sábado, 31 de outubro de 2015

Gente pouco recomendável

Assunção Cristas, Ministra:
“Faz parte de ser católica aceitar outros caminhos”.
“Quando se colocou a proposta de seguir o caminho da política, fez o que costuma fazer na vida: procurar em Jesus Cristo o exemplo e a fonte de discernimento.
“E não teve medo das más companhias”.
“Inspirei-me em Jesus que nunca teve medo de se meter com gente pouco recomendável”.
Quem serão as pessoas pouco recomendáveis, os Ministros ou os Agricultores?

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Isto tudo ainda não acabou

1 – O Vendedor disto tudo
O Governo PSD/CDS nomeou o Governador do Banco de Portugal, porque era a única pessoa capaz de levar a bom porto a vanda do Novo Banco. Falhou todas as metas.
Agora o Governador do Banco nomeou Sérgio Monteiro, ex-Secretário de Estado das Vendas, que vendeu quase tudo o que havia para vender no País, com a justificação que ele é o único capaz de vender o Novo Banco. Vender é capaz, veremos o preço.
2 – O Controlador disto tudo
“O Deutsche Bank, Com um prejuízo de 6 mil milhões de euros no terceiro trimestre, o banco alemão anuncia um plano de corte de pessoal e suspensão de dividendos aos acionistas, Operação em Portugal dá lucros e escapa aos despedimentos”
“De acordo com o Comunicado do banco, nove mil pessoas do grupo vão ser despedidas e seis mil colaboradores externos vão ser dispensados. Com a alienação de ativos, o grupo espera ainda cortar 20.000 postos de trabalho nos próximos 24 meses e poupar 3,4 mil milhões de euros até 2018”.
3 – O Enganador disto tudo
“As contas da Volkswagen derraparam para o vermelho no terceiro trimestre e a manipulação de emissões levada a cabo pela construtora já se faz sentir na contabilidade”.
“O prejuízo operacional é de 3480 milhões de euros para o intervalo entre Julho e Setembro, quando em igual período do ano passado foi registado um lucro operacional de 3230 milhões de euros”.
4 – O Mesmo disto tudo
“O banco Goldman Sachs foi multado em 50 milhões de dólares (46 milhões de euros) por violação de restrições à contratação de quadros da entidade reguladora e distribuição de informação confidencial desta proveniente”.
“O Departamento de Serviços Financeiros (DSF), de Nova Iorque, informou que, além da multa, o Goldman Sachs aceitou não fazer contratações durante três anos que lhe dessem acesso a informação sensível do regulador”.
5 – O Teste a isto tudo
“Os testes de stress aos quatro maiores bancos gregos terão detectado necessidades de capital entre os 4,5 mil e os 14 mil milhões de euros, dependendo de se tratar do cenário base ou de um enquadramento económico nacional e internacional mais adverso”.
6 - O Influente disto tudo
“Peter Boone, Influente economista, pode ter-nos dado música quando, em 2010, publicou uma série de artigos anunciando o colapso da dívida pública portuguesa. Não porque estivesse errado, como saberíamos em 2011. Mas porque lucrou com a queda que ele próprio, ao anunciar, pode ter ajudado a provocar. E isso é um crime de mercado: manipulação. Um crime de que ele agora é suspeito. Peter Boone foi constituído arguido pelo Ministério Público em Portugal.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Títulos e Novas de jornal de ontem



As consequências políticas da indefinição política em Portugal está a ter repercussão em todo o mundo:
Vejamos algumas:
 Rajoy de Espanha não gosta do que se passa em Portugal
Na Polónia o partido nacionalista de extrema-direita venceu as eleições
Cavaco Silva não retira uma linha ao seu discurso
Gomes da Silva do Benfica tem agenda própria
O Benfica continua a nomear gente do CDS para “paineleiros” do debate futebolístico
O programa do governo é discutido a 9 e 10 de Dezembro
O Governo é formado com a prata que ainda resta em casa
O CM foi proibido de dar notícias verdadeiras sobre Sócrates
O MP continua a fazer escutas a Sócrates
Crédito à habitação volta a aumentar
A UGT diz que com Costa o país não fica cor-de-rosa
As acções do Banif valem 0,0021 Euros
As bolsas asiáticas estão no vermelho e as europeias estão mistas
Metade dos portugueses vivem com orçamento apertado
A Áustria vai erguer muros nas fronteiras
Governo com dificuldade em recrutar secretários de estado
O que o governo cessante fez no caso da devolução da sobretaxa sobre o IRS tem um nome suave (manipulação) e outro menos suave (falcatrua).
Os Estagiários da Europa: Mais de um terço dos comissários que fizeram parte do segundo executivo de Durão Barroso na Comissão Europeia aceitaram empregos em empresas e organizações que os colocam numa posição em que podem fazer lóbi à Comissão Europeia. Durão Barroso é quem acumula mais postos neste período pós-Comissão, pelo menos notificados, com 22 cargos em diferentes organizações. Empresas, bancos, seguradoras, há de tudo um pouco.


quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Campanha político/publicitária

Iniciou-se no fim-de-semana passada e prolonga-se por estes dias a maior campanha político publicitária que já se fez na Guarda.
Milhares de boletins municipais com o balanço de dois anos de governação estão a ser espalhados por todo o concelho.
Associações públicas e privadas, casas particulares, comerciais e industriais. Fechadas, abertas, devolutas, em ruínas, todos têm direito a uma revista. Onde há caixa de correio há revista. Só visto.
E valerá a pena ver a revista? É porque o papel é bom e tem algumas fotografias bonitas.
E o conteúdo? Pura propaganda, em que até os Vereadores são postos de lado.
É o culminar do esquema de propaganda montado: Sítio da Câmara, Facebook, TV da Câmara, Guarda Digital e agora a revista.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Pista para caminhantes

A pista para caminhantes criada no Centro Coordenador de Transportes está a ser pouco utilizada, provavelmente pelo estado perigoso da pista e pelas vistas que às vezes não são bonitas
Na zona de pré-aquecimento está um balde de lixo a apanhar a água
Ao Km 20 a pista começa a ficar perigosa por causa da água que invade frequentemente a pista
Ao Km 50 a curva, que já era perigosa quando seca, agora com ela molhada nãoé possível fazer a curva sem derrapar.
Ao Km 130 as caixas de incêndio e de água precisam de atenção urgente
Como se pode constatar no local haverá mais coisas a relatar inclusive a taxa de ocupação da pista, muito próximo dos 0%.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Falsos ou verdadeiros?

A Polícia de Segurança Pública emitiu um comunicado de advertência bastante curioso.
A adverte a PSP de que há falsos videntes, falsos curandeiros, falsos mestres, falsos magos, falsos astrólogos, que utilizando técnicas de persuasão burlam as pessoas que andam fragilizadas psicologicamente.
A PSP diz os falsos alegam possuir faculdades transcendentais capazes de prever o futuro e fazem pequenas demonstrações com truques para convencer as pessoas.
A questão que se põe é saber se há gente falsa e verdadeira e se há verdadeira como os conhecer e onde estão creditados.
Não sendo assim a PSP deveria advertir para todos os videntes, curandeiros e outros que tais.
Nota: Nesta gente não englobo os chamados “endireitas” que são pessoas à parte no mundo da cura.

domingo, 25 de outubro de 2015

ULS: “Os contra”?

Pensa-se que pode haver pelo menos uma "célula dos contra” dentro da ULS – Unidade Local de Saúde da Guarda e que poderão estar a passar informações cá para fora. A possível existência destas “células” está a incomodar a Administração que não quer que se saiba o que de mau se possa estar a passar.
E há coisas que verdadeiramente estão a incomodar a administração.
Já não os incomoda que o lugar de auditor esteja amaldiçoado. Já não há auditor outra vez e agora o que os preocupa é arranjar um lugar para resolver o problema do ex-auditor. Já há auditor outra vez!
O que verdadeiramente incomodou a administração foi a rebelião dos funcionários nas comemorações do aniversário da ULS. Esquecendo a tradição, palavra agora na moda, não convidou os funcionários para a sessão solene, preferindo convidar políticos e pessoas estranhas à ULS.
Os funcionários, sentindo-se menorizados, faltaram às sessões seguintes e programadas para as comemorações.
A zanga, parece que foi de pouca dura, porque a administração convidou todos os funcionários para almoçar “à borla”, na cantina quando esta foi inaugurada e como sempre acontece quando há comes e bebes, quase ninguém faltou.
A paz é podre, porque há muito mais coisas que estão a ser murmuradas e que não podem ser escritas, por enquanto.
A paz é tão podre que já há quem duvide de quem manda na casa.

sábado, 24 de outubro de 2015

Os Refugiados e a CIMBSE

Já lá vai mais de um que o plenário de Presidentes de Câmara da CIMBSE – Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, aprovou por unanimidade, uma proposta do Presidente da Câmara da Guarda, para que a CIMBSE liderasse o processo de estudo, análise e mobilização da sociedade civil para a preparação do acolhimento dos refugiados.
Até ao momento nada saiu para o exterior e, pensa-se mesmo, que isto foi uma maneira airosa de lavar as mãos deste problema.

A sobretaxa do IRS a devolver

Antes das eleições: Devolver 35,3% da sobretaxa do IRS
Depois das eleições: Devolver 9,7% da sobretaxa do IRS
Até o inaudito José Gomes Ferreira afirma que os valores podem ter sido martelados antes das eleições

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Em busca do Hélio perdido – Episódio XXV

Novos dados, confirmados pela Administração da ULS – Unidade de Saúde Local, para preparar o episódio XXV do filme “Em busca do hélio perdido”, que deixou inoperacional a única ressonância magnética da Beira Interior.
0 – O aparelho custou 1 milhão e 700 mil euros e nunca funcionou
1 – O caso tem contornos próximos do crime
2 – O aparelho talvez tivesse sido desligado em abril passado
3 – O controle da máquina só podia ser desligado da zona técnica a que só alguns profissionais têm acesso
4 – O corte da energia danificou alguns componentes da máquina
5 – A reparação, pelo fabricante, não pode ser no local, pelo que têm que partir paredes para a máquina sair
6 – O orçamento da reparação supera os 100 mil euros
7 – A administração diz que está disposta a ir até às últimas consequências
8 – Há um sentimento generalizado de irresponsabilidade e passa-culpas
9 – A auditoria, que constou ter sido feita, se foi feita, não encontrou nada de anormal
10 – A Polícia Judiciária da Guarda e a Inspeção Geral das Actividades em Saúde já estão no terreno a investigar.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Conferência de imprensa

Convoquei esta conferência de imprensa, sem direito a perguntas, porque, como sabem, estamos no outono. O outono é tempo de vindimas e de castanhas e, como sabem, vésperas de inverno trazendo com consequência a chegada do Natal.
Como sabem na minha terra é que há vindimas e aqui não, as castanhas também são poucas e há festas das castanhas por todo lado e com nós queremos fazer coisas diferentes e que nunca foram feitas, por não iremos fazer a festa das vindimas, na minha terra sim.
Pelas razões invocadas e como disse, convoquei esta conferência de imprensa para dizer que não tem havido festas e também para dizer que brevemente vos convocarei para nova conferência de imprensa para anunciar as festas de Natal e mais tarde para vos entregar o programa.
Boa tarde.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Caixa de Pandora pós eleitoral

Depois das eleições estão a ser conhecidas coisas curiosas:
Tribunal Constitucional chumba prova de professores
Impressa despede 60 trabalhadores
Unicer despede 70 trabalhadores em Santarém
Comissão Europeia exige Orçamento a Passos que não o tem e é o primeiro país a falhar
Barraqueiro em guerra com o governo ameaça acabar com passes sociais
Cimpor faz despedimento colectivo de 25 trabalhadores
Empresas privadas candidataram-se a 2,1 mil milhões de euros nos últimos 15 dias de Setembro
Relatório do INE publicado depois das eleições indica a subida da pobreza em Portugal
Começam a conhecer-se as nomeações à socapa, feitas nas vésperas das eleições
Os bancos só emprestam dinheiro aos novos donos da TAP se o Estado avalizar.
Tribunal diz que Governo não tem que se meter na definição dos horários das Autarquias e obriga a publicar as 35 horas.
Tribunal de Contas diz que renegociação das Scuts têm muitas omissões e contas mal feitas
Eurostat diz que Portugal teve em 2014 o maior défice da Europa e a 3ª maior dívida pública
Relatório da Autoridade para as Condições de Trabalho os recibos verdes aumentaram 200% em 2014.
Relatório da Autoridade para as Condições de Trabalho aponta um crescimento de 34% do número de trabalhadores não declarados.
… E os juros da dívida pública continuam a cair… E as bolsas mundiais sobem quando fala a Catarina e descem quando fala o Jerónimo, mas mesmo assim, depende do dia, constatando-se que ao sábado e ao domingo quando falam o Pedro e o Paulo, as bolsas não mexem. O BCE continua a ser o Pai Natal. Ainda hoje pedimos dinheiro a juros mais baixos.
Engraçado isto. Quando o Expresso publicou uma sondagem que dava o PS com mais votos e o PAF com mais deputados, a imensa maioria dos constitucionalistas e comentadores foram unânimes a dizer que o que contava era o número de deputados…
E para terminar, durante a pré campanha e campanha eleitoral era frequente os telejornais abrirem com Sócrates, agora que há mais notícias é lá para o fim, bem escondidinho.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Morreram os Ulmeiros e agora vão para a lareira

Os belos ulmeiros que cresceram na parada do quartel do batalhão de caçadores 12 e agora quartel da GNR, que estavam classificados, morreram e foram cortados.
Como se verifica a paisagem é muito mais bonita sem aqueles troncos verdes, agora vê-se o horizonte.
Morreram todos ao mesmo tempo. Deviam ser da mesma idade, Dizem que morreram da poda, e também da geada e ou mesmo de velhice. Morreram sem honra e foram abatidos todos, devem fazer as delícias de muita gente, no inverno rigoroso que nos espera.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Candidatos a Presidente

Depois de 10 anos de Presidência Cavaquista, à custa dos erros da esquerda, eis que está outra vez a caminho a repetição dos mesmos erros.
A esquerda está convencida de que ao criar meia dúzia de candidatos eles são capazes de fracionar a direita e derrotar a sua candidatura.
Aconteceu na primeira candidatura de Cavaco, aconteceu na segunda candidatura de Cavaco e agora vai acontecer com a primeira de Marcelo.
Candidatos fracos quase sempre têm resultados fracos a não ser que os dois grandes partidos se fracionem, como é o caso do PS e não do PSD.
Um candidata-se para “quebrar ciclo bafiento”, outro candidata-se para “derrotar a direita”, outro candidata-se porque tem uma “visão equilibrada”, outro “quer ser presidente de causas”, outro “é porque quer uma nova república”…
E assim vamos andando, cada um com os seus projectos e vão de vitória em vitória até à derrota na primeira volta, sempre a pensar que haverá uma segunda volta que talvez chegue daqui a dez anos se entretanto aprenderem alguma coisa.
Chega-se ao ponto, de um candidato dizer, que é bom que um outro candidato concorra, porque tira votos a outro que concorre e assim pode ele passar à segunda volta. Pensamentos tacanhos de quem só vê o seu próprio projecto, sem pensar no bem comum.
Se não voto em Belém, se não voto em Edgar, se não voto em Marisa, se não voto em Marcelo, só restará Nóvoa e Neto? O leque é grande, valerá a pena votar? Vale porque não quero um rei, que alguns continuam a pedir.

domingo, 18 de outubro de 2015

Os Predadores

Pela quantidade de comentários que me mandam sobre o livro “Os Predadores”, parece ser o livro de cabeceira de muita gente e ser a “bíblia” de outros tantos, este deve ser um dos tais sucessos editoriais, fabricados nas redes sociais.
Pela minha parte informo que tenciono não comprar, nem ler o referido livro.

Vila Nova de Tazem recebe refugiados

 “Uma colectividade do concelho de Gouveia faz parte da rede de 68 organizações inscritas para acolher 420 refugiados. A Associação “Reencontro” vai ceder a própria sede – a antiga escola primária de Vila Nova de Tazém – para dar acolhimento a uma família numerosa de dez pessoas. Esta entidade foi a única, no distrito da Guarda, a inscrever-se na Plataforma de Apoio a Refugiados e a assinar o protocolo, anteontem, em Lisboa. 248 organizações da sociedade civil já antes tinham deixado abertas as portas para os migrantes sírios (e não só) fugidos da guerra. A presidente da associação de Vila Nova de Tázem, Laura Costa, diz que não ficou indiferente aos apelos e às imagens”.
(Rádio Altitude on-line)
Comentário 1: Tazem, Tázem ou Tazém? Na dúvida Tazem.
Comentário 2: A Associação (sede na Escola) tinha um projecto para deficientes que residiriam na escola, provavelmente o projecto falhou e agora há esta oportunidade.
Comentário 3: A Escola foi cedida pela Câmara de Gouveia por trinta anos
Comentário 4: Não se podem fazer mais comentários, mas podiam.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Encruzilhada de perguntas

1 – Em 2011 o PSD ganhou as eleições sem maioria e juntou-se ao CDS para a conseguir. Alguém questionou o acordo? Não
2 – Em 2015 a PAF ganhou as eleições som maioria. Pode constituir governo? Pode. É duradouro? Só Cavaco acredita.
3 – O PS deve juntar-se à PAF? Não. Durante a campanha Costa disse que não faria alianças à direita.
4 – Os eleitores do PS querem a aliança com PCP e BE? Responda quem souber. Os pró Costa dizem que sim, os contra Costa dizem que não
5 – Quem são os políticos e comentadores que querem uma aliança PAF/PS? São aqueles que defendem o bloco central porque só assim se conseguem eternizar nos cargos.
6 – Como reagiu o Mercado de Obrigações e a Bolsa Portuguesa? Como sempre reagiu. Sobe e desce à mercê da ganância mundial, sem qualquer alusão a Portugal.
7 – O que vai fazer o Presidente da República? Já tem tudo na cabeça desde 3 de Outubro, só não sabe como vai comunicar isso aos Portugueses.
8 – E a NATO, como ameaçou o Presidente? Que se saiba a NATO ainda não invadiu a Grécia, nem está preocupada com isso.
9 – E a Europa? Aí sim, é preocupante, os Portugueses não querem sair da Europa nem do Euro, mas tudo se arranja e mais dia, menos dia, só Ferreira da Amaral defenderá a saída do Euro.
10 – E então? Então, o Presidente sabe o que faz e dará posse a um qualquer, talvez o que chegue primeiro.
11 – E o Expresso? Mobilizou quase todos os seus comentadores residentes para atacar ferozmente o Costa. Com pena, afirmam, que o PS vai morrer, acabar, pasocar.
12 – E Marcelo? Apesar de haver uma sondagem perdedora na primeira volta, os jornais do sistema já estão a marcar a data da posse.
13 – E o Bruno Carvalho? O futebol é uma pocilga e ele quer ser o macho dominante.
Adenda pós-comentário: Será que estava vaga de comentário no Expresso e na SIC a favor de Coelho e a arrasar o Costa tem a ver com a reestruturação em curso, com a rescisão de cerca de 60 pessoas, Teixeira incluído? (Notícia jornal Sol)

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Requalificação urbana

Foto Hermínios: Postal do Jardim José de Lemos anterior a 1950,
A Câmara da Guarda vai abrir um concurso público para a elaboração de quatro projectos de requalificação:
1 – Largo da Misericórdia e zona envolvente
2 – Torre dos Ferreiros e zona envolvente
3 – Jardim José de Lemos
4 – Parque da Cidade
Sendo o valor base do concurso de 170 mil Euros é previsível que as obras orcem em 2 milhões de Euros.
Sabemos já que para a Torre dos Ferreiros há 500 mil Euros da Europa
Sabemos já que a Câmara abriu concurso em março passado para a prestação de serviços, no valor de 27 mil euros, para elaboração do estudo prévio de arquitectura para a reabilitação da área do Parque Municipal, do Parque de Campismo e do espaço das antigas Piscinas Municipais.
Sabemos que a Torre dos Ferreiros e área envolvente e o Largo da Misericórdia e zona envolvente se interligam e está de cadernos de encargos
Sabemos que há quem queira pôr semáforos na zona da Misericórdia,
Sabemos que há 10 dias para apresentar o estudo prévio e 15 dias para o projecto de execução geral.
Sabemos que foram feias muitas abordagens à requalificação das zonas consideradas por isso julgo até que um dia seria suficiente.
Ficámos a saber que o caderno de encargos a publicar para a abertura do concurso diz tudo o que se quer fazer, dando pouca liberdade para a criatividade.
Passeios, zonas para automóveis, zonas pedonais, iluminação, mobiliário urbano é o que se pretende destes quatro projectos.
Também foi dito que não há dinheiro para tudo e é para se ir fazendo.
Ficando aguardando quem vai concorrendo e quem vai ganhando.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Inauguração da Casa do Benfica

Sem palavras. Título e imagem sem claros

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Expresso, a Resistência?

O Jornal Expresso, através dos seus comentadores on-line, e semanais, está a tornar-se o porta-voz dos que não querem um governo PS/BE/CDU. É pena que um jornal quase sempre independente, esteja agora em guerra aberta contra António Costa, e que já vinha desde a campanha eleitoral.
Títulos das últimas crónicas:
E o PS sobrevive a um Governo de esquerda?
É melhor estar preparado para tudo!
Quanto vale o “prato de lentilhas”?
Mas afinal o PS é de esquerda?
António Costa é que foi encarregado de formar Governo?
Um homem a tentar salvar a pele
Porque é que a esquerda respira ódio?
Ganhar na secretaria
Não como comentador, mas como conferencista pago, a soldo dos conservadores europeus, afirma Durão Barroso: “Quem votou PS não votou num governo com PCP e BE”. Não sei como seja a esta conclusão e mesmo que seja verdade, também podia afirmar, e não o fez, que o povo português não quer um governo PSD/CDS porque não lhe deu maioria absoluta. E só para lembrar: António Costa foi afirmando em pré e em campanha, que não faria governo com PSD/CDS

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Hoje o poder

Cavaco e Coelho                         Cavaco e Costa

Fotos minhas: Esculturas no Buda -  Éden Jardim

domingo, 11 de outubro de 2015

O PS autárquico

É sabido que o PS da Guarda e a nível autárquico, ainda não se refez da cisão provocada pelos acontecimentos pré-eleições autárquicas e posterior derrocada nessas eleições.
E se já era de contar que muitos simpatizantes se deslocassem para o campo do PSD de maneira ostensiva, como querendo dizer que eram do PS por questões circunstanciais e que só agora encontraram o rumo, já não é normal que militantes e eleitos pelo PS se mantenham num limbo à espera de um salvador.
1 – Os Vereadores ainda não encontraram o caminho e parece que andam em roda livre falando ao sabor das emoções do momento e isso é mais notório com a Vereadora independente, que ainda não percebeu o papel que desempenha no PS. A troca que se realizou não está a resultar e como dizem “pior a emenda que o soneto”
2 - Na Assembleia Municipal as coisas também não vão melhor e é visível que alguns deputados actuam de moto próprio em vez de seguirem as indicações do líder e o consenso da bancada.
3 - É mal feito que alguns Deputados eleitos pelo PS para a Assembleia Municipal tenham tomado posse e nunca tendo comparecido, não ponham o lugar à disposição do partido.
4 – É mal feito que um Deputado Municipal do PS e um dos causadores do descalabro autárquico se tenha dirigido ao Presidente da Assembleia e lhe tenha dito que deveria constar na acta a sua ausência da assembleia por não concordar com as votações do seu partido, não tendo discutido a sua posição na bancada.
5 – É incompreensível que não haja movimentações por parte dos militantes, se é que ainda existem, e como agora se diz, acabarão por ser “PASOCAR” e nunca chegarão a “SYRIZAR”.
6 - Não me estranharia nada que a oposição se deslocasse do PS para o BE e que o protagonista regional fosse Jorge Mendes, que concorreu pelo BE às Legislativa.
7 – Continuo a pensar que o Seguro, quanto acabar de atravessar as dunas do sul, seria um bom candidato à Câmara da Guarda e não mais que isso e poderia aliar os militantes desavindos e acomodados.
8 – Com eleições distritais à porta veremos quem são os candidatos que vão aparecer.
(Fontes de Informação: RA, RF, TB, Interior)


sábado, 10 de outubro de 2015

A batota da Volkswagen

Se virmos bem, a marosca encontrada nos carros da Volkswagen até nem é muito má, depende do ponto de vista.
1 - Para os utilizadores de carros: Ainda bem que houve batota, o carro anda mais e consome menos.
2 – Para a indústria de software: Estes programas fazem desenvolver as tecnologias de informação e são um avanço importante para os investigadores.
3 – Para os ambientalistas: É preciso pôr mão na indústria que não respeita nada nem ninguém, assinam acordos que não se cumprem ou recusam-se a assinar outros porque, dizem, a indústria é o motor da economia e não podemos parar o mundo.
4 – Para o cidadão comum: Ai os gajos, inventam cada coisa para nos estragar o ar!
5 – Para os investigadores do ar: Mais poluição significa mais investigação, mais desenvolvimento e novos campos de actuação.
6 – Para os Diretores da VW, fomos apanhados e tramaram-nos a vida, mas seremos compensados pela nossa habilidade.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Se eu fosse Secretário-geral

Se eu fosse Secretário-geral do PS faria e por esta ordem:
1 – Negociava a Presidência e a Mesa da Assembleia da República, com todos os partidos e por esta ordem: BE, CDU, PAN, PSD, CDS.
2 – Negociava com BE e CDU um candidato único e oficial para Presidente da República.
3 – Preparava com o BE e a CDU a formação de um governo para governar Portugal a partir de Maio do próximo ano.
4 – Não havendo acordo à esquerda, tentaria apenas acordo com o PSD excluindo o CDS.
5 – Não havendo acordo, viabilizaria o orçamento com a abstenção de alguns deputados, apenas o suficiente para o orçamento passar.
6 – Tornaria claro quais as matérias que são negociáveis com a direita e as que não são negociáveis.
7 – Se nada disto resultasse, só haveria um caminho, mau para os Portugueses, novas eleições.
8 – É evidente que isto esbarraria sempre na insaciável sede de poder dos aparelhos partidários
Lamentável, lamentável, lamentável. Um lamentável para cada hora que PAF e PS estiveram à espera na “sala de entrada” das negociações e esperando que o outro lhe dissesse o que queria. Acreditam nisto ou os Portugueses são todos burros?
Como se sabe Passos Coelho convidou António Costa para tomarem o pequeno-almoço na Lapa, quando lá chegou não viu nada na mesa, o Mestre-de-cerimónias disse-lhe que não havia nada para comer porque o convidado não tinha enviado a ementa
Porque será que os Profetas comentadores de direito andam tão preocupados com o fim do PS se este se ligar à sua esquerda, quando ainda há menos de 15 dias o queriam morto? Desígnios de Deus através dos seus Profetas?
O “Vendedor de Nadas” apresenta hoje a sua candidatura A Presidente da República.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

A sala de espera e a UBER

Afinal aquela coisa no Centro de Coordenador de Transportes é uma sala de espera com telefone.
É para taxistas.
E é uma sala com futuro, Com o avanço pelo País dos “Táxis Uber” os taxistas já têm onde passar o tempo à espera que apareça um cliente que não tem no telemóvel o programa Uber.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Corrimão

Aqui fica o pedido de vários utentes do Centro Coordenador de Transportes:
Quando tiverem oportunidade coloquem um corrimão na rampa que vai do piso superior aos cais de embarque. Não é muito dinheiro e os necessitados agradecem.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Ora suponhamos que… os Resultados das eleições

Os resultados das eleições foram:
            Votos       Deputados
PAF    2 071 376      104
PS       1 740 300        85
BE          549 153       19
CDU      444 319        17
PAN         74 656         1
Ora suponhamos que os 4 Deputados que falta apurar seriam 3 para o PS e 1 para a PAF.
Nesse caso teríamos o seguinte incluindo o CDS
PSD    1 712 869          87
CDS       358 507         18
PAF    2 071 376        105
PS       1 740 300          88
BE          549 153         19
CDU      444 319         17
PAN         74 656          1
Ora suponhamos que o BE e/ou a CDU declaravam, que por questões táticas, esqueciam por alguma tempo a permanência no Euro e na Europa
Ora suponhamos que o PS de António Costa aceitava entrar em negociações com o BE e/ou CDU
Ora suponhamos que os 15 Deputados Segurelhos aceitam a disciplina partidária nos termos em que se comprometeram, teríamos qualquer coisa na Assembleia:
PAF                           2 071 376        105
PS + BE + CDU        2 838 606        124
PS + BE                      2 289 543       107
PS + CDU                   2 184 619      105
Isto é que era uma chatice.
E o que faria Cavaco Silva, que já disse que não daria posse a um Governo sem o PSD?
E o que levará Cavaco Silva a saltar por cima da Constituição e não oiça os partidos?
E o que levou um Presidente da República a renegar o dia da República?
Será que se quer tornar no Aníbal I Rei de Portugal, rei absoluto?
Nota de memória passada: O Paulo Portas em tempos passado era um anti Europa. Porque mudou? Por convicção? Não. Sabia que era a única hipótese que tinha de chegar ao poder. 

Em busca do Hélio perdido

Como foi amplamente noticiado pela Comunicação Social, no aparelho de TAC existente na ULS foi lá colocado o Hélio.
Por causas desconhecidas, provavelmente numa noite de lua nova, o hélio, sentindo-se abandonado sem ter com quer conversar, dentro daquela horrível máquina, desapareceu sem dar cavaco a ninguém, supondo-se que tenha saído de pijama e passado por todas as barreiras de segurança, incluindo as câmaras de vigilância.
É um grande mistério. Com tantos meios  controle o hélio desapareceu.
Face aos poucos avanços desenvolvidos pelas autoridades competentes, foi decidido criar uma comissão de investigadores/auditores para deslindar o caso.
O trabalho vai ser complicado, pois há uma corrente interna a dizer que o hélio teria fugido de balão e aproveitando os ventos favoráveis chegou a terras estrangeiras, podendo estar entre os refugiados, nos campos da europa central.
E afinal o que é o hélio?
Hélio: helium (latim) do grego hélios ou seja Sol, concluindo o hélio está lá muito longe
E também:
Elemento químico simples, gasoso e que existe em pequena quantidade no ar. È leve e inflamável e serve para encher balões de feira.
Desejamos boa sorte aos investigadores para que este mistério que muito preocupa os Guardenses seja resolvido, mas procurar no Sol ou nas feiras, só com a ajuda do Paulo ou do Jones.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

As eleições no Distrito e no Concelho da Guarda

Constatações
1 - O PAF ganhou em todos os concelhos excepto em Manteigas onde ganhou o PS.
2 – Em Celorico e Seia onde poderia ser previsível a vitória do PS não aconteceu. Em Seia por tradição socialista, em Celorico porque o Presidente da Distrital é de lá e tem pretensões à Câmara, em Gouveia o resultado também não foi brilhante.
Congeminações
3 – As listas do PAF e do PS eram bem redondas, não tinham ponta por onde se pegar, ou ao contrário, as listas do PAF e do PS eram tão boas que estão lá doze candidatos a Presidentes de Câmara. Resumindo listas de amigos e para amigos. Veremos a actuação no Parlamento.
4 –E eram tão amigos que se  Constou que a lista de candidatos do PS foi cozinhada no almoço de desagravo a Ana Manso
5 - O Deputado reeleito do PSD Carlos Peixoto, não sabe onde fica o rio Noéme nem que este é poluído por uma unidade industrial da Guarda, apesar das várias intervenções na Ar, requerimentos, informações, notícias nos jornais, Câmara da Guarda e no combativo blogue “Crónicas do Noéme” do defensor do rio Márcio da Fonseca. Serão mais quatro anos de desprezo pelo distrito e pela Guarda.
Conclusões
6 - No Concelho da Guarda ainda não se fez sentir o efeito Amaro.
7 – O resultado do PS é animador e se analisado juntamente com o BE é muito bom. Quer dizer que os eleitores da Guarda ainda acreditam que é possível haver PS na Guarda.
8 – O acreditar no PS da Guarda pode acabar porque, como é sabido, o PS Distrital é uma pessoa e o PS concelhio são uns quantos pequenos grupos de amigos, desligados uns dos outros, que deixaram de acreditar e preferem conspirar e não voltar a comprometer-se. Os velhos socialistas cansaram-se e os novos procuram o que já não há.
9 – A desintegração do PS no Concelho e no Distrito pode ser uma realidade, se acontecer o que está a verificar-se a nível nacional, em que há ódio entre grupelhos que apenas querem o poder.
10 – O PS Distrital da Guarda, sendo um feudo de Seguro, poderá renascer se Seguro voltar à política e atropelar todos os outros concorrentes, à custa do poder que ainda possa ter no aparelho. Seguro, estando ao nível de Relvas e de Marco António, sabe manobrar todos os cordéis, para ele ou para os seus muitos apaniguados, chegarem ao poder.
11 – Que o Papa Francisco salve o PS da mortandade que pode chegar e ilumine os dirigentes competentes para combaterem os oportunistas.
12 – A escolha do candidato a Presidente da República poderia ser um acto de reconciliação e era indispensável haver apenas um candidato. Declaração de interesses: Nunca votarei em Maria de Belém nem em Marcelo Rebelo de Sousa.

Eleições 2015 – Notas breves, para dizer qualquer coisa

A nível Nacional, como em todas as eleições, há vencedores e vencidos e raramente perdedores. Desta feita ainda é mais notória a “diferença” entres eles.
Vencedores
Ganharam os Portugueses porque foram votar e votaram de livre vontade
Ganhou o PAF/PSD/CDS porque foram os mais votados
Ganhou o PS porque teve muito mais deputados do que tinha
Ganhou o BE porque de um partido quase em extinção passou para terceiro em deputados
Ganhou a CDU porque ganhou um deputado
Ganhou o PAN porque não tinha nada e ganhou um
Ganharam os restantes partidos porque andaram na comunicação social e mostraram-se
Vencidos
Perderam os Portugueses porque vão ter um governo liberal de direita sem maioria que pode não ter rumo e para o ano pode haver novas eleições
Perdeu o PAF/PSD/CDS porque perdeu a maioria absoluta, não perdeu a arrogância
Perdeu o PS porque ficou em segundo
Perdeu o BE porque não sabe o que fazer aos deputados que tem para o progresso do país
Perdeu a CDU porque não quer ser flexível em negociações à esquerda
Perderam todos os outros partidos que vão ter que esperar mais uns tempos para aparecerem
Notas
Os militantes do PS já abriram o saco dos gatos e já estão a arranhar tudo o que lhes aparece. Muitos estavam a contar com “o ovo no cu da galinha” e não saiu nada. Lamentável o que se passou durante a campanha e ontem. Alguma desta gente não merece consideração e só estão na política para se servirem.
O estado de euforia de Paulo Portas, como terceira força política, durou uns minutos quando se soube que o terceiro era o BE.
A força da esquerda no Parlamento não vai servir para nada e isso vai ser posto à prova dentro de dias quando se escolher o candidato a Presidente da República. Se todos estivessem de boa-fé, haveria um consenso alargado para derrotar o eterno “vendedor de nadas” que é o Marcelo
No Distrito da Guarda e seu Concelho é outra coisa

domingo, 4 de outubro de 2015

Carta fechada às Associações

Excelentíssimos Senhores Presidentes 
Com a ___ do novo ___ das ___ ___ e ___ da ___, só ____o ____ se ____ nas ___ da _____. A ___ é ____.
O ___ se tem ___ até ___ é ___ a ___ usa, ___ e ___ as ___ que ___ obstáculos e não ___ ___ nas ___.
Esta ___ começa a ___ um ___ nos ___ que ___ a ___ ___ nas ___ da ___.
É ___ o dia ___ não sejam ___ para ___ nos mais ___ locais, sem ___ e ___ vezes ___ à ___ hora, ___ o que ___ é ___ o ___.
A ___ disso ___ outros ___ que ___ a ___ um ___ quer ___ a sua ___ quer ___ criar ___ de ___ de qualquer ___ não ___ a ___.
É esta ___ que ___ quer ___ o ___ da ___. ___ o ___ com estas ___, dá-lhes a ___ o ___ de ___ e uns t___ à ___ e só ___ são ___ ao ___ porque na ___ não ___.
A bem da Nação
Com toda a consideração
Nota: Solicita-se o preenchimento dos espaços ___ e devolver ao remetente. O resultado é confidencial

sábado, 3 de outubro de 2015

As escadas de Maçainhas

Maçainhas – Guarda
Onde as escadas são uma marca em Maçainhas, isto é só uma amostra, a preservação e a sua divulgação poderia ser uma marca turística. Com uns vasos floridos bem tratados teríamos ruas lindíssimas.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Adjudicações directas do mês de Setembro

Mapa das adjudicações directas publicadas no mês de Setembro
Interessante o facto de a rotunda da Luz, já feita e inaugurada em 23 de dezembro do ano passado só agora ser publicada e adjudicada. Prenda de Natal comprada a crédito.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Verborreia

Como é possível haver tanta falta de decoro, de vergonha de bom senso naquilo que se diz e naquilo que se escreve?
Se fosse por ignorância ou por impreparação até se compreendia e aceitava, mas por má-fé e com intenção propagandística política é pura e simplesmente inqualificável.
Em nome da liberdade de expressão que interesses obscuros se escondem em tais verborreias?

A verdade, a decência e a humildade são as amantes escondidas para quem se pretende atingir.

As eólicas e o Património

Um investigador do Gabinete de História Económica da Universidade de Lisboa, João Figueira, disse durante as “jornadas de Património da Guarda” que não percebia as críticas que se fazem às eólicase  que invadiram a paisagem no distrito da Guarda. O impacto negativo é valorizado pelas vantagens económicas e sociais e também são a valorização dos recursos endógenos e diz mais, que qualquer obra do homem é indissociável do impacto que produz na natureza.
Estou completamente de acordo e é por isso que, defendo a instalação de torres eólicas em zonas de muito vento e perto dos pontos de consumo, como seja por exemplo no Castelo de S. Jorge, no Parque Eduardo VII, no Terreiro do Paço, em Belém, entre muitos outros locais de interesse eólico. O impacto não seria grande e até poderia ser mais um motivo da atração para turistas, que nunca vieram as torres.