
4 – Arranque de árvores jovens
No Bairro Nossa Senhora dos Remédios, a caminho de Alfarazes, em frente às Águas do Zêzere e Vale do Tejo arrancaram umas quantas árvores com menos de 15 anos, deveriam ser feias pois não incomodavam os moradores, estavam ao nível das garagens, e já estão a plantar uma quantas, Espero que sejam exóticas e muito bonitas, para valer a pena o trabalho.
5 – Frases Autárquicas
“Alguns vivem infelizes com a política”
“Para aqui, para aqui! Vocês são testemunhas que convidei”
“ Quando um fala, o outro cala a buzina”

quarta-feira, 23 de março de 2016

Poesia e Árvores… Mas não só

Fotos: Município da Guarda, com novo tamanho
O escrito dos outros é suficiente para interpretar o momento:
 “Registo do Encontro de Poetas, ontem, na BMEL. Muita poesia e alguma controvérsia”.
(Facebook Município da Guarda)
“A Câmara da Guarda concluiu esta Segunda-feira a rearborização da Avenida de Salamanca com a plantação de cerca de uma centena de novas árvores, por entre a algazarra das crianças e os protestos dos poucos contestatários do corte de quarenta cedros, no mesmo local, há duas semanas”.
(Info: RA Online)
“O abate dos cedros trouxe também para a ribalta muitos daqueles que quiseram e souberam dizer não, pese embora muitos deles, ao expressarem o verdadeiro sentimento de revolta, acabaram por assumir manifestamente algum receio (porque será?) afugentando o medo para finalmente conseguirem soltar todas as palavras presas, percebendo-se que os tais ditos estudos que estiveram na base desta insólita, ignorante, selvagem e oportunista manobra arboricida, descrita por alguma imprensa domesticada e submissa, vieram somente a confirmar que decididamente o rei vai nu”.
Na Guarda, na cidade mais alta, onde todos os Mister Chance são bem-vindos, as árvores continuam e vão continuar a pertencer a este mundo globalizado numa missão de cumplicidade, de promessa, de vivência assumindo neste rincão serrano a eterna postura de cumprirem a sua missão e de um dia morrerem de pé”.
(Por: Albino Bárbara – Jornal Interior)

terça-feira, 22 de março de 2016

Casa na Rua Afonso Costa

A casa que a imagem mostra está na Rua Afonso Costa.
Abandonada a sua construção há muitos anos, invade o passeio, afunila a rua e sendo junto a um entroncamento, por vezes dificulta as manobras dos carros e camiões.
Poderia ser muito melhorado o tabique que protege os passantes. 

segunda-feira, 21 de março de 2016

Replantação de árvores na Avenida de Salamanca

Foto da galeria da Câmara Municipal da Guarda
No dia Mundial da Floresta, o Presidente da Câmara fala a uma multidão emocionada, congratulando-se com o acto de substituição de árvores de meia-idade por árvores jovens, mais bonitas, mais aromáticas, mais amigas do ambiente, mais amigas dos moradores e mais amigas do gabinete de projectos que propôs a requalificação da avenida. 

Aguarelas de Mário Carvalho

O Professor e Aguarelista Mário Carvalho editou dez calendários de bolso de2016 com as suas aguarelas.
Este ano há uma grande novidade, seis aguarelas são dedicadas às touradas, sendo dois da “Tourada ao Forcão” característica da zona raiana do Sabugal. Dedica quatro à Guarda.
Obrigado pela oferta dos calendários.

domingo, 20 de março de 2016

Perguntas de Algibeira

Alguém que não Lê, sabe o quê?
Só ouve a Erre Á, quem lá está?
A Erre Fê, alguém a vê?
Os Jornais da Região, obedecem ao Patrão?
Quem elogia os Seus, Degenera?
Se o Chefe está fora, todos se vão embora?
Quem Pisca o olho ao Poder, Vê melhor?
Alguém que faz Fites, é Fiteiro?
Quem exibe o Cobertor de papa, é Papista?
As Famílias zangadas, juntam-se nas Almoçaradas?
Quando o Chefe errou, foi o Funcionário que se enganou?
Quando a Oposição deixa andar, é o Povo que fica a ganhar?
Se as Árvores são propriedade da Câmara, de quem são os Pássaros que nelas habitam?

sábado, 19 de março de 2016

Ecos da Reunião do Executivo – Março 14

O que se soube da reunião do Executivo Camarário na primeira reunião de Março:
1 – Aprovar a dotação de 275 mil Euros, divididos em três tranches. 74.500 Euros na organização, logística e implementação de estruturas, mais 74 mil euros no aluguer de equipamentos de som e luz, vídeo e serviços multimédia e 72.200 euros na promoção, comunicação e animação do evento.
2 – Declarar que a providência cautelar é juridicamente desnecessário porque o corte já foi feito e não há cola suficientemente forte para repor a situação. No próximo dia 21 de Março haverá uma grande festa, com os meninos das escolas, para plantar novas árvores nos locais ou próximo dos locais de onde foram cortados os cedros.
3 – Declarar que” não mandamos abater árvores porque acordámos mal dispostos» e” houve um estudo que concluía que, «por razões fitopatológicas e urbanísticas», seria necessário proceder à substituição de várias árvores naquela artéria da cidade. Foi o que fizemos”.
4 – Dado o grande sucesso do cobertor de papa transformado em peça de roupa foi decidido criar mais uma festa que se chamará “Guarda Fashion”
E não se tendo sabido mais nada, se dá por terminada esta mensagem que, como sempre, é por mim assinada.
Notas para ajudar à confusão instalada:
1 - Se só havia um cedro doente e que foi cortado quando detetado, por que razão é afirmado que foi por razões fitopatológicas que se cortaram cedros?
2 – Ao declarar que são razões urbanísticas que levaram ao corte dos cedros, pode a qualquer momento mandar demolir a Sé, porque esta está a atrapalhar o trânsito, e também o estacionamento e é necessário uma praça maior para fazer festas?
3 – As árvores para plantar na Avenida de Salamanca custaram 66512,5 Euros sem IVA, se arrancaram 40 árvores, plantarão 40, custando cada árvore 1662,5 Euros sem IVA. Belas árvores exóticas.
3 - Estranha-se que os Vereadores do PS não tenham pedido os projectos da Rua do Comércio, do Jardim José de Lemos, do Parque da Cidade, da Avenida de Salamanca para os mostrar ao Povo.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Renascer: Requalificação Jardim José de Lemos

Está prevista uma intervenção no Jardim José de Lemos, com o esboço apresentado e alguma explicação, deduz que irão ser cortadas árvores, enquadrar um dos bares ali existentes, não havendo menção ao bar/quiosque se é requalificado ou deitado abaixo.
Também vai ter direito a um lago, talvez com cisnes no verão e que eu proponho que no inverno seja transformado em pista de gelo, tão desejada pelas gentes da Guarda
O Monumento aos mortos da I Guerra Mundial deve manter-se.
Há mais duas incógnitas, se ficará espaço disponível para as festas ao ar livre e quantos bancos de repouso se manterão, dado que há uma corrente urbanista que não gosta de bancos para as pessoas se sentarem.  

quinta-feira, 17 de março de 2016

Os Tribunais, Freguesias e outros combustíveis

1 – Os Tribunais
O anterior Governo fechou, sem mais, Tribunais de Família e outros.
Os Políticos da Guarda seguidores desse Governo faziam Piupiu blablá, Piupiu blablá, Piupiu blablá, que traduzido quer dizer, assobiaram para o lado e desculpavam com a crise.
Mudou o Governo e os mesmos Políticos da Guarda seguidores desse Governo, apareceram com moções, crónicas e croniquetas a pedir a imediata abertura dos Tribunais que ajudaram a encerrar.
2 – As Freguesias
E aquela famosa organização das freguesias do ilustre Relvas? Pois está a passar-se a mesma coisa.
Os Políticos da Guarda seguidores desse Governo já estão na linha da frente para voltarem a analisar e poderem desagregar freguesias agregadas.
3 – Os Combustíveis em Espanha, o Leite, os Porcos e outros Frutos da Terra
Uma onda de indignação percorreu o País contra as palavras do Ministro da Economia por ter pedido aos Portugueses para se abastecerem de combustíveis em Portugal.
Esses mesmos indignados ainda não se encheram de coragem para repudiar as manifestações dos criadores de porcos, dos produtores de leite, dos produtores de laranjas, de batatas e de outros bens necessários à economia Portuguesa.
Muitos desses parecem patriotas quando publicitam “Compro o que é nosso” e “Português é bom” porque, como estamos a ver, preferem ir a Espanha abastecer-se. Ai de quem com o anterior Governo ousasse dizer isso. Agora somos tomos livres de dizer e até de ser hipócritas.
Já agora, onde é que foram buscar os milhares de pessoas que semanalmente vão a Espanha abastecer-se, quando todo Interior raiano está despovoado? Milagres da multiplicação em tempo quaresmal?

quarta-feira, 16 de março de 2016

A lenda do Cobertor de papa

1 - A Lenda
Corria o Ano de 2015 DC quando alguém se apercebeu que em cima de uma cama muito velha, onde estava deitada uma velha, ainda mais velha que tudo o que a rodeava, estava um lindo cobertor peludo, de lã, de cor pérola listado em vermelho e amarelo. Quando foi retirado da cama, a velha esfumou-se, como última guardiã do dito cobertor. Designou-se de imediato “Cobertor de papa”, e não “Cobertor do Papa”
Recolhido com todo no desvelo, foi de imediato reproduzido em fábricas ainda mais velhas.
Daí a exposições, publicidade e a contração de estilista para fazer roupa foi um passo.
Tínhamos um verdadeiro produto endógeno capaz de dinamizar a economia local.
A passagem dos modelos vestidos com cobertores de papa da estilista Alexandra Moura e realizada na capital do País foi um grande sucesso. Arrasadora para alguns e de tal maneira a moda ficou arrasada que está e risco o próximo “Moda”.
2 – A minha história
Entretanto uma equipa multidisciplinar de Arqueólogos e Historiadores andaram pela freguesia de Maçainhas em trabalhos de campo e publicaram agora o seu relatório de trabalhos
Descobriram que o “Cobertor de papa” é um produto antiquíssimo utilizado pelo povo nas suas casas e pelos pastores que na sua arte de pastorear o gado precisam dele para se cobrir nos dias frios de inverno.
Descobriram ainda que a Câmara da Guarda já tinha patrocinado um desfile de moda em lisboa com modelos do celebérrimo estilista Filipe Faísca, lá nos antiquíssimos anos de 2007.
Também em Janeiro de 2012 descobriram que a estilista Fátima Lopes foi à loja do Chiado buscar dois Cobertores de Papa para embelezar o seu estúdio, para um programa de televisão.
Também em Fevereiro 2004 a Câmara Municipal da Guarda - Núcleo de Animação Cultural e Junta de Freguesia de Maçainhas, editaram um pequeno livro sobre o “Cobertor de papa” com uma impressão soberba e documentalmente imprescindível em qualquer biblioteca.
E por ser já longa a minha história, digo ainda que a cor azul dos “cobertores de papa” pode perder-se no tempo e não é uma invenção de 2015.
Resumindo com Lavoisier, na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma, apesar de muitos pensarem que sim. E a Internet tem boa memória.

terça-feira, 15 de março de 2016

Fashion: O novo desígnio da Guarda

“A Câmara da Guarda pretende que, na primeira quinzena de Julho, seja realizada na cidade um evento de moda, que poderá vir a designar-se “Guarda Fashion”.
“Uma pretensão que, como explicou há poucos minutos o presidente da autarquia, Álvaro Amaro, surgiu no seguimento da apresentação pública da colecção Outono/Inverno da designer Alexandra Moura, que teve como protagonista a manta tradicional da região da Guarda, o chamado “cobertor de papa”.
(Jornal Terras da Beira)

segunda-feira, 14 de março de 2016

Temos todas as coisas, o que nos falta?

Guarda - Antes do abate dos  cedros
A Guarda parece que tem tudo, porque não arranca?
A Guarda tem um Regulamento Municipal para estimular e reconhecer iniciativas empreendedoras e criativas no âmbito do desenvolvimento económico do concelho com vista à criação de novas empresas
A Guarda tem um Guia do Investidor editado pela Câmara Municipal e outro Guia do Investidor editado pela Associação Comercial.
A Guarda tem Uma Associação de Comércio e Serviços e um Núcleo Empresarial da Região.
A Guarda tem um Parque Industrial requalificado
A Guarda tem uma Plataforma Logística moderna com lotes a preço de saldo
A Guarda tem um Parque para estacionar os Camiões TIR
A Guarda tem a A25 e a A23 que lhe passam à porta
A Guarda tem a Linha da Beira e a daqui a algum tempo a Linha da Beira Baixa que quase passam pelo centro da cidade.
A Guarda tem um Hospital.
A Guarda tem um Instituto Politécnico, tem Escolas Secundárias, tem Escola Profissional, tem Conservatório de Música.
A Guarda tem Lares, tem Cuidados Continuados, tem Misericórdia e muitas, talvez demais, Associações.
A Guarda tem Jornais e tem Rádios
A Guarda tem muitas Festas Populares, tem Feiras Regionais, Nacionais, Ibéricas e Fartas
A Guarda tem produtos Endógenos como o Gelo, o Frio e o Cobertor de papa
A Guarda tem um Teatro Municipal, tem uma Biblioteca, tem um Paço da Cultura e um Museu.
A Guarda tem Estradas alcatroadas e Caminhos rurais também.
A Guarda tem Água, Electicidade, Saneamento Básico, ETARES e Rios
Se a Guarda tem tudo, porque não arranca e continua parada?

Nota: Enquanto o pessoal se entretém com o abate dos cedros na Avenida de Salamanca, um pouco por todo o lado se abatem árvores sãs, especialmente no Parque da Cidade 

domingo, 13 de março de 2016

Candidatura Independente à Câmara da Guarda

1 - Foi dito e escrito:
“Existe espaço para uma candidatura independente à Câmara da Guarda”
2 - Foi escrito
“Subscrevo na íntegra. E poderá sempre haver alguém disponível para encabeçar um movimento independente, é só procurar!”

Património Mundial da Humanidade

Gouveia quer candidatar os “Casais de Folgosinho” a Património Imaterial da Humanidade, nada a opor.
Digo mais, sugiro à Câmara de Gouveia que não se esqueça de candidatar O “Penedo Oscilante”, a “Costela da Marreca”, a “Casa dos Mouros”, as “Fragas da Maria do Bento”, os “Túmulos na Rocha”, “os Chões”, a “Canada da Perua” e a “Adega Cooperativa, com os vinhedos” em Vila Nova de Tazem a “Património Material da Humanidade”  

sábado, 12 de março de 2016

Queijo da Serra com leite Espanhol?

A Deputada Assunção Cristas e o Grupo Parlamentar do CDS perguntou ao actual Ministro da Agricultura do PS, o que iria fazer para acabar com o leite espanhol utilizado na produção do Queijo da Serra da Estrela.
A pergunta seria pertinente se a Deputada Assunção Cristas, não tivesse sido Ministra da Agricultura e o problema, se é problema já se arrasta, ou se fala nele, há vários anos.
Numa pequena pesquisa na Internet, encontramos:
Correio da Manhã, 3 de Março de 2003, Leite de Espanha para fazer Queijo da Serra da Estrela
http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/economia/detalhe/leite-espanhol-utilizado-para-fazer-queijo-da-serra.html
Queijo da Serra da Estrela com novo selo e produção fiscalizada. A tradição já não é o que era. Maus tempos para o famoso Queijo da Serra da Estrela. Depois da falsificação vem agora o leite espanhol adulterar as características que fizeram dele um dos melhores queijos do mundo. Contra a primeira, criou-se um novo selo. Contra o leite, procura-se ainda a solução.
Publicado em 05-02-2015. Toda a gente sabe que há leite que vem de Espanha e não se fiscaliza.
Poucas cabeças e entrada de leite espanhol
Foram recentemente descobertas diversas “falsificações” de queijo da serra, produzido com leite em pó neozelandês e fermentos químicos.
Como nota final, lembrar que este problema é levantado todos os anos pelos Autarcas que realizam as “Feiras de Queijo da Serra da Estrela” como modo de justificar a cada vez menos mostras nas feiras, preferindo os produtores outros meios de divulgação.

sexta-feira, 11 de março de 2016

As coisas no PSD pós eleições

As coisas no PS Distrital e Concelhio da Guarda tomaram todo o espaço disponível na comunicação social, não sendo dada particular importância às eleições do PSD para órgãos idênticos.
Correu tudo muito bem no momento do voto, no entanto parece que as divergências entre Distrito e o Concelho estão a aparecer no momento da tomada de posse.
Consta-se, poderá não ser certo:
1 - A tomada de posse das duas estruturas era para ser realizada no dia de 16 de Março com a presença de Luís Montenegro e talvez outras figuras nacionais.
2 – Sem explicações a tomada de posse da Concelhia terá passado para o dia 12 com a presença de Matos Rosa e a da Distrital manter-se-ia no dia 16 de Março.
3 – O Presidente eleito da Concelhia já fez convites para o dia 12
4 – Entretanto o Presidente da Câmara terá ficado sem agenda disponível para os dias 12 e 16 e sem ele não haverá posse.
5 – Conclusão: As tomadas de posse poderão ser adiadas para data a designar, até que haja agenda do Presidente ou então a posse da Concelhia não lhe interessa para nada e apenas se interessa pela Distrital

quinta-feira, 10 de março de 2016

A Futura Avenida de Salamanca

Umas centenas de milhares de Euros depois, uns arranques de cedros sem importância e que só tapavam o sol dos moradores, assim iremos ver em 2036 a parte superior da Avenida de Salamanca

Mãos largas no dia da Mulher

Foto e texto entre aspas da Câmara Municipal da Guarda
“O Município da Guarda presenteou todas as suas funcionárias neste Dia Internacional da Mulher com este pequeno mimo”.
“Desejamos a todas as mulheres um Feliz Dia!”
Se desejam a todas as mulheres um bom dia porque não ofereceram o “mimo” a todas as mulheres do Concelho?

quarta-feira, 9 de março de 2016

Na hora da vitória

António Saraiva, novo Secretário da Federação Distrital do PS da Guarda disse, na hora da vitória:
“Trabalhar para unir o partido no distrito e fazer do PS a maior força partidária nas eleições autárquicas de 2017”.
“Álvaro Amaro não irá ter descanso, a menos que ponha a Guarda no caminho do desenvolvimento”.
“Não sente o apelo de ser candidato à Câmara”
“A reconquista do velho bastião, a Guarda, não é uma promessa que tenha feito”
“A Câmara da Guarda não é mais estratégica que qualquer outra”
“Vai criar um denominado grupo autárquico que terá por missão preparar programas e definir candidaturas”
“Todos unidos faremos, com certeza, um PS vitorioso e um PS com outra coesão e outra dinâmica em defesa das nossas populações”
“A partir de hoje o partido irá começar um novo ciclo, com novos métodos”

terça-feira, 8 de março de 2016

Estacionamento no Torreão.

Mais um local onde é proibido estacionar, e que está sempre ocupado com carros estacionados.
Se lá no alto se pode estacionar, metendo uma moedinha no aparelho, porque não estendem o pagamento a esta zona?
Ficaria tudo legal.

Jogo Tradicional – Estacionar onde não deve

Sabemos que os Portugueses são especialistas no “Jogo Tradicional” de estacionar em qualquer espacinho que esteja disponível.
Neste caso é o carro da Associação de Jogos tradicionais a divulgar este jogo, ocupando e a estragando o que deveria ser relva. 

segunda-feira, 7 de março de 2016

domingo, 6 de março de 2016

Adjudicações diretas do mês de Fevereiro 2016

Mapa das adjudicações diretas do mês de Fevereiro 2016
De destacar os 47 mil euros gastos para arrancar cedros da Avenida de Salamanca e adjudicação por 66 mil Euros das árvores necessárias para substituir as que estão a ser cortadas.

«As árvores são propriedade da Câmara»

Do Jornal “O Interior”
«As árvores são propriedade da Câmara»
“Declarações do vereador Sérgio Costa num esclarecimento à população a propósito do abate de dezenas de cedros na Avenida Cidade de Salamanca”
Afinal parece que por agora não
O Tribunal Administrativo de Castelo Branco ao aceitar a providência cautelar está a dizer que por enquanto as árvores pertencem aos Munícipes e não aos Executivos Camarários.
Vamos ver no que dá, agora que já cortaram os que tinham a cortar.

sábado, 5 de março de 2016

PS Guarda; Escaramuças, batalhas e a irrelevância

O PS da Guarda, Distrital e Concelhio, sempre foi palco de grandes batalhas e pequenas escaramuças.
Após a pacificação feita por Seguro e que se manteve enquanto se manteve pela Guarda, tudo mudou com a ascensão de Albano ao poder.
As escaramuças aparecem sobretudo quando há poder e muitos a querem lugares de destaque, mas aparecem também, quando o Partido não está no poder e é necessário preservar os lugares conquistados.
Mas o que verdadeiramente mata o Partido são as grandes batalhas e aí, vou lembrar três, as consequências têm sido devastadoras.
A primeira grande batalha, surge mesmo com a primeira eleição de Albano, que deixou muitas feridas.
A segunda grande batalha, esta com mortes e feridos, deu-se com a escolha do candidato à Câmara em 2013. Os mortos aliaram-se a outras forças e os feridos ainda estão a fazer os pensos à espera da recuperação.
A terceira grande batalha está a dar-se neste momento com as eleições para Presidente da Distrital e pode ter começado com a escolha e nomeação dos candidatos a Deputados. A desistência do Candidato Brito, ficando apenas o Candidato Saraiva, ainda vai dividir mais os cacos partidos pelos candidatos e seus apoiantes.
Pouco me interessam as razões de cada um, interessa-me como cidadão, que um partido que tem pretensões a ser de novo poder na Guarda continue completamente dividido e sem programa para fazer frente ao PSD.
Por este andar, no Concelho da Guarda e em mais alguns, a irrelevância política é o futuro.
PS1: Resultado das eleições distritais conhecidas
Presidente eleito: António Saraiva com 524 votos
Brancos/nulos: 47
Votantes: 1349
Em Trancoso não apareceu a chave para abrir a sede do PS
Em Celorico votaram 204 eleitores com 194 votos para António Saraiva

sexta-feira, 4 de março de 2016

Ecos da Assembleia Municipal - Fevereiro

Realizou-se na Sala Almeida Santos a Assembleia Municipal da Guarda e além de umas ninharias que era necessário aprovar, vindas aprovadas da reunião do executivo, foi ainda tratado e dito pela comunicação social:
1 – Na Guarda um porto seco? Eu gosto de Porto Seco, Doce, Meio-doce
2 - Já fui ao Brasil, Praia e Bissau
Angola Moçambique, Goa e Macau Ai, fui até Timor Já fui um conquistador
E meses e anos
3 - Não me levante a voz. Eu falo assim, desde sempre, eu nasci assim e sou assim.
Foram dias e dias
Percorrendo uma estrada a conquistar 
Sou conquistador
4 – O “Grupo de Trabalho” para definir o projecto do “Quarteirão das Artes” é nomeado na próxima semana. O grupo será coordenado pelo Vereador da Cultura.
5 – Só falta marcar o local. Duelo vai haver. Preparem-se, o sangue pode correr.
6 – Só não fui Presidente da CIMBSE porque não quis. Preferi ter a sede.
7 – Patati patatá, nas próximas festas quero gasosas e tremoços.
8 – Senhor Presidente do Turismo do Centro, sobre o Hotel Turismo, há oportunidades em que se deve estar calado
9 – Muitas moções à discussão querem muitos tribunais.
10 – Pedido para que as Juntas de freguesia façam muitas festas em Agosto para receber os migrantes.
E não se tendo sabido mais nada, se dá por terminada esta mensagem que, como sempre, é por mim assinada.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Orçamento Participativo é para os Jovens

Como está a ser divulgado, a votação para os projectos definidos pela Câmara como sendo “Orçamento Participativo” deve começar em breve.
Estão em curso as “acreditações” de votantes.
Há um pormenor, ou “pormaior” que está a escapar à comunicação.
Os três projectos são dirigidos aos jovens, vejamos:
O Edifício do Parque da Cidade é para os Jovens da Escola Afonso da Albuquerque
A recuperação da Capela do Solar dos Póvoas é para dar a uma Associação de Jovens
A requalificação do Chafariz da Dorna e talvez, digo eu, ”o Lavadouro Municipal” é para entregar a uma Cooperativa jovem, na idade e no trabalho, poisa pouco se conhece desta associação.
É evidente que a Guarda tem futuro, há muitos jovens e muitas novas associações que precisam de ser divulgadas e se divulgarem. E não esquecer o dinheiro para funcionar.

Velhas árvores: Aos Cedros da Guarda

Velhas Árvores
Olavo Bilac, in "Poesias"

Olha estas velhas árvores, mais belas
Do que as árvores novas, mais amigas:
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas...

O homem, a fera, e o inseto, à sombra delas
Vivem, livres de fomes e fadigas;
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E os amores das aves tagarelas.

Não choremos, amigo, a mocidade!
Envelheçamos rindo! envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem:

Na glória da alegria e da bondade,
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem!


quarta-feira, 2 de março de 2016

Poluição do Rio Noéme, reunião das partes

Campos banhados pelo Noéme, ainda não poluído
Para saber o “Estado da Arte” da “Poluição do Rio Noéme” e quando vão chegar em bom estado “à “ETAR de S. Miguel” os efluentes da “Fábrica Têxtil” que “Existe na Zona da Gata”, a “Câmara da Guarda” vai reunir “Partes”, “Compartes” e talvez “Compadres”.
Não tendo sido indicadas quem são os intervenientes presumo que sejam convocadas as populações, representadas pelos Presidentes de Junta, as “Águas de Lisboa e Vale do Tejo” dona da ETAR e a “Empresa Têxtil” dona dos efluentes poluidores, “Associações Ambientalistas” e quem se julgue interessado e tenha voz activa.
A reunião deveria ser convocada por Edital, pois só assim os Munícipes interessados poderão participar.

terça-feira, 1 de março de 2016

Cedros: Abate é uma questão política ou técnica?

Segundo o relatório, ou parte do relatório, conhecido, a questão do abate dos cedros na Avenida de Salamanca na Guarda poderá ser uma questão política e não técnica.
A Avenida fica mais bonita sem muitos dos cedros ali existentes.
Como se sabe, a definição de bonito não é científica, é meramente pessoal, por isso, seguramente a avenida, e a Guarda, ficará muito mais feia e pobre.
“A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) realizou um estudo sobre as árvores da Guarda Na Avenida Cidade de Salamanca – Guarda - foram avaliadas 94 árvores e recomendado o abate de um Cipreste-do-Bussaco (Cupressus lusitanica), devido a uma cavidade na zona do colo que colocava em risco a sua segurança. Foram ainda observadas 12 tílias em condição débil devido à rolagem a que foram sujeitas em 2014, apresentando perda de resistência e início de podridões no lenho, devido precisamente aquelas intervenções”.
“A avaliação realizada nas restantes árvores daquela Avenida, sobretudo resinosas, indicou que a sua condição global é boa, “não tendo sido detetados problemas estruturais em árvores ou ramos que pudessem por em causa pessoas ou bens”.
“Os 57 cedros da Avenida são das árvores mais antigas e mais altas da Guarda e não vemos razões objetivas, técnicas ou científicas que fundamentem os abates que são agora propostos pela CM Guarda”.