segunda-feira, 30 de abril de 2012

O Empresário

O Empresário manda dizer:
1 – Ele investe sozinho, os outros três andavam pendurados
2 – Para fazer propostas não são necessários papeis, formulários, propostas, nem burocracias, nem mangas de alpaca
3 – Não está interessado na compra porque já não lhe interessa há outos valores
4 – Anda a investir por outras paragens

Nota do dia

O actual Governo da Nação anunciou que o Governo a ser eleito para o quadriénio 2015/2018 vai repor em cada ano 25% dos subsídios de férias que foram retirados aos funcionários públicos e pensionistas.

Igreja de S. Miguel

domingo, 29 de abril de 2012

As Bogas do Caldeirão

Hoje um pescador, que avisou a GNR, sobre o aparecimento do peixe morto na barragem do Caldeirão contou-me o que pode ter acontecido com as bogas da Barragem do Caldeirão
Para o pescador, aconteceu uma coisa perfeitamente natural. As bogas precisaram de desovar e dirigiram-se para as ribeiras que desaguam na barragem. Como as ribeiras não levavam água suficiente, foram morrendo junto à foz das ditas ribeiras.
Mais me contou o pescador, este processo não aconteceu num só dia, foi ocorrendo ao longo de mais de 15 dias sem haver alertas e por ser natural. Quando a quantidade atingiu um valor importante é que foram surgindo os alertas.
 A convicção com que o pescador me contou esta versão, e de tão lógica, leva-me a acreditar que estava a falar verdade.
Conclusão: Não há chuva, as ribeiras secam e os peixes não os conseguem subir para desovar.
 (A Boga efectua migrações logo no início da Primavera para executar a desova a montante dos cursos de água corrente com pouca profundidade e de fundos de areia e cascalho, onde cada fêmea deposita entre 1.000 e 7.000 ovos. Durante a reprodução os machos apresentam minúsculos tubérculos nupciais por todo o corpo. Entre os ciprinídeos, a Boga é o primeiro a executar o processo de reprodução).

Barbaridades, nova unidade de medida

O presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), José Amado da Silva, reconheceu hoje que aquela entidade tem recebido queixas de que há instaladores de equipamentos da TDT a cobrar "barbaridades" e apelou à cidadania.
Quanto valerá uma “Barbaridade” para a ANACOM? Valerá o mesmo para todos os empresários?

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Hotel Turismo

A Secretária de Estado do Turismo, em visita de aniversário a Belmonte, anunciou que o Governo não tem dinheiro para gastar no Hotel Turismo. Alguém lhe terá aconselhado negociar com os empresários que pagavam bem pelo Hotel? O Estado ganhava dinheiro e os contribuintes também.
Anunciou também o fim da marca “Serra da Estrela” que se vai “agregar”, a palavra da moda mas é minha, não da Secretária, e se vai diluir na Região de Turismo do Centro, em Coimbra. Será que haverá empresários a querer comprar a marca “Serra da Estrela”? Também é um bom negócio.

Gabinetes e Comissões

O Governo e seus nomeados continuam a privilegiar a criação de Gabinetes, Comissões e outros do mesmo tipo. Há mais duas em funcionamentos, uma na ULS da Guarda e outra no Ministério da Justiça
Na ULS foi criada o “Gabinete para acompanhar as obras de ampliação e remodelação do Hospital Sousa Martins”.
Este gabinete é coordenado segundo depreendo da notícia do jornal “A Guarda” é chefiado pelo Professor Adriano Rodrigues.
Do resto do gabinete o jornal não referiu a composição.
Outra Comissão foi constituída pelo Ministério da Justiça. A notícia do jornal “Sol” diz assim: Comissão de notáveis vai ser criada para fazer a revisão Administrativa e Fiscal.
Entre os notáveis estão Rui Machete, Sérvulo Correia e Fernando Quadros.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Confissão de um espião

Ontem resolvi espiar os políticos locais.
O que farão em dia 25 de Abril, feriado Nacional? Pois muita coisa, que não identifiquei.
Percorri as festas populares e nem sinal deles. Espreitei os cafés e restaurantes, nenhum
Fui ao TMG ver o espetáculo do Rodrigo Leão, não os vi
Estive no Café Concerto a comemorar o 7º aniversário do TMG e ajudar a comer o bolo, nem assim compareceram.
O que farão os políticos da Guarda em dia de festa? Quem os vê? Será que têm medo da cultura, ou cultivam-se em privado?
Nota: Os membros do executivo camarário, os da situação, estiveram presentes. Oposição nada. Membros da Assembleia Municipal, contavam-se pelos dedos de uma mão. Candidatos a candidatos e candidatos declarados desapareceram.

Bolsa de Valores: O sobe e desce

Como se sabe as subidas e descidas das bolsas de valores são praticamente inexplicáveis até porque agora é um computador onde instalaram uns algoritmos que decidem em que empresas apostar ou vender. O que sei é que a Bolsa de Valores de Lisboa está hoje em queda devido ao terramoto do 25 de Abril: A Associação 25 de Abril, Mário Soares e Manuel Alegre decidiram não comparecer às comemorações oficiais. As consequências poderão ser devastadoras porque o algoritmo é cego, surdo e mudo e só lhe interessa o que vai ganhar com a decisão

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Constatações políticas nacionais

1 - Reorganização Administrativa em saldos As Freguesias estão em saldos de Primavera, em breve virão os saldos de Verão O Governo começou por anunciar 15% de aumento do orçamento das freguesias anexadas. A nova proposta é para as Assembleia Municipais: Se votarem a reorganização das freguesias podem diminuir em 20% o número de freguesias a reorganizar. Com o Alberto João a dizer não, no Verão os descontos ainda chegam aos 50% 2 - Preço da mão de obra em Portugal Portugal é o Quarto País da “Europa Unida” com o preço da mão d obra mais barata (12,5Euros) encargos patronais e sociais incluídos. O objectivo deste Governo é colocar Portugal como o País com mão de obra mais cara de África. 3 - Aguiar Branco: nunca é tarde para aprender “No passado, não se estava habituado, nomeadamente o PS, que houvesse o controlo de despesas e agora esse controle existe”. Político e Governante em Legislaturas anteriores, á caso para dizer, estamos sempre a aprender.

Os Quatro e o Zé

terça-feira, 24 de abril de 2012

25 de Abril: Foi para isto e para isto!

É cada vez mais frequente ouvir: Não se fez o 25 de Abril para isto. Felizmente foi por isto e foi para isto que se fez o 25 de Abril. Também para aqui estar a escrever livremente. Além de muito e muitas coisas importantes de que nos esquecemos facilmente. Foi por isto tudo que se fez o 25 de Abril e que valeu a pena, apesar de tudo. Só quem não viveu antes do 25 de Abril é que não sabe o que era o antes do 25 de Abri

25 de Abril: Também foi para isto

segunda-feira, 23 de abril de 2012

O verdadeiro Paraquedista

Durante a campanha eleitoral para as eleições legislativas discutiu-se muito quem era o ou os verdadeiro (s) paraquedista (s).
Em comentários que fiz neste blogue sempre afirmei que o verdadeiro paraquedista era o candidato do PSD.
Agora, Manuel Meirinho “resigna r- (se) ” de deputado, confirmou-se a minha posição. Apesar de ter nascido no Distrito da Guarda, ele já não era um homem da Guarda, o enfado, visível, com que andou na campanha, o desconhecimento do Distrito, levou a este desfecho.
João Prata é o Senhor que se segue na lista. O PSD com três naturais e residentes no Distrito têm condições para mostrar trabalho. Até agora eu nunca vi nenhum Deputado na Guarda, Vamos ver agora?
Nota 1 – Manuel Meirinho vai ser o Presidente do Instituto de Ciências Sociais e Políticas, que, julgo saber, é a única entidade Universitária que não vai aderir à “Grande Universidade de Lisboa” com todas as Faculdades.
Nota 2 – O Actual Governo encomendou-lhe um trabalho sobre a reforma política do País, estará pronto?

Museu da Guarda

O Governo já aprovou o decreto lei que passa o Museu da Guarda para a alçada da Direcção Regional do Centro.
De Coimbra não costuma chegar à Guarda grande coisa.

A água do Caldeirão

Fiquei e fico bastante admirado com a posição de alguns comentadores e cronistas sobre as informações dadas sobre a qualidade da água que nos chega a casa.
O Delegado de Saúde do Distrito das Guarda fartou-se de declarar que não havia perigo para a saúde pública. Os Cronistas e Comentadores queriam e querem que tivesse sido o “Município” a falar.
É por falta de credibilidade do Delegado de Saúde ou porque se tivesse falado o “Município” vinham criticar o Delegado de saúde por não ter falado.
Falou quem devia ter falado e esclareceu quem devia esclarecer. A questão é o cão, preso por ter e preso por não ter.

domingo, 22 de abril de 2012

RádioCafé

Mensalmente a RA e o TMG realizam uns debates no Café Concerto cujo tema central é “Que cidade Queremos”.
Já foram realizados mais de meia dúzia, sempre com temas importantes para a Guarda.
Nunca participei (não explico porquê) e os ecos que me vão chegando dos amigos, são favoráveis, os debates têm decorrido com interesse, de vez em quando, com casa cheia.
O que me incomoda e me leva a escrever é que para Comunicação Social Guardense estes debates não existem, não há notícias, não há resumos, não se interessam.
Compreendo que a Comunicação Social “Concorrente” não refira nada nem faça publicidade, mesmo a RA, creio que não está a dar grande relevo ao acontecimento.
Como já referi mais que uma vez ouço a RA durante a manhã e tirando o “célebre” debate sobre a maternidade, em que foi dado muito relevo, pouco tenho ouvido sobre os debates.
Tenho que pensar em ir assistir, para não perder o que se debate na Guarda.

As nomeações para o Tribunal Constitucional

Tenho andado divertido mas com um sorriso amarelo por causa das nomeações para o Tribunal Constitucional.
Tem sido um espectáculo bem à Portuguesa, com todos a dizerem mal de todos e todos a quererem colocar os seus peões.
Cronistas e Comentadores agarram-se aos currículos dos nomeados mas a maior parte deles conseguem ter um currículo mais fraco.
Os Mações querem colocar as suas maçãs quer podres quer sãs.
Os Deputados, gostavam de ter sido eles os nomeados
As Corporações querem é colocar lá os seus “corporados”.
Os Jornalistas trabalham a notícia para vender mais jornais
Os Portugueses, a maior parte, fica ao lado desta disputa porque não são estas nomeações que lhe vão devolver os vencimentos embora podendo.
Outra questão que se coloca é porque razão terão que\ser juízes, juristas e gentes ligadas às leis a pertencer ao Tribunal Constitucional. Este Tribunal deveria ser constituído por gente de reconhecido mérito de todas actividades profissionais, pois só assim seriam julgados os maus escrivães de leis. As leis deveriam ser entendíveis para os leitores de média formação e não para uma pequena minoria de letrados.
E assim vamos rindo, muito amarelos.

sábado, 21 de abril de 2012

Prontos, prontos …

Prontos, prontos acho que já estragaram tudo!

A notícia da notícia

RA, notícias das 12H30.
Ontem a Presidente da ULS da Guarda falou para esta rádio e a seguir passou as declarações da comentadora Ana Manso
A notícia: Eu confirmo que ontem a Presidente da ULS da Guarda e a Comentadora Ana Manso falaram na RA.

Droga e prostituição nos jornais

Os três jornais da Guarda noticiaram esta semana, com algum alarmismo, a droga e a prostituição junto à Escola de S. Miguel e na própria escola.
A notícia é feita a partir de um correio electrónico recebido nas redações e que faz um retrato catastrófico da situação.
Os jornais dizem em primeira página:
Jornal Interior.“Dois alunos da Escola Preparatória e Secundária de S. Miguel, na Guarda, estão identificados e referenciados pela PSP por venderem droga nas imediações do estabelecimento escolar”
Terras da Beira: “Director rejeita acusação de venda de droga na escola”
A Guarda: “Droga e prostituição nas proximidades da Escola de S. Miguel”
Depois de construírem a notícia vão junto das entidades competentes fazer a confirmação. As respostas que recebem não confirmam a catástrofe anunciada, mas mantêm a notícia, lá sabem porquê.
O autor do correio electrónico não foi divulgado.
Na Guarda está em funcionamento e actuante uma Comissão “a CPCJ” que trata da inserção de menores desavindos. Para quem não sabe esta comissão tem como participantes o Ministério Público, um Juiz, a PSP, a GNR, a Segurança Social, entre outros. Esta comissão deveria chamar a depor o autor do correio electrónico para analisar a situação que pelos vistos só é conhecida do autor

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Afinal a Presidente da ULS já fala

O programa “Quarto Poder” da RA, programa de comentário político, que nos ajuda a entender o que se passa, teve hoje uma convidada especial: A Presidente da ULS (Hospital) da Guarda.
Sem invocar “Declaração de Interesses” e perante a complacência e conivência dos comentadores e moderador disse durante muitos minutos o que lhe apeteceu sobre as obras do hospital, atacando, defendendo, explicando, nunca comentando, era a Presidente.
Sobre gestão e recrutamento dos Recursos Humanos, nem uma pergunta, nem uma pergunta.
Foi a promiscuidade total.

Crónicas quase iguais em dias desiguais

A propósito da proibição de fumar dentro de automóveis na presença de crianças, Ricardo Costa escreveu no Jornal Expresso uma crónica a manifestar-se contra, Batista Martins faz o Editorial do jornal Interior também sobre o tema. A não ser a “Rede Expresso” julgo que não há pontos de contacto mas o pensamento atravessou o País e sintonizou-os.
É interessante comparar:
Ricardo Costa, Expresso, 14 de Abril
Resumo com o principal:
Confesso que o meu filho mais novo gostava de cravar pasteis na pastelaria. Deixo o meu filho andar de skate e de patins sem capacete e joelheiras. Deixo os meus filhos subir às árvores e disparar pistola de pressão de ar e confesso os chocolates e os hambúrguer e atravessar a rua fora da passadeira… muito mais coisas que confessa, escreve e termina, “Pronto. Prendam-me já”.
Batista Martins, Jornal Interior, 19 de Abril.
Parte do Editorial, transcrição:
“Mas, de novo a bem da verdade, confesso que já levei a minha filha para a praia ao meio-dia; e que a deixo comer o que ela quiser, das batatas fritas aos hambúrgueres do McDonalds, passando pelas gomas ou pastéis de nata... E confesso que a exponho a doses de colesterol e de chocolates! E que em casa da avó apanha fumo da lareira! E confesso que também já atravessámos a rua sem ser pela passadeira! Vão prender-me?”
A originalidade é evidente.

Edíficio no Largo do Cinema

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Jardim José de Lemos: Que Futuro?

Estão a fazer-se algumas alterações no Jardim José de Lemos. Substituição de sebes utilizando o “bucho”, aumento das zonas relvadas, corte de árvores que morreram ou mataram, colocação de saibro nas zonas pedonais mais degradadas.
O Jardim até está a ficar mais bonito, mas …
Temo que esta intervenção acabe de vez com as pessoas no jardim, porque:
1 – Com o corte de árvores e a má colocação dos bancos deixará de haver sombra nos lugares sentados.
2 – O aumento das zonas relvadas só servirá para os cães terem mais espaço para cagar. Não foi criada uma zona específica para cães, nem vai ser interdita a sua entrada. Como se sabe os cães não têm culpa, os donos sim e cada vez há mais merda no jardim.
3 – Com a má colocação dos bancos, do mobiliário urbano, da sinalética para cães e outros empecilhos a água da chuva e das regas corre por todos os lados porque sé encontra obstáculos, ao faz regos, por vezes torna-se intransitável.
4 – A entrada indiscriminada de viaturas no interior do jardim contribui para o lamaçal quando chove e para a degradação do piso.
5 – O saibro que vão deitando nas zonas pedonais irá mais tarde ser apanhado no meio da rua em dias de chuva.

Edifícios na Rua M. Mendes do Carmo

quarta-feira, 18 de abril de 2012

As eleições para a Distrital do PS

José Albano Marques apresentou-se como candidato às eleições para a Distrital da Guarda do PS. Do que ouvi na Comunicação Social é possível constatar, concluir e lamentar:
1 – O PS de Seguro e de José Albano fecharam completamente as portas do Partido a simpatizantes e à sociedade civil.
2 – O pensamento político de José Albano é só para militantes, por isso não aceita falar na Comunicação Social.
3 – Ele não gosta de paraquedistas e foi por isso que o PS a Guarda perdeu as eleições para a Assembleia da República.
4 – É uma deslealdade que alguém concorra contra ele nestas eleições
5 – O Ferreira que quer concorrer não sabe onde se vem meter e não tem nada a ver com isto
6 – O José Albano não vai ser candidato à Câmara Municipal da Guarda porque não é da Guarda e seria um paraquedista e ele não dos paraquedismos
7 – Neste momento está claro quem vai ser o candidato à Câmara se Joaquim Valente não se candidatar
7 – Lamentar que Joaquim Valente seja mandatário desta candidatura

Amenizar a informação ou enganar desatentos?

Na segunda e terça feira desta semana nos jornais menores da RTP1 informaram que, infelizmente, uma empresa de Castelo Branco iria fechar com o despedimento de cerca de 200 trabalhadores. Isto ouvi eu nos Telejornais de Horário Não Nobre.
Ontem, terça feira, no Jornal nobre da RTP1, o das 20H00, era anunciado com pompa que uma outra empresa de Castelo Branco estava a recrutar muita gente e nunca tinha tido tanta.
Para os atentos, isto foi uma notícia repescada, já com muitas semanas e a cheirar a frete.
Além disso o repórter estava desatento: A Delegada Sindical tentava dizer que esta situação poderia ser por pouco tempo porque o projecto que estava a chegar não deve compensar o negócio que brevemente irá sair.
Desejo que isto não se concretize porque podem estar em causa muitos postos de trabalho e termos que ver o mesmo repórter a lamentar a situação.

terça-feira, 17 de abril de 2012

domingo, 15 de abril de 2012

Prémio Nobel da Física para Portugal?

Corre nos “Correios Electrónicos” a anedota:

Este ano Portugal será um forte candidato ao prémio Nobel da Física!
Depois da descoberta do átomo, do neutrão, do protão e do electrão, acabou de ser descoberto o pelintrão.
Como se caracteriza o pelintrão?
O pelintrão é um português sem massa e sem energia, mas que suporta qualquer carga!

Jogadores de Rapa

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Revisão da Constituição

Sob proposta do Governo, foi hoje dado um passo muito importante para a nova Constituição da República Portuguesa.
A “Nova Constituição” terá apenas um capítulo e um Artigo e diz assim:
Capítulo I: Direitos, Deveres, Liberdades e Garantias
Artigo único: O défice das contas públicas não deve nem pode ultrapassar em cada ano 0,5% (zero vírgula cinco por cento) do Produto Interno Bruto (PIB), custe a quem custar, doa a quem doer.
Esta revisão foi aprovada com os votos do PSD, do CDS e do PS.

Edifício da DRABI

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Missão da PSP

Com tantos inquéritos a correr contra elementos da PSP alguma coisa anda mal.
Se usam o cassetete têm inquérito se não o usam não sabem actuar.
Parece necessário rever a missão da PSP nestas intervenções se não ainda corremos o risco de ver os guardas da PSP a tentar manter a segurança só com a presença da farda e a utilizar os punhos.
Autoridade é preciso.

Grupos, Comissões e Equipas

Segundo as contas do jornal Público, o Governo já criou 48 Grupos, Comissões e Equipas, para os mais diversos estudos.
26 Grupos de Trabalho
14 Comissões
4 Equipas Técnicas
3 Conselhos
1 Equipa de Missão
Os Ministérios pareciam pequenos, agora já são enormes

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Dia da Santa Troica

Hoje é o dia da Santa Troica. O Ministro Álvaro vai propor que passe a feriado Nacional pois neste dia comemora-se o fim do “Estado Social”, o fim do “5 de Outubro e 1º de Dezembro”, o fim das “Empresas Públicas”, o fim dos “14º e 15º meses” e outros fins que ele e o Passos sempre quiseram.
A RTP1, como é habitual nestas datas comemorativas, está a dedicar-lhe o dia
Só nos vai restar os pastéis de nata.

“Pau para toda a colher” e “Colher para todo pau”

O adágio “Pau para toda a colher” é muito directo na sua lógica popular, mas também acontece que já há muitos que também são “Colher para todo pau”.
Escolhe-se a matéria prima para o produto ou é o produto que determina a matéria prima?
Conselheiro, Assessor, Consultor, Comprador, Chauffeur, Amigo para todas as ocasiões.
São o Pau e a Colher. Servem para tudo e têm boa boca.

Hotéis 4 estrelas para galinhas

Entra este ano em vigor a legislação que obriga a instalar as galinhas em hotéis de 4 estrelas. Portugal atrasou-se na construção e só vai poder vender ovos para a indústria, não podendo vender ovos para o consumidor doméstico.
Principais mordomias a que devem obedecer os quartos:
“As novas gaiolas têm que garantir por casa galinha, pelo menos 750 cm2 de superfície, além de um ninho, uma cama, poleiros e dispositivos adequados para desgastar as garras”.
“Não deve haver mais do que nove galinhas por metro quadrado e as manjedouras devem garantir 10 centímetros para cada bicho”.
(In jornal Expresso, Caderno Economia)
Espero que em breve a U.E. se lembre de legislar sobre as condições mínimas para habitações dos habitantes da Comunidade e que coloque à disposição os financiamentos necessários a fundo quase perdido para a construção dessas habitações tipo.
Merecemos tanto como as galinhas

terça-feira, 10 de abril de 2012

Cavaco e os jornalistas mentirosos

Liguei a RTP1 nas notícias da 13H e estava o Presidente Cavaco a dizer aos jornalistas:
“Sobre esse assunto não respondo, os jornalistas faltaram à verdade no que escreveram sobre o assunto”. Ouviram-se algumas vozes e o Presidente voltou à carga: “Sobre esse assunto não respondo, os jornalistas faltaram à verdade no que escreveram sobre o assunto”.
Não sei qual foi o assunto, e nenhum jornalista reagiu quando foram chamados de mentirosos. Isso leva-me a crer que sobre “esse assunto” os jornalistas escreveram mentiras e por isso são mentirosos.

Plátano Mensageiro

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Eu, o Cavaco e o Marcelo

Fiquei admirado com dois estudos sobre Cavaco e Marcelo. Nunca pensei que eu fosse tão parecido com eles.
O Estudo Sobre o Cavaco diz: “Cavaco Silva tem pouca influência mas muito potencial”
O Estudo sobre Marcelo diz: “Marcelo Rebelo de Sousa julga-se melhor do que as pessoas o julgam”
Eu também sou assim, só que não apareço nas televisões.

Edifício junto ao mercado

domingo, 8 de abril de 2012

Regulamento de Estacionamento pago

Foi publicado em DR o novo regulamento de estacionamento de duração limitada e dos parques de estacionamento.
No estacionamento pago ao ar livre é importante saber:

Artigo 8º, alínea 3
“Quando o parcómetro mais próximo do local de estacionamento estiver avariado, o utente tem o dever de adquirir o título de estacionamento noutro parcómetro que esteja colocado na respectiva zona definida em anexo ao presente regulamento”
Anexo:
Zona 1, 2 parcómetros, R. Infante D. Henrique e R. Batalha Melo
Zona 2, 2 parcómetros, R. Coronel Orlindo de Carvalho
Zona 3, 1 parcómetro, Praça do Município
Zona 4, 3 parcómetros, L. João de Deus e R. Marquês de Pombal
Zona 5, 2 parcómetros, R. Marquês de Pombal e R. Alves Roçadas
Zona 6, 2 parcómetros, Largo Frei Pedro
Zona 7, 1 parcómetro, Largo General Humberto Delgado
Zona 8, 2 parcómetros, R. 31 de Janeiro
Zona 9, 1 parcómetro, Largo Amândio Paul
Zona 10, 1 parcómetro, Torreão
Zona 11, Praça Francisco Salgado Zenha
O número de parcómetros por zona pode ser alterado sem necessidade de revisão do regulamento.

Parque Urbano

sábado, 7 de abril de 2012

Via Sacra

Financiamento dos Transportes Públicos

Governo, Administrações de Empresas de Transportes, e Académicos (?) desdobram-se para encontrar novas fontes de receita para equilibrarem as contas do sector de transportes públicos, além das vendas de títulos de transporte e do Orçamento do Estado.
Ideias não faltam: Portagens urbanas, Taxa de parqueamento, Taxa sobre as mais-valias imobiliárias, Imposto sobre os combustíveis.
Os aumentos de mais de 20% em menos de um ano e os cortes na oferta adoptados pelo Governo não resolvem os problemas dos transportes
Na equação de equilíbrio das contas devem ser incluídas as receitas indirectas, provenientes do imobiliário e dos automobilistas.
Como se vê são ideias inovadoras, que como quase todas, vão penalizar, mais uma vez, os contribuintes.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Reformas congeladas

Era meia noite quando o ladrão veio.
Bateu três pancadas à porta do meio.
"Abram-me essa porta, também o postigo,
Emprestem-me um lenço que já venho ferido."

"Venha minha esposa, ponha-se ao meu lado,
Que eu não sou o cego, sou seu namorado."

Cantiga popular Alentejana - Portalegre

Era meia noite chegou o Primeiro, levava o decreto do fim das reformas, entrou pelas traseiras para não ser notado, quem lhe abriu a porta foi o Presidente, já estava á espera com a caneta pronta e foi só assinar e toca a andar, a rotativa da Casa da Moeda estava pronta para publicar e saiu o decreto sem ninguém saber, só o Presidente e o nosso Primeiro. Na clandestinidade foi assinado, na clandestinidade foi publicado, tanta cobardia não explicada.

Amores Perfeitos

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Semana Maior, Semana dos 9 Dias

Esta é a “Semana Santa”, a “Semana Maior”, a “Semana dos 9 Dias”
Tem vários nomes conforme o local.
Na minha terra costumava-se dizer que era a “Semana dos 9 Dias”, porque, era tradição, trabalhar quinta feira de manhã e ser feriado quinta feira de tarde e no dia seguinte, sexta feira, ser feriado durante a manhã e trabalho durante a tarde.
O feriado na sexta feira santa, creio que só aconteceu depois do 25 de Abril.
Em muitas terras, e também na minha, a segunda feira depois da Páscoa era mais importante que a sexta feira.
Eram outros tempos e muitas recordações
As confissões, as desobrigas, os sermões, os retiros, o fogo do inferno, a encomendação das almas só para homens, o enganchar, as amêndoas, os rebuçados, o pão doce, o queijo, o compasso com o povo atrás do Padre.
Na Semana Santa não se podia riscar o chão para desenhar a macaca, não se podia jogar o pião, não se podia correr, não se podia brincar.
Até porque o Padre Fino estava sempre prsente.
O Domingo era um dia grande, nem sei se maior que o Natal.
Hoje lembrei-me de recordar.

Subsídios de férias, de Natal e o Reino do Deus

Dizem os especialistas que os Funcionários Públicos e Pensionistas só poderão voltar a receber os subsídios de férias e de Natal se o Governo conseguir despedir 100 mil Funcionários Públicos.
A razão é simples, a economia portuguesa não sobe o suficiente para pagar os subsídios.
Há sempre soluções para tudo. O Governo tem um “Plano B”.
Já nomeou uma comissão de trabalho que envolve os pensionistas. Se conseguirem despedir 150 mil pensionistas, os ganhos são equivalentes.
A comissão está mandatada para em 60 dias negociar com o “Reino do Deus” a colocação dos 150 mil pensionistas, a custo zero, neste reino. O problema está nas “Cartas de Chamada”. A emigração para este reino está condicionada às vagas existentes. A Comissão está optimista quanto ao sucesso da operação

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Folar: Amêndoas para 2015

O Primeiro Ministro informou o País que “em 2015 vamos dar qualquer coisinha dos subsídio de Férias e Natal”.
Em condições normais é ano de eleições legislativas.

Violência contra jornalistas

“Quando o mar bate no jornalista quem paga as favas é o mexilhão”

Teoria do caos: Antes de mim era o caos

«No princípio… a terra era informe e vazia. As trevas cobriam o abismo… Deus disse: “Faça-se luz”. E a luz foi feita. Deus viu que a luz era boa…»
Manteve-se o caos.
Durou. Durou. E voltou a furar. Durou até eu chegar e comigo acabou-se o caos, veio a ordem e o progresso.

O PS e a Sociedade Civil

terça-feira, 3 de abril de 2012

Imoralidade

O ministro da Defesa, Aguiar-Branco, está a renegociar o contrato dos veículos blindados Pandur, assinado em 2004 pelo seu colega de Governo, Paulo Portas. E para isso, apurou o SOL , conta com um parecer jurídico que pediu a um dos grandes escritórios de advogados, a Sérvulo Correia & Associados, para defender a posição do Estado e evitar pagar penalizações por alterações do contrato original.
A verdade é que já tinha sido este mesmo escritório que havia assessorado Paulo Portas na celebração do contrato das Pandur, em 2004. Na altura, o actual ministro dos Negócios Estrangeiros ocupava a pasta da Defesa e pôs a sua assinatura no polémico contrato de compra de 240 Pandur para o Exército e 20 para a Marinha. Até ao momento, o Exército recebeu cerca de metade das viaturas. Já a Marinha poderá nunca vir a receber as 20 a que tinha direito segundo o contrato de 2004.
(In Jornal SOL, on-line, 2 de Abril)

Largo da Misericórdia

domingo, 1 de abril de 2012

Pensamento no dia das mentiras

Esqueceram-se de vacinar os cães, estes formaram uma matilha e agora andam por aí raivosos, muito cuidado, eles sabem em quem morder.

Secretário da Cultura, acho que

Acho que o Secretário de Estado da Cultura não gosta de Teatro
Acho que o Secretário de Estado da Cultura não gosta de Música
Acho que o Secretário de Estado da Cultura não gosta de Cinema
Acho que o Secretário de Estado da Cultura não da Cultura
Acho que o Secretário de Estado da Cultura só gosta de ler Francisco José Viegas e Lobo Antunes
Acho que o Secretário de Estado da Cultura que por ser contemporâneo não gosta de arte contemporânea
Acho que o Secretário de Estado da Cultura não vai ajudar a cultura em Portugal, não vai ajudar os Teatros Distritais, não vai ajudar as companhias que precisam e quer livrar-se a qualquer preço do Museu Berardo
Acho que o Secretário de Estado da Cultura ainda não sabe o que quer e do que gosta e acho que o Secretário de Estado da Cultura não gosta e não quer porque o Ministro também não.