terça-feira, 8 de novembro de 2016

Chafariz da Dorna e arredores

Notas retiradas do sítio da Direcção Geral do Património Cultural
O Chafariz da Dorna é um imóvel classificado como de interesse público desde 12 de Setembro cde 1978
Fica situado numa das entradas da cidade onde confluiu um troço da calçada romana.
É um chafariz dos finais do século XVIII, “No chafariz da Dorna, as armas da cidade da Guarda encontram-se ao centro do espaldar, flanqueadas por duas cartelas, lisas, sobre pilastras. No tímpano do frontão curvo, exibem-se as armas reais, o que pode indiciar, eventualmente e pela mesma lógica que enunciamos a propósito do patrocínio municipal, a colaboração régia nesta obra”.
http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73896/
Vamos ao assunto:
1 – O orçamento participativo da Câmara da Guarda para o ano de 2016 contemplava uma verba de 20 mil euros para projectos a ser votados pelos Munícipes.
2 – O projecto ganhador, mais votado, foi a requalificação do Chafariz da Dorna e área envolvente.
3 – O Executivo decidiu englobar este projecto num outro mais vasto que comtemplava a requalificação da rua e da construção de uma rotunda e apontava-se para isso mais de 350 mil Euros.
4 – Em 28 de Setembro de 2016 foi publicado no Portal Base de Adjudicações Diretas a entrega a “António Saraiva e Filhos” por 214 mil 770 Euros mais IVA a requalificação do Chafariz e zona envolvente.
5 – Na reunião da Câmara de 24 de Outubro de 2016 foi aprovada a decisão do júri de entregar à “Biosfera” por 323 mil Euros mais IVA a requalificação da estrada entre a Fábrica Tavares e a rotunda das Finanças e a construção de uma nova rotunda “A Rotunda da Dorna”.
6 – A rotunda foi aprovada por unanimidade, portanto, com os votos dos Vereadores da oposição, com o argumento de que era uma obra imprescindível para a cidade.
7 – Sem conclusão: isto é uma embrulhada mal contada com o apoio da oposição e que merecia algumas explicações.
8 – Aparte 1: Suponho que os lavadouros públicos em extrema degradação vão ser contemplados na requalificação e poderão ser entregues a uma associação cultural e deixarão a sua função social de lavagem de roupa.
9 – Aparte 2: O PROVERE Programa de Valorização de Económica de Recursos Endógenos também apoia Chafarizes ou a água é um produto endógeno da Guarda?

1 comentário:

  1. Os financiamentos dos programas comunitários, PROVERE e outros são uma "salgalhada" onde a clareza não existe para dar lugar a ambiguidades, distorções "compadrios" político-partidários...Isto faz lembrar o tempo do volfrâmio!Mas existem algumas explicações para o caso desta impunidade política.Gostaria de ver uma CCDR mais distanciada dos jogos políticos e de certos políticos. Um Ministério Público actuante na investigação com a sua Polícia Judiciária.Um Tribunal de Contas a fiscalizar ajustes ,empreitadas,...Enfim, em nome da transparência e do bom uso dos dinheiros públicos.

    ResponderEliminar