sábado, 31 de agosto de 2013

O Cobrador de Impostos (Pieter Brughel II)

"Se não formos capazes nos próximos meses de sinalizar aos nossos credores esta reforma estrutural do Estado que garanta que a despesa baixa de uma forma sustentada, o que acontecerá é que não estaremos em condições de prosseguir o nosso caminho sem mais financiamento, sem um segundo programa que garante ao país os meios que ele precisa", declarou.
O chefe do executivo, Passos Coelho, disse não acreditar "que o país consiga suportar mais aumentos de impostos para resolver o problema do Estado".
Ai suporta, suporta
Então o aumento do horário de trabalho não é uma forma de imposto?
Então a taxa sobre as pensões não é uma forma de imposto?
Então as taxas de solidariedade não formas de imposto?
Então subir os escalões do IRS não é forma de imposto?
Então as avaliações dos imoveis não são formas de imposto?
Ai aguentam, aguentam.

Comissão liquidatária da Grécia

Os Dirigentes da Comissão Europeia criaram uma comissão que vai ter, sede no Luxemburgo, para vender tido o que a Grécia ainda tem na esfera do Estado, isto é, os credores querem vender tudo o que possa ter valor, para pagar as dívidas.
Esta não é a primeira vez que bocados da Grécia são vendidos ao desbarato. Muitos dos museus Europeus estão cheios de peças que ocupantes da Grécia venderam.
Será que vão poupar as obras ainda por vender?

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

A guerra dos comunicados e outros ódios

Enquanto as listas do “PS” e “Guarda Primeiro” se digladiam em comunicados estéreis, sem ponta por onde se lhes pegue, a candidatura do PSD vai aproveitando para mostrar ao cabeça de lista alguns espaços da cidade.
Assim Mira Amaral mostrou-lhe o Hotel Vanguarda, o Secretário de Estado da Juventude e Desporto vai mostrar-lhe o Paço da Cultura, o Secretário de Estado da Cultura Barreto Xavier vai mostrar-lhe o Café Concerto do TMG e Quim Barreiros vai apresentar-lhe a Alameda de Santo André.
Continuem assim que estão no bom caminho. O ódio turva a mente e depois os vencedores não terão contemplações com os derrotados. Ao fazer disto uma guerra pessoal, quem fica a perder é a Guarda e os seus Munícipes.

Ganhar na secretaria

As redes sociais estão inundadas com a frase “querem ganhar na secretaria” referindo-se à impugnação de candidaturas independentes pelo PS.
Eu não tenho dúvida que nesta querela quem ganhar ou perder, perde ou ganha na secretaria.
O mesmo acontece com quem já desempenhou três mandatos. Alguém vai ganhar ou perder na secretaria.
O Subsidio de férias e Natal de 2013 dos funcionários públicos foi ganho na secretaria e quem perdeu foi o governo.
 Um criminoso que não seja apanhado em flagrante delito pode ser condenado na secretaria.
A secretaria são as leis e há quem as saiba aplicar que são os juízes.
Pode-se discutir a lei se ela foi bem feita ou se beneficia determinados grupos. Até agora nunca ninguém esteve interessado em pôr em causa e discutir algumas dessas leis.
 É verdade para a Constituição, todos a discutem mas quem tem poder para fazer a sua alteração não o quer fazer.
Em relação às candidaturas dos independentes, a lei está mal feita, e obriga a um grande esforço para ser levada para a frente e os partidos nunca a quiseram alterar.
Mas quem está a pôr em causa a lei?
Os partidos contra os independentes..Mas quais independentes? Os que agora concorrem como independentes.
Mas esses não pertenceram aos partidos que fizeram a lei? Quantos beneficiaram directamente da lei mal feita? Não é verdade que uma boa parte destes independentes desprezaram durante anos os verdadeiros independentes?
Porque se queixam agora? Porque estão a sentir o que os independentes sofreram com as leis que estes falsos independentes ajudaram a aprovar.
O que lhes resta é lutar nos tribunais com a esperança que o juiz interprete a seu contento as leis que pariram.
E um dia, se reentrarem nos partidos, lembrem-se que há uma lei que torna num inferno quem quer concorrer como independente.
Agora é aguentar e cara alegre.
Nota de esclarecimento: Nunca estive filiado em partidos políticos.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Formação de políticos – Universidade de Verão

“Infelizmente existem dois tipos de pessoas na política: os que não sendo perfeitos procuram aprofundar os seus conhecimentos e dar o melhor para a sociedade e os acéfalos com a mania que são chicos espertos que nos enchem de lirismos baratos e pura demagogia”.
Esta brilhante frase foi escrita por um brilhante político regional.
Eu atrevo-me a completar:
O primeiro dos tipos vai para as Universidades de Verão, faz carreira nos partidos e até pode chegar a primeiro-ministro, o segundo dos tipos vai à luta e se tiver sorte faz carreira fora da política.

Porta Borboleta

Ali no Bairro do Bonfim, numa casa recentemente recuperada, muitíssimo bem, mantém esta porta que é uma das portas de ferro que mais me fascinam na Guarda. Nunca consigo fotografá-la convenientemente.
Ou porque há muito sol, ou há muitas nuvens, ou há muitas sombras, há sempre qualquer coisa que impede a boa fotografia

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

É um redondo boato

“Circular é viver” assim dizia a publicidade da Prevenção Rodoviária Portuguesa. O inventor do slogan decerto que se inspirou nos cemitérios. Estes são quadrados ou rectangulares, nunca redondos. Têm cantos e esquinas.
Assim também o boato deve ser redondo e poder circular e por isso ter vida. Um boato não pode ter cantos nem esquinas. Deve ser redondinho. Não pode ser um cemitério mas manda muita gente ara lá. Mata lentamente.
Assim o criador do boato deve fazê-lo muito redondo sem esquinas, ser exequível, ter pessoas e se forem da alta política, melhor. Deve depois escolher um receptor credível a quem vai contar o boato.
Limam as arestas que possam existir e está o boato pronto para fazer o papel para que foi criado.
Chega a parte mais difícil. Quem o vai propagar?
Escolhido um bom emissor aí vai ele. Enche cafés e tertúlias. É falado e difundido. Sai para a rua e chega ao povo. Dá a volta ao mundo em pouco tempo.
O “boatado” está tramado. Nada pode parar o boato, por mais desmentidos que apareçam. Está pronto para morrer.
Os “blogosferistas” ainda são amadores. Os boatos aí fabricados ainda têm muitas arestas. Morre porque não conseguem pô-lo a circular convenientemente. Não passa ainda para fora das redes sociais e um verdadeiro boato precisa de ter vida na rua, no povo, que acusa, julga e condena.
Por exemplo, este meu boato parece muito redondo, mas não é, faltam-lhe as personagens e por isso não vai passar daqui.
Mas aqui fica o meu boato, acrescentem-lhe o que falta.
E o que falta pode ser uma charada. As personagens estão lá. Para poder encontrar a solução, mais rapidamente, releia isto em diagonal e encontrará a solução e ganhará um cromo

A casa das muitas portas

terça-feira, 27 de agosto de 2013

O Futuro

“Vencer o Futuro” quer José Manuel Biscaia em Manteigas
“Juntos, construímos o futuro” quer Esmeraldo Carvalhinho em Manteigas
“Ganhar o Futuro” quer Álvaro Amaro na Guarda
 E será possível Vencer, Construir e Ganhar o Futuro sem o ter no feito no passado e o no presente?
Será que estes candidatos construíram o passado e o presente e se podem apresentar aos eleitores com esse passado e presente?
Ou como é o mais natural são slogans encomendados aos profissionais da matéria?
Os eleitores deveriam ser exigentes com os seus eleitos e pedir-lhes contas não nas eleições mas durante os seus mandatos.

A grande Cascata do Zêzere

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Candidatos à Guarda: Início e Hoje

A grande barafunda das candidaturas

O juiz do Tribunal da Guarda não autorizou as candidaturas de “Guarda Primeiro” aos órgãos autárquicos, Câmara, Assembleia e Juntas.
O Tribunal Constitucional vai decidir.

domingo, 25 de agosto de 2013

Os cabeças de lista para a Assembleia

Ando admirado com os cabeças de lista para a Assembleia das três candidaturas melhor posicionadas para ganhar a Câmara, PS, PSD e Guarda Primeiro.
Andam escondidos na propaganda e nem sequer têm direito a fotografia nos cartazes.
Será porque eles não são uma mais valia para os candidatos à Câmara?
Será porque desprezam a Assembleia e por isso não vale a pena investir neste órgão?
Será porque se enganaram na escolha e agora não podem voltar atrás?
Ou será porque, como os jogadores desesperados, estão a guardá-los como último trunfo, a última jogada, para convencer os eleitores?
Será que haverá fotografias disponíveis em que apareçam apenas o candidato à Câmara e o candidato à Assembleia? Que tiver diga-me onde estão disponíveis.

O regresso do “Café Mondego” em livro

“Américo Rodrigues criou na blogosfera um espaço de encontro preferencial para a opinião dos cidadãos da Guarda, participando e alimentando ele próprio com a sua visão crítica e irónica (sarcástica?) a discussão de assuntos da esfera pública até então (propositadamente?) esquecidos: os jogos de favorecimento político entre famílias poderosas, a promiscuidade no jornalismo, a fraca preparação de muitos dos autarcas do concelho, as poucas oportunidades que a cidade concede aos seus jovens, etc." (...) Américo Rodrigues, como homem de muitas palavras, trouxe também para o Café Mondego a sua vocação de autor (em vários campos) e uma visão de organização cultural e citadina (que se expande até ao adjectivo nacional) que merece ser tida em conta por todos aqueles que comandam os destinos políticos do território nacional. E é esta visão construtiva de uma cidade assente na cultura e na região que esta antologia pretende trazer ao leitor, pois o autor destes textos PENSA, tal como se quer que a cidade faça, de forma livre e desobrigada o futuro de todos nós."
“Daniel António Neto Rocha in "Nota introdutória"
Vai “regressar” em plena campanha eleitoral, no dia 20 de Setembro, 18H00, Biblioteca Eduardo Lourenço. A Escolha dos textos esteve a cargo do Daniel Rocha

sábado, 24 de agosto de 2013

Tasco no Passeio

Se é de reprovar o estacionamento de automóveis nos passeios e que muitas vezes as autoridades policiais (e bem) não perdoam, já é inadmissível que autorizem o estacionamento de um tasco, por duas ou três semanas, no passeio, obrigando as pessoas a transitar pela estrada.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Formação

Nos tempos áureas da chegada de dinheiro da Europa, gastaram-se muitos milhões para formar os Portugueses. Ficaram formados em tudo. Havia cursos para todos os gostos. Desses tempos resta a memória de dinheiro mal gasto. Empresa de formação e formadores levaram a maior fatia do bolo.
Será que a folia vai recomeçar?
Com a estruturação da Administração Pública o Governo vai formar os excedentários e depois se não encontrarem colocação serão despedidos. É gastar o dinheiro da Europa e dos Portugueses em vão. Será mais uma vez dar a ganhar a quem forma e o formando ficar na mesma.
Não e formação mas é formados. Portugal deverá ser neste momento a maior exportador de jovens com formação universitária w politécnica. Também é gastar em formação sem proveito.

Informações de Trânsito

É urgente reformular a informação de trânsito na zona que foi intervencionada (bem) na minha opinião.
Entre insuficiente e mal colocada (A), excedentária (B) mal colocada (C), já servi de informador várias vezes.
É urgente rever.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

As sedes de campanha

Os três principais candidatos à câmara erraram na escolha da vizinhança para as suas sedes.
A sede de Álvaro Amaro é junto a um médico dentista e deveria ser a sede da Guarda Primeira, por esta ter médicos bem posicionados na sua lista.
A sede da Guarda Primeiro tem como vizinho arquitectos e quem leva um arquitecto na lista é José Igreja.
A sede de José Igreja é vizinha de um ourives e quem tem ambições de lapidador é o Álvaro Amaro.
Ainda têm um mês para rodarem as sedes.

A Barriga

É a barriga mais falada da Rua. É grande. É mal feita. Já noutros tempos houve barriga mas foi cortada.
Já consultaram a rua ~inteira e os condutores dos autocarros. É uma má barriga
Dizem que um autocarro tem de sair de mão para dar a curva ou passar em Cuma do passeio.
Voz do povo é voz de Deus.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Os Partidos Democráticos

O novo grande educador e trauliteiro do PSD, Marco António Costa, só agora descobriu que o PCP é um Partido Democrático.
A grande frase: “Os quatro grandes Partidos da Democracia” referindo-se ao PSD, CDS, PS e PCP só foi dita porque o BE impugnou as candidaturas dos dinossauros do PSD e PCP.
Foi tarde e a más horas só por questões circunstanciais.

Os Pobres do Sul

Estudo do Ministério das Finanças Alemão diz-nos algo que muitos diziam à sucapa.
A Alemanha lucrou 41 mil milhões de Euros, repito, 41 mil milhões de Euros, e teve apenas um prejuízo de 600 milhões de Euros, repito 600 milhões de Euros, resultuante das dívidas soberanas.
Com esta é que ninguém contava. Os do Sul a dar de comer à Grande Alemanha.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Começa a soberba

Atenção à cagança. Depois das sondagens, as frases balofas vão aparecer em grande ritmo no facebook, isto é a cada minuto.
“É tempo de reivindicar um FUTURO para a Guarda. Esta é a hora de MUDANÇA” e da cagança.

Discursos velhos

Já podiam ter mudado o discurso. Já se ouve desde o 25 de Abril. Já não pega e não é necessário.
Dizer que:
“Não precisamos da política para viver”. “Todos temos profissões, não precisamos da política para viver ”. “Não é gente da política”. “É gente que não está agarrada ao poder”.
Já deu agora e as pessoas desconfiam. E não se esqueçam de olhar bem para as vossas listas e verão como se enganam.

domingo, 18 de agosto de 2013

Barbárie de fim de semana

1 - Alberto João Jardim: Madeirenses façam justiça pelas vossas mãos. Se a justiça não funciona e não apanha os incendiários atuem.
2 – Muita Gente: Eleições não, porque assim é melhor para a economia. Os talibãs também não querem eleições no Mali.
3 – Passos Coelho: Tribunal Constitucional e Sindicatos são os culpados disto tudoe peço paciência aos reformados
4 – Radares: morreram sete pessoas no IC1. Radares em retas e escondidos, por favor não, porque é caça à multa

Subir e Descer

A subir para o céu e a descer para o mar

sábado, 17 de agosto de 2013

Croqueteando

Qual foi o grupo político que vestidos a rigor político andou “croqueteando” pela zona VIP da “Volta a Portugal”?
A máquina está a funcionar.
Não abram os olhos e verão o que acontece.

Sondagem: a minha visão

Amostra: 603 tentativa de entrevistas, dos quais 102 (16,9%) não aceitaram colaborar, a distribuição etária e sexo parece razoável.
Erro máximo da amostra: 4,35%, com grau de probabilidade de 95%
Resultados, entre parêntesis os valores globais sem correcção:
Álvaro Amaro: 30.2% (24,1%)
Virgílio Bento: 27,7% (22,1%)
José Igreja: 27,5% (22,0%)
Marco Loureiro: 5,3% (4,2%)
Mário Martins: 5,0% (4,0%)
Baltasar Lopes: 0,8% (0,6%)
Branco/Nulo: 3,5% (2,8%)
A correcção matemática foi feita supondo que os inquiridos que responderam “Não sabe/Não responde” se abstêm nas eleições e foram 110 inquiridos (20,2%)
Resumindo a participação: 603 escolhidos, 102 recusaram responder, 110 “Não sabem/Não respondem”
A amostra parece curta para um universo de tantas freguesias
Não nos é dito qual a repartição entre freguesias rurais e freguesia urbana
O resultado dos 3 principais candidatos está dentro da margem de erro pelo que é incerto o resultado.
O resultado obtido pelo BE e pela CDU estão acima do normal pelo que pode ter acontecido que os inquiridos estão a transferir o voto por protesto em relação às outras candidaturas ou ainda pela via da amostra curta.
Amaro está a concentrar todos os votos do CDS e a conseguir unir a maior parte do PSD.
Bento está a roubar muitos votos ao PS, o seu eleitorada, e Manuel Rodrigues parece não estar a levar o PSD atrás de si, é possível que depois de conhecidas as listas, sobretudo para a Assembleia o efeito “Independentes” parece ter morrido.
Igreja ao rodear-se de gente do aparelho partidário e fechar-se aos independentes com peso na cidade pode ter comprometido a sua candidatura.
As coisas ainda não estão definidas, há ainda o Tribunal Constitucional que pode ser decisivo.
Neste momento ninguém pode cantar vitória nem derrota, na campanha quem mais gente entrar na caravana, é o que tem mais possibilidades.
Há ainda o factor freguesias, quem tem listas está melhor posicionado para manobrar o voto.
Gonçalo, Famalicão, Maçainhas podem ser decisivos.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

E as sondagens ditaram…

A sondagem feita pela Eurosondagem para a SIC/Expresso deu o seguinte:
Álvaro Amaro – 30,2%
Virgílio Bento – 27,7%
José Igreja – 27,5%
Marco Loureiro – 5,3%
Mário Martins – 5,0%
Baltasar Lopes – 3,5%

Sondagem surpreendente?

Na sua crónica diária no Expresso on-line, às 10:56 de Sexta feira, 16 de agosto de 2013
, Nicolau dos Santos escreve:
“O PS corre ainda o risco de perder dois dos seus bastiões, Braga e Guarda, para o PSD”
Ler mais:
http://expresso.sapo.pt/algo-vai-mal-no-reino-do-ps=f826204#ixzz2c8fS2wp5

Será que Nicolau Santos escreveu a crónica com conhecimento da sondagem realizada na Guarda?
Lá para o fim da tarde saberemos.

Portugal é todo igual?

Tiraram os serviços públicos da cidade
O Centro Histórico está abandonado
As lojas continuam a fechar
Os comerciantes deslocam-se para outros locais da periferia
As pessoas não vivem no centro
Os proprietários abandonam as casas e não são reconstruidas
O edifício do teatro está abandonado
É uma das câmaras mais endividadas do país
A cidade não cresceu no centro, desenvolveu-se para o exterior
As pessoas ficam nos bairros e não se deslocam ao centro

Não, isto não é a Guarda
Esta análise foi feita ontem pelos jornalistas da SIC relativamente a Santarém que tem um Autarca Modelo.

Atestado de incompetência legislativa

Com esta coisa das inelegibilidades autárquicas os Juízes estão a passar um atestado de incompetência aos Deputados legisladores e aos Deputados Aprovadores.
Uma lei que deveria dizer sim ou não, pode ou não pode. Que deveria ter apenas uma linha, tem tantas que até os Juízes estão baralhados.
Uma lei que deveria ser clara como água e muitos dos intervenientes dizem que é, está a ser tão clara como o vinho tinto.
Neste momento há um empate. 5 Juízes dizem que podem concorrer e 5 Juízes dizem que não podem.
Vamos aguardar para saber se o Tribunal Constitucional é tão claro como os outros Juízes.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A Impugnação das listas “Guarda Primeiro”

O Juiz da Guarda decidiu não dar provimento á reclamação feita pelo PS em relação às listas de “Guarda Primeiro” no que toca às listas para a Câmara, Assembleia e algumas Juntas de Freguesias.
Declarou com irregularidades as listas para as Juntas e Gonçalo e Pousade/Albardo.
Como não loi o despacho relativamente às juntas com irregularidades não sei se são corrigíveis ou se definitivamente não podem concorrer. Seria uma grande perda para “Guarda Primeiro” e uma severa derrota para Pedro Pires.
Em Pousade/Albardo ficaria uma única lista concorrente do PSD.
Adenda: Mário Martins, cabeça de lista da CDU à Câmara da Guarda, lembra-me, muito bem, que a CDU  também concorre à Freguesia de Albardo/Pousade, aqui fica a rectificação. 

Os Dinossauros concorrentes

Depois da festa feita por Coelho, Portas e Seara feita na apresentação da candidatura de Seara à Câmara de Lisboa.
Depois da Decisão do Juiz de Lisboa sobre a aceitação de Seara como candidato
Começa a ser claro que os Juízes do Tribunal Constitucional já têm opinião formada, palpita-me que vai ser de aceitação das listas, e a votação andará próximo de 7 a 6 ou 8 a 5.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Igreja impugna a lista de Bento

Se a lista de Bento representa apenas 1 ou 2% dos votantes do PS, porque será que Igreja desperdiça tantas energias a impugnar as listas?
Nota 1- A hipocrisia dos aparelhos partidários não tem limites.
Nota 2 – As notícias têm Principio, meio e fim, às vezes a hipocrisia vem no fim

Pequenos ódios, graves consequências

Depois do triste episódio acontecido no dia 25 de Abril, em que a direcção dos Bombeiros Egitanienses impediu a fanfarra dos Bombeiros de estar presente no hastear da Bandeira Nacional no edifício da Câmara, eis que surge novo episódio.
Na comemoração de mais um aniversário a Direcção dos Bombeiros convidou para a sua casa muitas entidades, entre os quais, suponho, o Presidente da Câmara.
Pois, no seu discurso, o Presidente da Direcção, teceu fortes críticas ao executivo camarário, inaceitáveis para o momento.
Infelizmente e depois de alguém que brilhantemente dirigiu a Associação Humanitária durante vários anos, é eleito um Presidente que por vezes não o faz com a dignidade que o cargo merece.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

As decisões do Tribunal

Nota: As fotografias foram copiadas do arquivo da Assembleia da República

Amaro não admitido a votos, por agora

O Juiz do tribunal da Comarca da Guarda rejeitou a candidatura de Álvaro Amaro como cabeça de lista do PSD à Câmara da Guarda.
Restam-lhe ainda três hipóteses:
1 – Aceitar a decisão do Juiz e retirar-se da política com esta pesada derrota
2 – Recorrer para as instâncias superiores até onde as leis lhe permitirem, esperando a benevolência final do Tribunal Constitucional.
3 – Passar para segundo lugar da lista e se ganhar ficar a mandar como vice-presidente, o segundo actual não se importaria, e um dia chegar a presidente. É um truque que está a ser utilizado, sobretudo em juntas de freguesia.

domingo, 11 de agosto de 2013

O Correio electrónico e baixa política

Quase que tenho sido insultado e ameaçado por não ter comentado um correio electrónico que anda a circular por vários blogues sobre uma “lista branca”, militantes do PS, funcionários da Câmara que concorrem nas listas independentes.
Não me tendo sido enviado por pessoas de confiança, não me tenho referido ao dito correio, e também porque a difusão é conotada com uma lista concorrente á Câmara o que me parece de muito baixa política.
Pelo que vi, e até melhor informação, o papel que circula, parece-me forjado, apesar de ser possível referenciar o emissor.
Há alguns aspectos que merecem reflexão:
1 – O emissor enviou um correio electrónico para alguém em quem confiava
2 – O receptor quebrou os laços de confiança e foi ele que o difundiu
3 – Se não foi o receptor quer dizer que há pessoas que conseguem aceder ao correio pessoal de terceiros
3 – Se o correio é verdadeiro então quem faz o pedido anda de cabeça perdida e a democracia passou-lhe ao lado, na vida não vale tudo
4 – Se o correio é verdadeiro e se é verdade quem o divulga também contribuiu para o ninho que ajudou a criar
5 – Se isto é a amostra da campanha que vamos ter então caros amigos voltem à escola e aprendam as boas regras da convivência e da educação.
6 – Como diria Cavaco Silva, “criaram o monstro”, e para o matar não vai ser fácil. Quem o alimentou, abandonou-o e as consequências podem refletir-se nos alimentadores e quem sabe nos criadores.

Olhar as malvas pelo postigo

Não sei o que fazer, se olhar para as malvas ou mandar às malvas os políticos

sábado, 10 de agosto de 2013

A comunicação social e a pré-pré-campanha eleitoral

Com a entrega das candidaturas autárquicas no tribunal acabou a pré-pré-campanha eleitoral e vai iniciar-se a batalha jurídica e a pré-campanha.
Como se têm posicionado os cinco órgãos de comunicação social da Guarda?
O Jornal “A Guarda” é o mais inócuo de todos, limita-se praticamente a comunicar as notas de imprensa que lhe chegam. Não comenta nem toma partido.
O Jornal “Terras da Beira” mantém-se como o jornal que melhor informa, mantém alguma independência e tem resistido a tomar partido de qualquer lista, apesar das ligações conhecidas de alguns jornalistas.
O jornal “O Interior” é o que tem tomado mais partido, sobretudo a nível editorial. Ao fazer críticas sistemáticas às listas do PS e Guarda Primeiro está a valorizar a lista do PSD. Vamos ver como se continua a posicionar na pré-campanha.
A rádio “F” continua sem direcção e portanto é quase tão inócua como a “Guarda”. Do pouco que diz não se consegue saber qual o caminho escolhido.
A rádio “Altitude” é a que elabora melhor a sua estratégia. Não consegue disfarçar o seu apoio à lista “Guarda Primeiro”, sendo a lista do “PS” quase sempre tratada pela negativa. Sobre a lista do PSD valoriza sobretudo a ligação a Carvalho Rodrigues.
Sobre as restantes listas concorrentes as notícias vão da quase ignorância á sobrevalorização.

Ouvir os Bairros

A candidatura “Guarda Primeiro” tomou a iniciativa de andar pelos bairros a fazer reuniões para saber o que precisam e pensam.
A iniciativa até é interessante mas não posso deixar de a ligar a uma empresa de sondagens que também andou a perguntar o que precisava a freguesia do inquirido.
É cópia ou a encomenda da dita sondagem partiu desta candidatura?

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Formação de listas: Casos de polícia?

O diz que nos cafés da Guarda é famoso, pelo que se diz, pelo que não se diz, mas sobretudo pela criação de factos e há cada vez mais gente a alimentar-se desta pequena/grande maledicência e por vezes também “Bendiscência”.
O que me espanta é que esta “coscuvilheirice” passe para os jornais e seja digna de parte de um editorial.
Um caso de polícia, pode ser, o que se lança para o ar. Se é escrito só do que ouviu no café fez mal em publicar num jornal, se sabe mais, em vez de apelar a que alguém perticipe, deveria o editorialista tomar a iniciativa de participação ao MP e à CNE.
Eis o que está escrito no Editorial do Jornal O Interior:
“3. Entre os comentários que se vão ouvindo sobre a organização e participação em listas a várias Assembleias de Freguesia a chantagem, as promessas de emprego e negociatas de bastidores são inacreditáveis. Diz-se que há “convidados” por partidos ou candidaturas à Câmara da Guarda, para listas a determinada freguesia, que chegam a exigir cheques como garantia do cumprimento de promessas a realizar na respetiva freguesia. Ou que têm de garantir emprego para o familiar tal, «na Câmara ou na empresa municipal». Ou que têm de evidenciar que não faltarão à palavra sobre a resolução de determinado problema legal ou formal… Enfim. A ser verdade, faz de muita desta gente que se alimenta e alimenta o poder local um verdadeiro clube de malfeitores. Seria bom que aqueles que não se revêm, nem alimentam esta selvajaria, denunciassem o que sabem junto do Ministério Público. Pelo menos para que não haja dúvidas sobre a idoneidade dos envolvidos”.
http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=718&id=40683&idSeccao=9669&Action=noticia

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Modernos Adágios Populares Portugueses

A Swap dado não se olha o dente
Amigos, amigos swaps repartem
Os swaps são como as cerejas, quando se começa nunca mais se acaba
Um swap para mim, um swap para ti e a vida sorri
Swap que ladra não morde
Quem espalha swaps colhe tempestades
A swap amigo não feches o postigo
Swaps em Novembro Natal em Dezembro
Swap com swap se paga
Cada swap com sua mania
Swap que vai à frente alumia duas vezes

Frutos do mar

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

É igual em todo o lado?

“Marinaram ódios e antipatias quanto baste entre muitos habitantes”
“A lista compunha-se, como agora, com ex-militantes do PSD e do PS”
“Ele reúne os enjeitados dos outros partidos”
“Abre a porta a todo o ressabiado que lhe bate à porta e com isso vai buscar eleitores aos dois partidos”
“Tenho a trabalhar comigo pessoas de sensibilidades políticas diferentes”
“Se fossem enjeitados, ninguém se preocupava comigo”
“Não soube criar marcas nem eventos capazes de atrair pessoas”
“Criar infraestruturas para idosos, fixar jovens e combater o despovoamento”
“Chegou o momento de olhar verdadeiramente para as pessoas”
“Vamos apostar na reabilitação do centro histórico”
“Olhar para o turismo que é um filão enormíssimo e pouco explorado”
“Esse teve muito dinheiro e mal gerido”
“Há medo? “Porque há represálias”
“ (Os candidatos) até podem ser bons que a gente já não acredita”
“Todos juntos não fariam uma lista capaz”

Isto não é na Guarda, é pura coincidência. As frases acima estão escritas na reportagem de Natália Faria, publicas no jornal Público, de 7 e Agosto, sobre as eleições Autárquicas em Bragança

Forte na Arriba

terça-feira, 6 de agosto de 2013

O que querem os candidatos para Guarda

Dos discursos de apresentação dos candidatos à Guarda é possível concluir o que querem. Não tendo sido proferidos discursos ideológicos parece tudo muito igual.
Querem abrir a linha de caminho de ferro Guarda – Covilhã
Querem abrir o Hotel Turismo
Querem colocar a Guarda no mapa
Querem arranjar empregos aos desempregados
Querem atrair indústrias
Querem relançar a PLIE
Querem qualquer coisa para a agricultura
Querem revitalizar o centro Histórico
Querem revitalizar o comércio
Querem trabalhar com as Associações
Querem trabalhar com o IPG
Estas foram as ideias principais que consegui reter dos diversos resumos feitos pela Comunicação Social.
Muitas ideias soltas, aparentemente sem estratégia. Não são apresentadas estratégias sectoriais para a educação, cultura, comércio, indústria, finanças.
Detalhes só com a apresentação escrita dos programas.

Variações em mar maior

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Os discursos da apresentação

Infelizmente quando os políticos sobem ao palanque entram em delírio.
A multidão e os incondicionais, vira-os do avesso e depois dizem tudo o que lhes passa pelo pensamento.
Está a ser assim com os três principais candidatos à Câmara.
Falam das coisas como se elas acontecessem com um estalar de dedos, dizem que é com trabalho, mas por agora ficam-se pela língua e é bom lembrar, como diz o povo, o peixe também morre pela boca.
Contenção e realismo precisam-se.

Os Adjectivos do momento

Oferecidos, Ofertados, Trocados, Negociados, Aproveitados, Cooptados, Descamisados, Virados, Revirados, Ressabiados Desconfiados, Espantados, Melindrados, Agastados, Zangados, Rendidos, Permutados, Cambiados, Magoados, Odiados, Esquecidos, Convencidos, Associados.

domingo, 4 de agosto de 2013

A lista Independente G de Guarda Primeiro

A lista definitiva pouco antes do anúncio oficial.

Declaração de interesses

Aguardei até ao último momento que alguém me convidasse para integrar uma qualquer lista concorrente aos órgãos autárquicos. Juro que não desliguei os telefones e telemóveis, eles não tocaram, ninguém se lembrou de me convidar, eu que estava mortinho por aceitar um lugarzinho. Posto isto, declaro que estou livre para publicitar, criticar, louvar, votar e outras coisas mais, em quem me apetecer. Brevemente direi em quem não votarei de certeza. A bem da Guarda

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Café Mondego

Setembro, 20, sexta feira, em plena campanha eleitoral para as eleições autárquicas, Américo Rodrigues lança um livro com as “crónicas” publicadas no Blogue “Café Mondego”.
Será o acontecimento mais importante da campanha eleitoral?

Aluga-se

Aluga-se T1 e T2, bem situados com vistas para o mar. Vizinhos discretos e pouco ruidosos