terça-feira, 31 de julho de 2012

Fechaduras

As Urgências são fechadas às cegas
As Escolas são fechadas por não terem 21 alunos
As freguesias são fechadas a régua e esquadro
Os Tribunais são fechados por não haver crimes para julgar
Os Governos Civis são fechados porque os que estão em Lisboa não querem sombras.

A Cultura costuma ser fechada por ditadores

Frases escolhidas de autor escolhido

O Jornal Expresso escolheu as melhores frases de Passos Coelho neste ano de governação:
Está-nos a sair do lombo”
“Não estamos a pôr porcaria na ventoinha e a assustar os portugueses”
“Quem anda sempre com um martelo na mão tudo lhe parece um prego”
“Às vezes parece que gostamos de sarna para nos coçarmos”
“Que se lixem as eleições. O que interessa é Portugal”

domingo, 29 de julho de 2012

Falta de comparência

A Comunicação Social local fez eco da falta de comparência de Congressistas ao Congresso Distrital do PS.
Segundo percebi faltaram alguns Delegados eleitos, faltaram Congressistas por inerência de funções e faltaram pessoas que embora não sendo intervenientes directos, deveriam ter comparecido.
Se perder custa a todos não é com faltas de comparência que se resolvem os problemas.
Apetece dizer como Passos Coelho: que se lixem os congressistas faltosos que estão pouco interessados nos problemas do Distrito e lhes interessa mais o que se passa no seu quintal.
Eu não posso dizer que se lixem, porque estas decisões de falta de comparência, mexem com a população do Distrito e essa é que continua a ser lixada sem ter culpa, ou melhor tem culpa porque ainda vota.

Comemorações do 136º aniversário dos Bombeiros da Guarda.

“Uma Exposição Histórica e Temática dos Bombeiros Voluntários da Guarda no Centro Comercial Vivaci, a partir da próxima Segunda-feira, marca o arranque das comemorações do 136º aniversário daquela corporação da capital do distrito. Esta mostra estará patente até 3 de Agosto”.
“Do programa das comemorações consta ainda no dia 1 de Agosto um espectáculo de teatro - Entre (Teias) pelo "Gambozinos e Peobardos", Grupo de Teatro da Vela - a favor dos Bombeiros da Guarda”.
“No dia 3, pelas 21h30, haverá um simulacro de fogo urbano no Centro da Cidade (em local a designar). Para o dia seguinte está agendado para as 11 horas um jogo de futebol entre os Bombeiros da Guarda (solteiros /casados), seguindo-se, pelas 17h30, a romagem ao talhão dos Bombeiros no Cemitério da Guarda e às 19h a missa evocativa do 136º. Aniversário na Igreja da Guarda-Gare.”
“No Domingo, 5 de Agosto, pelas 9h ocorre o hastear da bandeira e às 10h a recepção às entidades oficiais, iniciando-se meia hora depois a sessão solene. Ao meio-dia haverá um porto de honra e bolo de aniversário”
(In Terras da Beira, online, 26 de Julho de 2012)

sábado, 28 de julho de 2012

É preciso uma “cunha” para o Hospital da Guarda


Um estudo dizia que a urgência polivalente do Hospital de Gaia deveria ser despromovida e passar a urgência médico-cirúrgica.
Eis o que disse Luís Filipe Menezes, Presidente da Câmara de Gaia, num discurso de assinatura de protocolo de oferta de manuais escolares (Jornal Público, 28 de Julho):
“Considerou essencial a intervenção de Marco António Costa, seu ex-vice na autarquia e actual Secretário se Estado da Solidariedade e da Segurança Social, na manutenção do estatuto das urgências do Hospital de Gaia”.
“Menezes associou esta decisão a uma intervenção de Marco António Costa junto do Ministério da Saúde. O autarca agradeceu publicamente ao secretário de Estado, que esteve presente e também discursou”.  
Na País da cunha é assim.

Batata: Negócio de futuro

As batatas “La Bonnotte” são um dos alimentos mais caros do mundo, servido apenas nos restaurantes mais luxuosos.
O preço de um quilo de batatas La Bonnotte pode chegar a 450 Euros, tornando-se a batata mais cara na Terra
Esta variedade de batata só é cultivada em Noirmoutier, uma ilha ao largo da costa oeste da França.
Frágil e cultivada apenas em campos fertilizados por algas marinhas, responsáveis pelo característico sabor levemene salgado, a variedade é plantada em fevereiro e colhida manualmente durante os dez primeiros dias de maio apenas são colhidas cerca de 100 toneladas por ano.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Insanidade Governativa

De acordo com a edição de hoje (ontem) do "Diário Económico", os portugueses que devem mais de 75 euros de eletricidade ou gás vão passar a ter o nome numa "lista negra" a ser criada pelo Governo, adiantando que esta foi uma exigência dos operadores, numa altura em que vai arrancar a liberalização do mercado.

Festas na Paróquia

Vila Garcia, S. Tiago Maior, 26, 27, 28 e 29 de Julho
Castanheira, N. S. da Conceição, 27, 28 e 29 de Julho
Marmeleiro, S. Domingos, 10, 11 e 12 de Agosto
Vila Mendo, Santo André, 17, 18 e 19 de Agosto
Póvoa do Mileu, N. S. do Mileu, 11, 12, 13, 14, 15 e 16 de Agosto

Os Planos A, B, C, e D e os que virão

Paulo Trigo Pereira, Economista, faz análises periódicas das contas públicas para o jornal Público.
Na última análise diz-nos que num ano O Governo já tem que equacionar o plano D.
E faz o ponto dos planos:
Plano A: Feito por Sócrates e Teixeira dos Santos, era o primeiro memorando com a Troica e assinado pelos partidos do actual Governo.
Plano B: Anunciado por Passos Coelho na campanha eleitoral e passava por cortes na “gordura do Estado”. Plano anunciado e nunca concretizado.
Plano C: Foi anunciado com o Orçamento de Estado para 2012 e veio confirmar que os funcionários públicos são os culpados da crise e vá de cortar subsídios e vencimentos.
Plano D: A anunciar em breve devido à decisão do Tribunal Constitucional de considerar inconstitucional os cortes nos subsídios.
Um aparte: O Primeiro Ministro disse num discurso que estava mais magro porque andava a fazer dieta. Não é verdade, está mais magro porque já começou a cortar nas “gorduras do Estado”.
Dois apartes: Sócrates em dois anos ia no PEC IV, Coelho num ano já vai no Plano IV

Barreiras arquitectónicas

Sexta-feira, dia 27, vai ser dia de reclamar contra as barreiras arquitectónicas O Dia da Reclamação vai ser aquele em que várias pessoas com deficiência vão pedir o livro de reclamações, num qualquer instituto público, para apresentar queixa contra as barreiras arquitectónicas.
A iniciativa parte do movimento (d)Eficientes Indignados no Facebook “. O que queremos é que se cumpram todas as leis que estão por cumprir.
Eu contribuo com sugestão: Retirem os dois postes de iluminação e o suporte do sinal de trânsito.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Democracia à moda do PSD

São bem conhecidas as qualidades democráticas de Alberto João Jardim.
Conhecíamos a posição de Manuela Ferreira Leite sobre a asfixia democrática e a suspensão da democracia por 6 meses.
Recordo a posição de Rui Rio sobre as Câmaras Municipais que devem dinheiro: Presidentes nomeados por Decreto.
Agora o mais hilariante de todos:
“João Raposo do PSD da Figueira da Foz advoga que o Governo devia extinguir os órgãos autárquicos de todas as freguesias, como fez com os governos civis, e depois decidir sobre o futuro daquelas autarquias. (Diário das Beiras, 21-07-2012)
Eu sei que não é assim o pensamento oficial do PSD, mas há militantes que dizem o que lhes vai na alma e não são desautorizados.

Região de Turismo do Fundão

Em tempos que já lá vão, a Câmara Municipal do Fundão, decidiu abandonar a Região de Turismo da Serra da Estrela, por não tratar devidamente o turismo da Região e geral e do Fundão em particular.
Agora que o Polo de Turismo da Serra da Estrela, ex Região de Turismo da Serra da Estrela, está extinto, vem o Presidente da Câmara do Fundão congratular-se com a decisão.
Com os clássicos argumentos de “Massa crítica”, “Sinergias”, “Escala” e outras grandes palavras discursivas aceita integrar-se na recém criada Região de Turismo do Centro.
Com tanta esperança na massa crítica, na escala, nas sinergias, não tardarão muito a vir dizer que o Litoral mais uma vez ganhou a “guerra” a Interior.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Violadores andam por aí

Nos últimos dias a comunicação social fez o favor de nos alertar para um perigo grave que está a atacar o Distrito da Guarda.
Através de várias personalidades políticas soubemos que um grupo de violadores anda por aí sem controlo.
Violam a Constituição, violam as leis, violam os regulamentos, violam a ética, violam o que lhe aparece na frente só para manter o poder.
Eu já não sei se deva apoiar os violadores ou os violados, e também não sei quem são as vítimas ou os carrascos, o que sei é que alguns destes políticos não andam nisto por amor à causa pública.
Nota: Também segundo o que vou ouvindo o Congresso devia ter sido um “Congresso Fantasma”. Não estava presente a juventude socialista não estavam presentes as concelhias. Uma grande parte dos militantes estava de férias. Será que os delegados compareceram?

Parcómetros: Constatação e Sugestão

Em recente comentário Américo Rodrigues no seu Blogue, Café Mondego, relata u acontecimento relacionados com os parcómetros.
Mais ou menos assim:
Uma senhora pediu esclarecimentos a um polícia, este não lhe ligou nenhuma e a senhora não meteu moeda. Mal viril costas, o senhor polícia veio cumprir o seu dever de passar papeis.
(http://cafe-mondego.blogspot.pt/2012/07/pequenas-cronicas-da-vida-na-cidade.html)
Sobre os parcómetros, mais uma vez se alerta sobre as chamadas zonas. Se os parcómetros de zona estiverem avariados, não é obrigatório ir tirar o papel noutras máquinas.
Sugiro à Câmara Municipal que coloque um pequeno mapa em cada máquina com a localização dos parcómetros de zona e uma pequena explicação.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Turismo de massas na Serra da Estrela

Há uns dias atrás ouvi alguém ligado à Câmara de Gouveia dizer que o Vale do Rossim era visitado, fruído, passado, anualmente por 100 Mil pessoas.
Ou o senhor estava a exagerar, como acontece muitas vezes, ou o Vale do Rossim e aquela parte da Serra da Estrela está transformada num verdadeiro turismo de massas.
Uma média de 275 pessoas por dia naquele local poderá querer dizer que há dias com mais de 5 mil pessoas a utilizar aquele espaço.
Uma verdadeira mina de ouro para o Concelho de Gouveia, pensando que cada visitante possa gastar dez euros por dia, o comércio da zona deves estar encantado com isso.

A Burocracia e fotocópias

Este ano preciso de renovar a Carta de condução e Carta porte e uso de armas de fogo, veja a quantidade de papeis e fotocopias são necessários, para obter dois pequenos cartões que me permitem conduzir e ter arma de fogo de caça.
Carta de condução
Modelo1 – Preenchido a preto
Carta de condução e fotocópia da carta de condução
Cartão do Cidadão
Atestado Médico Modelo 922
1 Fotografia recente a cores
Taxa de 15,00 Euros
Carta de porte e uso de armas de fogo, Caça Classe D
Documentos Originais (3): Atestado Médico, Registo Criminal, 2 Fotografias
Cópias de Documentos (4): Carta de Condução, Bilhete de Identidade, Número Contribuinte, Atestado de Residência ou Factura da Água
Documentos específicos: Livretes das Armas, Carta de Caçador, Licença de Arma, Seguro de Uso e porte de Arma.
Documentos a preencher (4): A + B + G + Nº2
Levar as armas para exame
Preço: 37,15 x 2 = 74,30

segunda-feira, 23 de julho de 2012

A Lista do Júlio

Triiiiim. Triiiim. Trimm.
- Está lá? É o Júlio? Daqui é o Álvaro.
 - Então o que se passa?
 - Mandaste a lista para os jornais, que eu li. Também a mandaste para Lisboa?
 - Claro que sim.
 - Então vai tudo correr bem. A minha estratégia vai resultar.
 - Eu estou confiante.
 - Pois. Em Lisboa vão dizer que a Ana já não serve. O Manuel não é político e gosta mais do emprego e o João precisa de um chefe. Tu serás o escolhido.
 - Sim, é o que espero. Depois poderei dizer, não fui eu que me escolhi, foi em Lisboa que me escolheu.
 - O trabalho perfeito, adeus.

Onde está o dinheiro: 17 300 000 000 000 Euros

“Há um “enorme buraco negro” na economia mundial: as fortunas privadas mantidas em paraísos fiscais. Até agora não se sabia quantificar o tamanho desse “buraco”. Mas neste domingo foi divulgado um estudo que revela que a elite internacional de “super-ricos” preserva em paraísos fiscais pelo menos 21 biliões de dólares (17,3 biliões de euros)”
“Um bilião são mil vezes mil milhões (os anglo-saxónicos, que saltam a designação “mil milhões”, chamam trilião ao que os portugueses contam como bilião)”.
“O estudo foi feito pelo norte-americano James Henry, para a Tax Justice Network, organização com sede em Londres que tem por objectivo combater os paraísos fiscais. O valor a que o economista chegou – 21 biliões de dólares – foi encontrado com recurso a dados do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional, do Banco de Compensações Internacionais e dos governos nacionais”.
“Os dados coligidos dizem apenas respeito a património financeiro depositado em contas bancárias e de investimento, até ao final de 2010, deixando de fora activos como propriedades móveis e imóveis. De resto, o economista diz que a estimativa de 21 biliões de dólares é conservadora e que esse valor pode ascender aos 32 biliões de dólares (26,3 biliões de euros) ”.
(Origem: Público online, 22 de Julho)

domingo, 22 de julho de 2012

Voltar a recordar o que também é preciso lembrar

José Hermano Saraiva
As Televisões matraquearam-nos com horas de José Hermano Saraiva, já era um deles. Só é bom quem aparece nas televisões. Sobre J. H. Saraiva só acrescento mais duas coisas: A primeira é a que lavagem está a acontecer. A segunda, é quando se diz que ele proibiu as polícias de entrar nas escolas, esqueceram-se de dizer que os alunos não podiam sair. A escola quase se transformou em prisão.
Helena Cidade Moura
Morreu ontem Helena Cidade Moura, grande lutadora pela liberdade, dirigente do MDP/CDE, dinamizadora das campanhas de alfabetização a seguir ao 25 de Abril, Deputada à Assembleia da República.
Também a ela agradeço o facto de estar a escrever sem ser incomodado pela PIDE
A notícia quase que apenas passava em rodapé nas televisões, uma simples referência, quase que obrigados. Como diz o Povo “São novos não pensam e não têm memória”

Passos à Volta da Memória Presença Judaica

                                                                                                                             
Na Sexta feira foi dia de visita guiada à Judiaria da Guarda e à presença dos Judeus na cidade. Um bom argumento, uma boa interpretação, uma visita muito interessante pela cidade. A visita também proporciona uma análise do muito que já se fez no Centro Histórico e do que há para reconstruir, sobretudo dos privados. O grupo de 20 passantes, 1 casal de Guardenses (eu e a minha mulher), mais 4 guardenses, 1 casal de Brasileiros, uma Espanhola, uma Italiana e os restantes de diversos pontos dos País, todos muitos participativos e que a meio do percurso teve um desenlace inesperado com o “casamento” da Italiano com um Português tendo a cerimónia decorrido no bar “Aqui Jazz”, tendo também o grupo como testemunha. No final da visita o casal da Guarda teve a oportunidade de “guiar” o casal brasileiro até à Praça Velha. Cerca de 30 minutos de conversa, primeiro sobre a visita e o Centro Histórico, Praça Velha e Sé: Muito bem, muito bonito, bem conservado, alem de outros adjectivos, disseram eles. Depois a parte pessoal: São da Baía, a mulher trabalha no Brasil e o Homem em Angola e decidiram encontrar-se em Lisboa para uma visita a Portugal. Já iam a caminho de Lisboa, vindos do Norte e estavam encantados com Portugal. Guarda sempre esteve nos planos de passagem e perguntaram-nos se Castelo Branco merecia uma paragem. Infelizmente os Guardenses não são tão benévolos com a cidade como são os visitantes e por isso vivemos tão deprimidos.

sábado, 21 de julho de 2012

Conferências de Imprensa

Os Políticos, no Governo ou na Oposição, cada vez dificultam mais a vida aos Jornalistas e estes estão cada vez mais passivos.
Dantes, uma Conferência de Imprensa, era uma oportunidade para se esclarecerem muitas questões na maior parte das vezes nada relacionadas com o tema da conferência. Os Jornalistas compareciam em grande número
Mais tarde pareceu a moda das Conferências de Imprensa sem perguntas e os Jornalistas começaram a diminuir mas não abdicaram de ir, o que deveriam ter feito, bastava ler o comunicado e ficavam a saber o que se passou.
Agora aparecem as Conferências de Imprensa em que só são permitidas perguntas sobre o tema da Conferência. Até quando os Jornalistas vão aguentar?

Louvor,Adoração,Cura,Libertação

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Recordar o que também é preciso recordar

A morte de José Hermano Saraiva é recordada pelas principais figuras do país com grandes elogios: “Grande Português”, “Grande Comunicador”, “Grande Historiador”, “Grande Divulgador”, “Grande capacidade de diálogo”, “Grande Inquiridor e Tolerante”, “Grande amor a Portugal”.
Infelizmente eu também o recordo, mas como “Grande Ministro da Ditadura com um Trabalho Competente na Repressão aos Estudantes”  

Região de Turismo Serra da Estrela

“O presidente do pólo de desenvolvimento turístico da Serra da Estrela considerou hoje que a extinção daquela entidade é um ato "profundamente negativo" para o desenvolvimento da região.”
“Segundo, Jorge Patrão, «para o futuro da nossa região e para o futuro do interior do país, isto é profundamente negativo e é, também, profundamente negativo para os [15] trabalhadores» do pólo. O Governo anunciou, na quarta-feira, que vai extinguir as entidades regionais de turismo dos pólos do Douro, Serra da Estrela, Leiria-Fátima, Oeste, Alqueva e Alentejo Litoral.” (Terras da Beira - On-line"
Agora que vai chegar ao fim este polo da Serra da Estrela, o ainda Presidente deveria fazer um balanço destes anos todos que esteve à frente da “Serra da Estrela”.
Se ele não o fizer alguém o deveria fazer. Na minha opinião foi mais de uma década de não realizações, de alguns conflitos, de puxar, mal, para um só lado e concretamente para a Guarda deixa pendurados dois projectos que eram emblemáticos: O Hotel Turismo, o maior e mais importante e o mais que famoso Memorial Aristides Sousa Mendes.
Mas, repito, o balanço deveria ser feito por quem está dentro do Turismo. Bem posicionados estão os jornalistas da Guarda.

Catástrofes, Governantes e Jornalistas

Uma esforçada Jornalista estava fazer uma reportagem em directo sobre os incêndios e sobre as visitas a incêndios, quando em fundo se ouve uma voz:
 - Só cá faltava este. Se ao menos ainda trouxesse meios de combate ao fogo. Só estão para atrapalhar.
Com estas afirmações poderemos questionar o que leva Ministros, Secretários de Estado, Chefes de Gabinete, Presidentes de Câmara, a irem para o “teatro das operações” se não são especialistas, se não acrescentam nada na cadeia de comando, se ali não vão decidir nada?
Será apenas pelo apoio moral? Ou será que estão lá as televisões e se os Governantes não comparecerem é certo e sabido que serão fortemente criticados pela ausência?
A resposta não é fácil.
Nota 1 – Agradou-me a resposta de um Presidente de Câmara do Sul: Não tenho conhecimentos técnicos suficientes para responder a essa pergunta.
Nota 2 – É desonestidade os jornalistas perguntarem a curiosos se os meios e a coordenação têm sido suficientes, ante a resposta negativa comentam: como ouvimos os meios não são suficientes e tem faltado coordenação.
Nota 3 – Sabemos que há incêndios porque os meios são insuficientes. Se fossem suficientes a “fogueira” era apagada de imediato.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Vereadores da Oposição na Guarda

Por vezes tenho dificuldade em perceber posições públicas dos Vereadores do PSD, sobretudo do Vereador Quinaz.
Agora é a posição que está a tomar contra a extinção das empresas municipais, não só da Guarda, mas de todo o País.
Mesmo com a ANP, maioritariamente PSD, contra a proposta de lei do Governo, que pretende extinguir quase todas as empresas municipais, o Vereador é contra a ANP em defesa o Governo, não apresentando argumentos verdadeiramente credíveis sobre a sua posição.
Não me parece que seja uma colagem ao Governo, nem ao PSD do Distrito, porque há Presidentes de Câmara do Distrito contra alei, outra razão desconhecida será.
Da Concelhia do PSD ainda não ouvi qualquer tomada de posição. Dos Deputados do PSD não esperamos posição porque vão votar a favor da lei, como na votação destes diplomas não há disciplina de voto, votarão por convicção.
PS: Pode haver uma razão indestrutível, o PSD não tem programa para a cidade e as duas empresas municipais, sobretudo o TMG, são um grande engulho, porque não sabem o que fazer com elas.

Crónicas da campanha – 18

O folhetim “Eleições na Distrital do PS” parece que ainda não chegou ao fim.
Segundo os jornais regionais desta semana, Fonseca Ferreira vai recorrer novamente para o Tribunal Constitucional.
Talvez possa ainda, caso queira, ele e os seus apoiantes, recorrer para o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem ou para o Tribunal Penal Internacional.
Fonseca Ferreira pode ser um bom técnico mas não parece ser um bom político e o que a Guarda precisava era de um bom político.
Os muitos equívocos parecem é de quem não conhece minimamente os regulamentos e os aparelhos partidários, apesar de ter muitos “aparelhistas” como apoiantes.
O folhetim vai continuar: Com ou sem Congresso?

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Festas na Paróquia

Vila Fernando, S. Francisco, 3, 4 e 5 de Agosto
Pêra do Moço, São Sebastião, 20, 21, 22, e 23 Julho

Os cursos de Jardim

Pela sua experiência política e de governação Alberto João Jardim quer equivalências a quatro licenciaturas. Veterinária, Biologia, Informática e Astronomia.
Veterinário, para continuar a tratar das leiteiras do Continente que o sustentam
Biólogo, para se manter vivo na política
Informático, para continuar a apresentar boas contas
Astronomia, para continuar a viver na Lua não descendo à Terra

Lavar as mãos

terça-feira, 17 de julho de 2012

A campanha eleitoral já começou

Júlio Sarmento convidou José Albano para uma aliança política pelo Distrito. Não sei qual vai ser a resposta do José Albano. Se fosse eu e apresentado desta maneira e nesta altura diria “obviamente, não”.
A aliança pelo Distrito não se faz com dois presidentes com pouca influência a nível nacional. Faltam muitas entidades, desde as forças vivas, se é que as há, até, talvez, aos Deputados, se ainda estiverem vivos.
Falta acrescentar que quem deu voz a este anúncio foi a Rádio Altitude.

Empresários, Formação e QREN

1 – Título de Jornal
Um título do jornal Público era “Há muitos licenciados a esconder habilitações para arranjar trabalho”. Em subtítulo “A estratégia passa por ter vários currículos … relatos de quem já se sentiu prejudicado pelo excesso de habilitações”
2 – Dinheiro para formação
O Governo anuncia que vai desviar do QREN mil milhões de Euros para formação para ajudar a economia.

A - Este filme já é conhecido. Desviar dinheiro que deveria ser aplicado em investimentos produtivos é desviado para formação.
B – Os empresários não gostam de ter gente com habilitações literárias acima das necessárias para o desempenho do posto de trabalho. Querem gente dócil, ignorante e que não pense.
C – Os empresários querem este dinheiro apenas para a adaptação do trabalhador ao posto de trabalho e não para adquirir novos conhecimentos. Formação no posto de trabalho deveria ser um encargo exclusivo da entidade empregadora
D – As empresas de formação a metro voltam a esfregar as mãos.
E – O desperdício do dinheiro em formação vai continuar
Nota: Há dias numa conversa com um amigo de um concelho próximo dizia-me ele: Lá no meu concelho “é uma bandidagem”, os empresários não cumprem a palavra, não pagam ordenados e fazem o que querem e ninguém lhes faz nada. Fiquei embasbacado porque não tinha ideia disso.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Abre às duas, abre às nove, abrem mas não atendem

Por estes dias tive que tratar de uns assuntos em serviços públicos e privados. Parecem que há vícios que são comuns na sociedade portuguesa.
Serviço Privado
Cheguei a um serviço privado um pouco antes da abertura das 14h00. A funcionária solícita disse-me: só abre às duas horas. Muito bem, há horários a cumprir. Às duas horas, pontualmente, chegaram mais quatro funcionárias. Tudo bem. Só que … o atendimento ao público foi às 14H10 porque estes dez minutos de tolerância foi para pôr o almoço e as notícias em dia.
Serviço Público
Cheguei às 08H25 e a abertura é às 08H30. Pontualmente às 08H30 acenderam-se as luzes do atendimento. Entram as funcionárias em fila e começam a preparar os dossiers. O primeiro atendimento foi às 08H35, num dos guichés. No guiché onde eu estava, foi o último a abrir, e o primeiro atendimento foi às 08H45.
Todos os funcionários têm a consciência tranquila porque cumpriram os horários religiosamente, infelizmente os “cliente” não pensaram assim e comentaram o atraso foi considerável no atendimento.

Paulo Portas e o Défice do Estado

Paulo Portas afirma que quem deve pagar o défice do estado são os funcionários públicos. Os privados nada têm a ver com o défice.
Com esta afirmação o Paulo trama públicos e privados.
Os funcionários públicos vão pagar mais pois o défice é do Estado e dos Funcionários públicos  e não dos privados.
Quem deverá então sustar o SNS? Quem paga os transportes públicos? Que vai andar a pé em vez de circular de carro por estradas e autoestradas?
Este Senhor Ministro deveria pensar antes de falar.
Ao criticar o Primeiro Ministro já se está a posicionar para a crise próxima

domingo, 15 de julho de 2012

Voltar a sorrir

Com a anunciada subida do IVA em Espanha as populações raianas de Portugal voltam a sorrir. Os tempos áureos já não se repetem, mas é provável que os Espanhóis voltem a Portugal às compras e os Portugueses deixem ir a Espanha.
Não é a riqueza do Interior mas pode ajudar. A Guarda e o Comércio também podem tirar partido disso

Cocó dromo canino

Todos os dias dezenas e dezenas de Guardenses sobem ao centro da cidade com os seus cães. Dirigem-se aos jardins e deixam os seus cães trabalhar durante muitos minutos. Estão a prestar um serviço inestimável à Sociedade e à Câmara.
Os queridos cães são uns verdadeiros jardineiros. Rapam a erva para se desparasitarem.Com o seu cocó adubam as árvores e com o seu xixi regam as plantas. Por vezes as suas patas servem de enxada e cavam a terra.
Contribuem assim para o alindamento dos jardins até porque estas acções afastam as energúmenas criaturas (crianças e adultos) que têm o péssimo hábito de pisar a relva e as flores contribuindo para a degradação dos mesmos.
Agora a sério:
Poderiam as Associações de Defesa dos Animais e a própria Câmara, quando passa as licenças de cão, educar os donos e indicando-lhes lugares na periferia da cidade ou se quiserem no centro, preparar a mata da encosta norte para receberem condignamente estes amorosos animais domésticos, podendo aí dar vazão às suas necessidades fisiológicas?

É preciso ter lata

O Presidente da JSD, que provavelmente tirou uma licenciatura nas universidades de verão e/ou na universidade da militância, vem culpar Mariano Gago, Ex Ministro do Ensino Superior, pela licenciatura de Miguel Relvas.
É preciso ter muita lata.

sábado, 14 de julho de 2012

A Censura e os Ditadores estão próximos?

1 - O Economista
“Acho que a ideia de entregar poder a sério a um bando de juízes é uma loucura” (Wolf um respeitado colonista/jornalista de economia inglês do Financial Times, sobre a inconstitucionalidade do corte dos subsídios e Natal e férias) Revista Sábado, 12 de Julho
2 – O Editorial
D. Januário Torgal Ferreira, Bispo, tomou uma posição pública.
Foi sobre o Evangelho? Sobre o papel da Igreja? Sobre os católicos se inspirarem em Cristo? Sobre o Vaticano ter de alterar procedimentos? Não. Não falou nem tomou posição em nada disto.
Resolveu tomar posição pública e assinar um manifesto contra a privatização da RTP.
Fez bem? Segundo a Direcção da revista Sábado, (12 de Junho) em Editorial, não o devia ter feito. Padre deve ter outras preocupações
3 – O Político
O Vice Presidente da Distrital do PSD do Porto disse que Miguel Relvas deveria demitir-se.
O Presidente da Câmara de Gaia, onde o Vice Presidente Distrital também é Vice presidente de Câmara veio de imediato dizer que não admite coisas destas, a Câmara só tem uma voz, a do Presidente, com eleições à porta será que o Vice se vai calar?

Lourenço Marques - Museu


sexta-feira, 13 de julho de 2012

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Em defesa do SNS

Ontem e hoje centenas de milhares de Portugueses não se deslocaram aos Hospitais e Centros de Saúde para as consultas a que tinham direito.
Fizeram-no para defender o Serviço Nacional de Saúde em risco de desmembramento.
Não fizeram manifestações de rua para televisão ver. Ficaram em suas casas, em silêncio sem protesto.
Por quanto mais tempo não se sabe bem

A escolha do Candidato

Parece que no PSD as hostilidades estão abertas na luta pela indicação do candidato à Câmara da Guarda.
Diz a Rádio Altitude:
“O presidente da comissão política distrital do PSD, Júlio Sarmento, diz ter já enviado para Lisboa uma lista de nomes a partir da qual deverá ser escolhido o candidato do partido à Câmara da Guarda. Além do próprio, as possibilidades são o presidente da concelhia, Manuel Rodrigues, a presidente da Unidade Local de Saúde, Ana Manso, e o deputado e presidente da Junta de Freguesia de São Miguel, João Prata. Caberá à comissão política nacional «definir e convidar o candidato ou a candidata à Câmara da Guarda”. O processo deverá prosseguir «com o auxílio de alguma pesquisa de opinião, o que é natural», adiantou Júlio Sarmento”
Diz o Terras da Beira on-line:
“Contrariamente ao que afirmou na tarde de Segunda-feira o líder distrital do PSD da Guarda, Júlio Sarmento, a escolha dos candidatos às autárquicas deverá ser feita pelas estruturas locais do PSD, mesmo tratando-se de capitais de distrito”.
A um ano de distância parece que vai haver guerra aberta entre Distrital e Concelhia

domingo, 8 de julho de 2012

Sabedoria de pacote de açucar

“Rafael pinta a sabedoria; Handel canta-a; Fídias esculpe-a; Wren constrói-la; Colombo navega; Lutero prega-a; Washington arma-a; Watt mecaniza-a.”
Ralph Waldo Emerson

Lourenço Marques - Arte Pública


sábado, 7 de julho de 2012

Crónicas da campanha – 17

José Albano ganhou as eleições!

A preocupação pela inconstitucionalidade

1 – O CDS
Os altos dirigentes do CDS estão preocupados com o que a Europa vai dizer sobre a inconstitucionalidade dos cortes dos subsídios de Férias e Natal.
O que eles queriam dizer era: O que é que os “troicos”, os banqueiros e investidores vão dizer? Será o que o dinheiro e os juros estão em risco?
Os povos da Europa estão como nós e vão dizer que ainda bem que é inconstitucional.
2 – Os Xico espertos
Alguns espertos (partidos, comentadores) afirmam que o Tribunal Constitucional foi parcial, que julgaram em causa própria. São funcionários públicos que se sentiram prejudicados.
O mesmo podem dizer os funcionários públicos de Passos Coelho e Vítor Gaspar, sendo funcionários privados só cortaram aos públicos para não verem os seus proveitos futuros alterados.

O Banquete da Abelha

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Filhos de Médicos e de Enfermeiros

Tinha a TV ligada quando ouvi de um médico esta coisa espantosa:
“Os filhos dos Médicos e dos Enfermeiros são mais exigentes do que os outros porque têm primeiro uma bicicleta, uma mota, um carro …”
Isto é espantoso. Se é verdade, demonstra que os médicos e enfermeiros ganham muito bem e que os filhos sabendo disso, exigem este mudo e o outro.
Até pode ser chantagem dos filhos sobre os pais.

Nem tempo, Nem dinheiro

O Chefe do Governo pensa que Portugal não precisa nem de mais dinheiro nem de mais tempo
O Chefe do PS pensa que Portugal não precisa de mais dinheiro mas precisa de mais um ano
O Chefe Frasquilho do PSD pensa que Portugal não precisa de mais dinheiro mas precisa de mais dois anos
O Chefe dos Comentadores pensa que Portugal precisa de muito mais dinheiro e de muito mais tempo
O Chefe deste Blogue pensa que Portugal precisa de três vezes mais dinheiro e de mais três anos.
Se me perguntam porquê eu respondo não só porque sim, como todos os pensadores respondem, mas também porque três é um número bíblico que foi o número que Deus fez.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Festival Serra da Estrela

Este ano volta a ser interrompido o “Festival Serra da Estrela”. Por falta de dinheiro.
Começou em Valhelhas, passou para o Sameiro, da Guarda para Manteigas.
Não percebo porque não se juntam as duas Câmaras e fazem o festival em conjunto, ora num lado ora noutro. Mais uma questão de bairrismo bacoco?

Novas Oportunidades

Quando Passos Coelho e Nuno Crato tomaram posse fizeram um ataque “cerrado e serrado” ao Programa Novas Oportunidades.
Agora compreende-se porque se calaram.
Miguel Relvas formou-se à custa disto. E não é caso isolado entre políticos.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Economia no Interior

Álvaro Santos Pereira, Ministro da Economia: Especificamente “para o interior do país”, destacou que “está a ser desenhado o programa Revalorizar, medidas de descriminação positiva e programas de desenvolvimento económico de determinadas regiões”, referiu, sem entrar em detalhes. Acrescentou que as medidas serão implementadas “ouvindo os empresários, as autarquias e as populações” e remeteu-as para daqui “a breve trecho”.
Quando for ouvir as populações não se esqueça de me ouvir que também a mim, eu sou da população

Apertos

domingo, 1 de julho de 2012

Crónicas da campanha – 16

A - O grande imbróglio das eleições
Fontes bem informadas dizem-me que pode não haver eleições no PS, ou se houver podem ser anuladas, isto porque:
1 – Os cadernos eleitorais já não podem ser os mesmos porque passou de semestre e só pode votar quem tiver as cotas em dia no segundo semestre de 2011.
2 – O processo deve recomeçar do princípio com apresentação de novas listas porque pode haver militantes que não são elegíveis por não terem as cotas em dia no segundo semestre de 2011.
B - Os fogos do PS estão bem acesos
1 – Em tempos que já lá vão, o TóZé Seguro veio apagar fogos à Guarda. Pensou mais uma vez que poderia apagar outro fogo, enganou-se e como militante da Guarda deveria vir explicar a confusão que criou.
2 – Esta confusão só veio contribuir para o reforço do Zé Albano na concelhia da Guarda, apesar de não ter ganho a concelhia
3 – Os apoiantes de Albano reuniram-se à volta de Monteirinho e mostram-se unidos
4 – Os apoiantes de Nuno contra Albano voltaram outra vez aos seus grupos de origem e continuam de costas voltadas como sempre estiveram.
5 – Quando, mais do que nunca, era preciso alguma união, o PS fragmenta-se em grupinhos e capelinhas, combatendo-se e mostrando alheamento perante os verdadeiros problemas da Guarda. E vão esperando por um Sebastião que os una. Talvez o Seguro volte de novo.